NBS Fujika Bliss Hybrid

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"NBS Fujika Bliss Hybrid"
na nova versão do site.

bbordie80
Registado: terça fev 15, 2011 11:13 am

Re: NBS Fujika Bliss Hybrid

Mensagem por bbordie80 »

:fixe:

Boa tarde companheiros.

Pois eu como via o hibrido dobrado só com a chumbada pensava que era macia ... pelos vistos não... Já a hellion não dobra com a chumbada e acho dificil de carrega-la toda a lançar e parece que a sinto mais nas costas a puxar pelo lançamento.

Estive a testar sem contrapeso e gostei mais.

Na opinião do companheiro a fujika é pescadora ou lançadora? Para que tipo de pesca acha que é melhor?
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Não acho que seja uma cana muito pescadora. É sim uma cana que dá confiança ao pescador. As tubulares, mais do que as híbridas são canas que praticamente não têm semelhanças com quase nenhuma cana.
As Banax, sempre foram canas robustas, são fortes, hoje em dia continuam a ter muitas pessoas que gostam delas apesar de estarem um pouco paradas no tempo em termos de peso. Mas não é fácil garantir potência e leveza.
Quantas canas lançam 180 gramas à vontade com menos de 500 e tal gramas? Pois...
Não sei até que ponto a tecnologia pode levar o material...

Canas partidas actualmente são aos magotes, e Híbridas então são mais que muitas. Isso é uma evidência, que deriva do facto das canas serem leves, serem na maioria das híbridas de acção de ponta( acção que mais problemas dá, apesar de serem as minhas preferidas), e no facto de as marcas continuarem a apresentar gramagens altas para o que as canas aguentam.
Por isso aconselho cada um a experimentar e ir devagar até perceber o c.w. ideal de cada cana.
Recentemente um amigo partiu uma cana de topo ao 2 lançamento, que lhe tinha dito que com aquelas gramagens estava em risco de a partir.
Isto porque ele tinha uma cana muito pescadora, mas muito leve e macia... Das tais que hoje em dia é partir e partir...

No caso da Fujika o problema é o híbrido que requer sempre habituação, a cana em si, é potente.
bbordie80
Registado: terça fev 15, 2011 11:13 am

Mensagem por bbordie80 »

=D> =D>

Grande explicação companheiro!

Acho que já estou a perceber alguma coisa.

Boas pescarias!
Luciano Santos
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

Mensagem por Luciano Santos »

FILIPEPC Escreveu:
Canas partidas actualmente são aos magotes, e Híbridas então são mais que muitas. Isso é uma evidência, que deriva do facto das canas serem leves, serem na maioria das híbridas de acção de ponta( acção que mais problemas dá, apesar de serem as minhas preferidas), e no facto de as marcas continuarem a apresentar gramagens altas para o que as canas aguentam.
Boas Filipe ;)
Para além de te dar toda a razão na segunda parte deste excerto do teu cometário, quando dizes que as marcas continuam a apresentar gramagens altas para o que as canas aguentam, convém o pessoal começar a entende-las na forma mais correcta essas gramagens "tipo": 100-200gr e 100-225gr, 100-250gr e 100-300gr (menos usual). Como é obvio elas não aguentam isso mas podemos compara-las a umas CX, BX ou AX no que se refere à Shimano ou mesmo a umas 30, 33, ou 35 no que à Daiwa concerne.

Já na primeira parte, convém também verificar onde quebram mais as hibridas (na ponteira). Mas na minha opinião, o principal factor de quebra de muitas hibridas é o tipo de lançamento que é efectuado com elas ... Um lançamento por cima da cabeça com uma chumbada pesada é uma imagem digna de se ver... é um movimento violento com uma aceleração rapidissima de trajecto curto. Imagino o quanto sofre a ponteira e em que angulo o blank começa a carregar para libertar um pouco a carga exercida na ponteira... Já no caso dos lançamentos mais laterais, side e OTG, estes perdoam mais a ponteira tendo mais trajecto e consequentemente menos carga no ponto alto da cana e mais em toda ela. Mais uma vez, a escolha por 4,5m é fundamental para quem lança por cima.
4,25m, lançamento por cima e gramagens altas é uma mistura explosiva paras as canas hibridas.

