Já ha muito tempo que não posto aqui umas pescarias, até porque não tem havido nada de jeito para os meus lados hehe.
Então vou partilhar convosco uma pescaria às minhas meninas sardas/cavalas... pois adoro este peixe, quer no prato, quer a pesca em si, assim como a luta que algumas dão!
Sexta-feira dia 11 (salvo erro) lá combinei com o Flávio e com um amigo meu o Miguel Carvalho, o combinado era irmos até ao cais novo (paredão da foz do rio Douro) uma horinha só ir vêr se as meninas lá andavam e após essa hora se nada houvesse rumariamos para outro local também para pescar à boia...
Nisto lá chegamos ao paredão, começamos a caminhar paredão fora e só viamos canas canas e mais canas, muita gente mesmo... ao que eu e o Flávio (flaviox) já estamos a ficar desmotivamos pois parecia mesmo que não iriamos arranjar um lugarzinho para fazermos uns lançamentos, anda que anda e a apreciar o povo na pesca de repente vê-mos um patamar livre e logo um dos bons! é mesmo aqui toca a abancar! pousamos a tralha e toca a montar o material, no meu caso foi mais esticar o material pois já tinha tudo montado de uma outra pescaria, preguicites hehehe : P
Começo a lançar com sardinha como isco, e vejo a boia a afundar mas afundava pouco, dava as fisgadas e não ficavam, o Flávio a mesma coisa, e lá diz o Flávio às tantas isto anda infestado de salemas, e eu pensei ou de bogas raios as partam... pois os anzois que estavamos a usar não eram própriamente muito pequenos e as iscadas eram muito generosas (as minhas que eu gosto de alimentar bem estas meninas) algumas hehe, ora toca a colocar iscadas mais pequenas e vamos lá vêr se não será necessario mudar de anzol!
Muitos toques mas não estavam a ficar, até que consigo ferrar um peixe, e eu já pensava deixa lá vêr o que vem ai... ora uma cavala boa, toca a lançar e lá vem outra, e mais outra a seguir, o Flávio saca mais uma ou duas, já estavamos animados, eu pensava hoje tiramos aqui uma duzia delas (nem pedia muito mais) ! ora pouso a cana enrrolo um cigarrinho e ligo ao Miguel Carvalho, "então pá onde é que andas?" "anda embora que estão a sair umas cavalas, já temos 4 ou 5", lanço a boia lá pa dentro e acabo de fumar o cigarrinho, tiramos mais umas tantas, nisto já estavam lá uns senhores a verem-nos pescar e eu nem me tinha apercebido que eles lá estavam e tão perto, de tanta pica que aquilo me estava a dar, inda pra mais as gajas estavam a comer um bocado mal e era estar atento para ao minimo toque tentar fisgar mais alguma.
Lá estivemos a pescar e a conversar com os senhores que lá estavam a observar e a rir que tanto faz bem e esta pesca anima a malta.
Chega o Miguel e lá monta o material dele e siga boia para a agua também, o homem ficou ali uns tempos sem conseguir tirar uma e estava meio desmotivado (pois é um azarado do caraças) e a ver-nos tirar umas seguidas e mais outras e ele nem toque... era de ficar desmotivado claro! mas também tentar vêr se estava alguma coisa errada
A que profundidade estas a pescar? tamanho do estralho? anzol é granda garfo?... estava tudo mais ao menos igual às nossas montagens, lá alteramos uma coisita e boia na agua de novo, pronto começaram os toques, custou a tirar a primeira também mas já tinha vários toques ao menos!
Lá começa a tirar algums também.
nisto olho para trás e já não eram os mesmos senhores que lá estavam, eram outros lol! lá demos mais duas de letra, um olho na boia e outro na conversa uns cons os outros, ligo ao Pedro (madcoto) mas já sabia que à sexta e sabado é complicado para ele, mas lá liguei pelo sim pelo não e disse-lhe "opa já temos prai umas 30 e tal"
estava complicado mas arranjou um tempinho para lá ir com um amigo numa de passeio ter connosco dar duas de letra e aproveitou para fazer uns lançamentos e pescar umas tantas, toca a guardar cavalas nas sacas... sacas muito resitentes
As cavalas muitas andavam no meio kilo e algumas a passar e bem desse peso, pelo menos duas minhas vieram à mão para cima, eram das grandes! sardas/cavalas boas as que sairam, sairam só umas duas ou 3 pequenas, de resto era tudo perto de dois palmos ou dois palmos algumas
Bem... escusado será dizer que já não saimos daquele spot... 4 sacas (sacas enfiadas umas nas outras
Ficamos até às 5h da manhã entretidos, na galhofa, a fazer exercicio aos braços e a dar cabo da coluna hehe sem darmos pelas horas passarem... todos cagad*s de mecher em sardinha, nas cavalas, no sangue etc etc, exaustos mas muito muitoooo animados, foi uma noite mesmo divertida
já em casa todos fizemos a contagem dos peixes... foram 76 cavalas, dando à volta duns 25kg!
pronto RECORDE BATIDO! (o ano passado foram 57 cavalas
Deu peixe para oferecer a toda a gente, familiares, amigos, vizinhos... 76 peixes mas nenhum desperdiçado!!!
E foi assim a nossa pescaria às cavalas sem usarmos engodo e como bónus não saiu nenhuma Boga dasse!
Passado uns dias ainda lá fomos com o Fernando (007kil) e com uns amigos dele, mas já não deram tantas deu umas 7 ou 8 cavalas, mas deu para entreter e conhecer mais boa gente!
E já estou ansioso pela proxima investida às cavalas, quem sabe não apareceram uns carapaus como bónus, eles andam desaparecidos mas nunca se sabe
As fotos foram tiradas em casa...
Abraço pessoal!