Dúvidas no multifilar
Dúvidas no multifilar
Olá pessoal,
Estou a pensar utilizar pela primeira vez o multifilar em pesca embarcada e aqui vão as minhas questões e dúvidas.
O Sufix 832 será uma boa compra ou consegue-se boa qualidade por preços mais baixos?
Qual a medida antes da baixada que convém colocar?
Quantos metros de monofilar para fazer o chicote?
Penso que seja chicote o termo técnico se não for corrijam-me.
Uma dúvida me salta logo que é, se vou colocar multifilar com monofilar vou ter de ligar os dois fios através de nós, e isso não me prejudicará quando estiver a puxar o fio devido o nó bater nos passadores? E não me danificará os passadores? Como é que posso evitar essa situação?
Estas dúvidas prende-se com o facto de nunca ter pescado com multifilar. Mas o que eu li sobre o mesmo é que me tem levado a não compra-lo, mas também já ouvi o contrário de amigos que pescam com este tipo de linha e estou muito tentado em compra desta vez.
Cumps
Estou a pensar utilizar pela primeira vez o multifilar em pesca embarcada e aqui vão as minhas questões e dúvidas.
O Sufix 832 será uma boa compra ou consegue-se boa qualidade por preços mais baixos?
Uma dúvida me salta logo que é, se vou colocar multifilar com monofilar vou ter de ligar os dois fios através de nós, e isso não me prejudicará quando estiver a puxar o fio devido o nó bater nos passadores? E não me danificará os passadores? Como é que posso evitar essa situação?
Estas dúvidas prende-se com o facto de nunca ter pescado com multifilar. Mas o que eu li sobre o mesmo é que me tem levado a não compra-lo, mas também já ouvi o contrário de amigos que pescam com este tipo de linha e estou muito tentado em compra desta vez.
Cumps
Re: Dúvidas no multifilar
Sou um pescador iniciante ainda, mas depois de ter pesquisado, vou experimentar este fim de semana, em pesca embarcada, multifilamento no carreto, com chicote de monofilamento, sendo a baixada e estralhos em fluorcarbon. Para mim vai ser uma experiencia nova também.
Neste momento a minha duvida só se prende com o tamanho do chicote, há quem diga 4m, outros 15m, se calhar vou para um valor intermedio pois ainda não encontrei um consenso
Depois digo-te como se comportou este esquema.
MAs tem pessoal aqui com muita experiencia que concerteza poderão ajudar mais.
Neste momento a minha duvida só se prende com o tamanho do chicote, há quem diga 4m, outros 15m, se calhar vou para um valor intermedio pois ainda não encontrei um consenso

Depois digo-te como se comportou este esquema.
MAs tem pessoal aqui com muita experiencia que concerteza poderão ajudar mais.
- Joao Rodrigues
- Utilizador Regular
- Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm
Boas.
O tamanho do chicote é o dobro do comprimento da cana, mais 4 ou 5 metros (serão estes 4 ou 5 metros que enrolam no carreto)
Eu uso uma cana de 3,30mts com um chicote de 11 mts.
O tamanho do chicote é o dobro do comprimento da cana, mais 4 ou 5 metros (serão estes 4 ou 5 metros que enrolam no carreto)
Eu uso uma cana de 3,30mts com um chicote de 11 mts.
- Joao Rodrigues
- Utilizador Regular
Boas.rrui Escreveu:Olá pessoal,
Cumps
Do pouco que sei, vou tentar ajudar....ou baralhar

O Sufix832 é bom! Tambem tens o PowerPro.
Os preços acho que andam todos pelo mesmo valor (entre os €30 e €35 por 250mts)
Eu uso a medida de 0,23.....há quem use o 0,19 e até menos. São opções.
Antes de pores o multi tens de fazer "cama" com um fio mono de preferencia com a mesma medida ou então um pouco superior.
Para calculares......eu ponho a olho, mas se optares por fio da mesma medida é facil fazer as contas (depois diz qual a capacidade do carreto e o diametro do fio que vais por)
Eu uso o chicote com cerca de 11mts em mono 0,31
O nó faço o "Albright" tanto para ligar o fio mono ao multi...assim como o multi ao chicote.
Se os passadores se estragarem por causa de um nó.....troca de cana

