Dúvidas no multifilar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvidas no multifilar"
na nova versão do site.

rrui
Registado: sexta abr 20, 2012 2:35 pm

Dúvidas no multifilar

Mensagem por rrui »

Olá pessoal,
Estou a pensar utilizar pela primeira vez o multifilar em pesca embarcada e aqui vão as minhas questões e dúvidas.
O Sufix 832 será uma boa compra ou consegue-se boa qualidade por preços mais baixos?
Qual a medida antes da baixada que convém colocar?
Quantos metros de monofilar para fazer o chicote?
Penso que seja chicote o termo técnico se não for corrijam-me.
Uma dúvida me salta logo que é, se vou colocar multifilar com monofilar vou ter de ligar os dois fios através de nós, e isso não me prejudicará quando estiver a puxar o fio devido o nó bater nos passadores? E não me danificará os passadores? Como é que posso evitar essa situação?
Estas dúvidas prende-se com o facto de nunca ter pescado com multifilar. Mas o que eu li sobre o mesmo é que me tem levado a não compra-lo, mas também já ouvi o contrário de amigos que pescam com este tipo de linha e estou muito tentado em compra desta vez.

Cumps
nmag
Registado: quinta abr 26, 2012 1:54 am

Re: Dúvidas no multifilar

Mensagem por nmag »

Sou um pescador iniciante ainda, mas depois de ter pesquisado, vou experimentar este fim de semana, em pesca embarcada, multifilamento no carreto, com chicote de monofilamento, sendo a baixada e estralhos em fluorcarbon. Para mim vai ser uma experiencia nova também.
Neste momento a minha duvida só se prende com o tamanho do chicote, há quem diga 4m, outros 15m, se calhar vou para um valor intermedio pois ainda não encontrei um consenso :join:

Depois digo-te como se comportou este esquema.

MAs tem pessoal aqui com muita experiencia que concerteza poderão ajudar mais.
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas.
O tamanho do chicote é o dobro do comprimento da cana, mais 4 ou 5 metros (serão estes 4 ou 5 metros que enrolam no carreto)

Eu uso uma cana de 3,30mts com um chicote de 11 mts.
Joao Rodrigues
Utilizador Regular

rrui Escreveu:Olá pessoal,
Estou a pensar utilizar pela primeira vez o multifilar em pesca embarcada e aqui vão as minhas questões e dúvidas.
O Sufix 832 será uma boa compra ou consegue-se boa qualidade por preços mais baixos?
Qual a medida antes da baixada que convém colocar?
Quantos metros de monofilar para fazer o chicote?
Penso que seja chicote o termo técnico se não for corrijam-me.
Uma dúvida me salta logo que é, se vou colocar multifilar com monofilar vou ter de ligar os dois fios através de nós, e isso não me prejudicará quando estiver a puxar o fio devido o nó bater nos passadores? E não me danificará os passadores? Como é que posso evitar essa situação?
Estas dúvidas prende-se com o facto de nunca ter pescado com multifilar. Mas o que eu li sobre o mesmo é que me tem levado a não compra-lo, mas também já ouvi o contrário de amigos que pescam com este tipo de linha e estou muito tentado em compra desta vez.

Cumps
Boas.
Do pouco que sei, vou tentar ajudar....ou baralhar :hahaha: :hahaha:
O Sufix832 é bom! Tambem tens o PowerPro.
Os preços acho que andam todos pelo mesmo valor (entre os €30 e €35 por 250mts)
Eu uso a medida de 0,23.....há quem use o 0,19 e até menos. São opções.
Antes de pores o multi tens de fazer "cama" com um fio mono de preferencia com a mesma medida ou então um pouco superior.
Para calculares......eu ponho a olho, mas se optares por fio da mesma medida é facil fazer as contas (depois diz qual a capacidade do carreto e o diametro do fio que vais por)
Eu uso o chicote com cerca de 11mts em mono 0,31
O nó faço o "Albright" tanto para ligar o fio mono ao multi...assim como o multi ao chicote.
Se os passadores se estragarem por causa de um nó.....troca de cana :hahaha:
(esqueçe lá isso que não estraga)
Uso o multi para embarcada e até à data tenho me dado bem

Espero ter ajudado
João
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Vamos lá a dar umas ideias, o multifilamento é utilizado na pesca embarcada, por ser um fio sem memória, para se ter uma maior e mais rápida sensibilidade no picar do peixe e consequente ferragem.

Existe muito pessoal que não utiliza chicote na pesca em questão, só o multifilamento.

O chicote fio em mono, logo com memória, serve para amortecer os toques do peixe, não ser o mesmo só a ponteira da cana a fazer esse serviço, porque se for uma ponteira rija, os braços vão queixar-se.

Para mim o cumprimento do chicote, tem mais haver com a profundidade que se pesca, porque na pesca aos vários, podemos pescar baixo ou fundo, sei a 15 metros e ir até aos 100 metros ou mais, logo numa das situações o chicote nem será preciso, na outra é conveniente, resumindo eu utilizo chicotes que rondam os 8 a 12 metros, mas há quem fale entre 6 a 8 braças, eu pesco por norma em águas que andam entre os 30 e os 70 metros.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Braga
rrui
Registado: sexta abr 20, 2012 2:35 pm

Mensagem por rrui »

Joao Rodrigues Escreveu:

Se os passadores se estragarem por causa de um nó.....troca de cana :hahaha:
(esqueçe lá isso que não estraga)
Uso o multi para embarcada e até à data tenho me dado bem

Espero ter ajudado
João
:hahaha:
Ok João, assim fico mais descansado.
Capacidade do carreto 450/15 320/20 220/25
Estava a pensar colocar com expessura 0.20, ou á volta disto ainda não tendo uma ideia deste tipo de fio, visto nunca ter experimentado. Há quem diga que quanto menor a expessura mais probabilidades de criar zonas onde fique tipo cabeleira, ou seja mais lixado.

e qual a razão de se acamar o fio?

Obrigado e
Cumps
Rui
Joao Rodrigues
Utilizador Regular

Boas
Partindo do principio que o carreto suporta 220mts de 0,25mm
Tens:

537 - 0,16
475 - 0,17
424 - 0,18
380 - 0,19
343 - 0,20
311 - 0,21
284 - 0,22
259 - 0,23
238 - 0,24

Quanto ao acamar a linha :huuum:
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

o acamar deve ter a ver com a colocação de monofilamento por baixo do multi.
Se for isso só serve para fazer enchimento já que encher tudo com multi fica caro.
Responder