Mas lá está, a acção das canas é quase como os rótulos das bobines de linha :lol:

Abraço
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Luciano, uma das coisas mais importantes e que nng explica na compra de uma cana, é que tal como dizes as canas híbridas de acção de ponta, são canas "feitas" para os lançamentos OTG. Sabes tão bem quanto eu que 90% ( e estou a ser simpático) dos pescadores não fazem este tipo de lançamento. Se a isto aliarmos o facto de as canas apresentarem gramagens acima do que elas valem, o que é que estão à espera? Cana partida obviamente.
Por isso desde sempre, e ainda eu não tinha os conhecimentos que hoje tenho sempre fiz o mesmo. Começo com 120, vou subindo, e eu tenho uma experiência pessoal que me permite sentir o momento em que já não posso puxar mais. Mas é natural que nem todos tenham, e isso acaba por ser fatal.
Tenho me queixado da falta de canas tradicionais no mercado exactamente por isso. O pescador comum não está preparado para lançar algumas canas, e continuam a existir milhares de pescadores que pescam pesado, e não conheço canas híbridas que lancem por cima da cabeça 180 e 200 gramas.
Estejam a pescar bem ou mal, muitos fazem este tipo de pesca e as canas não estão preparadas.
LCOSTA
Registado: sábado fev 25, 2012 10:16 am

Mensagem por LCOSTA »

amigo felipe, sei que são canas totalmente diferentes, mas só para apimentar mais a "coisa" e que talvez essa pergunta pode ser mta estupida , todavia essa duvida pode ser de outras pessoas tb: a hellion pode ser considerada como híbrida? não há problemas em relação a lançamentos por cima da cabeça com ela? obrigado e boas pescas.: ps: caso mais alguem queira fazer um comentario sobre isso era bem vindo....abraço a tds
Luciano Santos
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

Mensagem por Luciano Santos »

Se são feitas ou não para Otg pois eu não sei, esta é apenas a minha forma de ver o problema.
Da minha experiência e mais do que nós pensamos, as canas hibridas também partem com os chumbos mais leves (mesmo leves, falemos de 60-80gr numa cana de 100-250), e porquê? Porque de tão leve que o chumbo é, não solicita o resto dos elementos do blank (central e cabo) canalizando toda a força aplicada no lançamento no primeiro elemento e consequentemente na parte hibrida, a ponteira. Isto leva a uma curvatura de esforço anormal cedendo a parte mais fraca do elemento solicitado.
O melhor mesmo será não fugir muito do "intervalo de conforto" da cana... Não existe nenhuma cana que faça tudo.
Uma ponteira de carbono maciça quando bem concebida e montada (seja no enxerto ou na colocação de passadores), aguenta muito, mas tem limites inferiores e limites superiores.
Também muitas partem com as algas acumuladas no nó do chicote ou outro descuido e ouvimos sempre dizer que partiu a lançar...

A direção que o mercado tomou foi a dos passadores lowrider e ponteiras hibridas, e isso levou a que se descurasse a pesca "mais pesada" e os materiais adequados à mesma. O acesso à net generalizado e consequente consulta de foruns da modalidade levou à procura por materiais diferentes dos que estávamos habituados a ver nas praias, a não ser em competição, aí já há muito utilizados.

Ab Filipe ;)
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

A meu ver são Luciano, nem que seja pela forma como são fabricadas.
O objectivo mudou, as canas mudaram. Para mais leve mudaram, mas são tantas a partir que um dia destes alguém vai ter que parar e pensar nos porquês...
O que explicas sobre elas partirem com chumbadas leves faz sentido, e isso é outro problema... Vê lá bem o quanto limitado está um pescador que pouco percebe de pesca, mas como tem uns euros vai comprar uma cana híbrida porque é bonita e tal, e porque o amigo tem, ou porque aqui falamos bem dela... E depois pimba. Vejo hoje em dia isso acontecer regularmente.
Bem, lol, mas as coisas são como são.

Sobre a questão da Hellion, claro que não pode ser considerada híbrida, pois não é. Trabalha bem entre 140/150 gramas. É uma cana seca, mas muito Portuguesa, muito ao estilo de uma Costa Oeste. A Fujika Tubular, além de muito mais pesada, é muito mais forte.
Responder