(esqueçe lá isso que não estraga)
Uso o multi para embarcada e até à data tenho me dado bem
Espero ter ajudado
João
Boas pescarias.
Vamos lá a dar umas ideias, o multifilamento é utilizado na pesca embarcada, por ser um fio sem memória, para se ter uma maior e mais rápida sensibilidade no picar do peixe e consequente ferragem.
Existe muito pessoal que não utiliza chicote na pesca em questão, só o multifilamento.
O chicote fio em mono, logo com memória, serve para amortecer os toques do peixe, não ser o mesmo só a ponteira da cana a fazer esse serviço, porque se for uma ponteira rija, os braços vão queixar-se.
Para mim o cumprimento do chicote, tem mais haver com a profundidade que se pesca, porque na pesca aos vários, podemos pescar baixo ou fundo, sei a 15 metros e ir até aos 100 metros ou mais, logo numa das situações o chicote nem será preciso, na outra é conveniente, resumindo eu utilizo chicotes que rondam os 8 a 12 metros, mas há quem fale entre 6 a 8 braças, eu pesco por norma em águas que andam entre os 30 e os 70 metros.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Braga
Vamos lá a dar umas ideias, o multifilamento é utilizado na pesca embarcada, por ser um fio sem memória, para se ter uma maior e mais rápida sensibilidade no picar do peixe e consequente ferragem.
Existe muito pessoal que não utiliza chicote na pesca em questão, só o multifilamento.
O chicote fio em mono, logo com memória, serve para amortecer os toques do peixe, não ser o mesmo só a ponteira da cana a fazer esse serviço, porque se for uma ponteira rija, os braços vão queixar-se.
Para mim o cumprimento do chicote, tem mais haver com a profundidade que se pesca, porque na pesca aos vários, podemos pescar baixo ou fundo, sei a 15 metros e ir até aos 100 metros ou mais, logo numa das situações o chicote nem será preciso, na outra é conveniente, resumindo eu utilizo chicotes que rondam os 8 a 12 metros, mas há quem fale entre 6 a 8 braças, eu pesco por norma em águas que andam entre os 30 e os 70 metros.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Braga
Joao Rodrigues Escreveu:
Se os passadores se estragarem por causa de um nó.....troca de cana![]()
(esqueçe lá isso que não estraga)
Uso o multi para embarcada e até à data tenho me dado bem
Espero ter ajudado
João

Ok João, assim fico mais descansado.
Capacidade do carreto 450/15 320/20 220/25
Estava a pensar colocar com expessura 0.20, ou á volta disto ainda não tendo uma ideia deste tipo de fio, visto nunca ter experimentado. Há quem diga que quanto menor a expessura mais probabilidades de criar zonas onde fique tipo cabeleira, ou seja mais lixado.
e qual a razão de se acamar o fio?
Obrigado e
Cumps
Rui
- Joao Rodrigues
- Utilizador Regular
Boas
Partindo do principio que o carreto suporta 220mts de 0,25mm
Tens:
537 - 0,16
475 - 0,17
424 - 0,18
380 - 0,19
343 - 0,20
311 - 0,21
284 - 0,22
259 - 0,23
238 - 0,24
Quanto ao acamar a linha
Partindo do principio que o carreto suporta 220mts de 0,25mm
Tens:
537 - 0,16
475 - 0,17
424 - 0,18
380 - 0,19
343 - 0,20
311 - 0,21
284 - 0,22
259 - 0,23
238 - 0,24
Quanto ao acamar a linha

- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
o acamar deve ter a ver com a colocação de monofilamento por baixo do multi.
Se for isso só serve para fazer enchimento já que encher tudo com multi fica caro.
Se for isso só serve para fazer enchimento já que encher tudo com multi fica caro.