Safar a grade ou Polvos para o dia da mãe

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Safar a grade ou Polvos para o dia da mãe"
na nova versão do site.

Jellyfixe
Registado: terça out 18, 2011 9:17 am

Safar a grade ou Polvos para o dia da mãe

Mensagem por Jellyfixe »

Praia: Lavra
Cana: Iridum Surf Dreamer 420
Carreto: Decathlon
Linha carreto: Tubertinni 0.4
Estralhos: Fluocarbono Astral Decathlon 0.3
Anzois: Asari 2/0
Isco: Coreano, Casulo e Sardinha

Na tentativa de safar as grandes incessantes com que 2012 nos tem presenteado marcamos uma pesquita para sábado a noite.
Contratempos à parte (camarada que não tinha jantado com respetiva passagem pelo Mc Dollars, carro sem bateria, etc.) e café tomado, chegamos a praia eram umas 4am. Quatro companheiros quatro canas na água e nem um toque até que ao fundo ai a uns 100m de nós reparei num vulto atarefado para a frente e para trás... Ainda iniciei a caminhada em direção a ele mas aos primeiros passos pensei em como me sentiria ao ser abordado numa praia deserta aquela hora e voltei para junto da minha cana. :huuum: Após uns 30 min. já o vulto vinha com as trouxas arrumadas em minha direção perdi a vergonha e fui ao seu encontro... Abordagem do costume "Bom dia! Pica? Não?..." Ao que este me responde todo sorridente com um levantar de braço... "Bom dia..." Tinha na mão um saco de rede com um robalo de 3 a 3.5Kg. Nunca tinha visto uma captura tão grande. O Bixo não era um monstro de comprimento mas era muito compacto e grosso... Muito negro! Ainda salivo ao pensar naqueles lombos a saírem de dentro do sal partido... E lá foi o homem à sua vida.
Moralizados por tão bela visão decidimos começar a bater a praia em direção ao sitio onde tinha saido o robalo. Má ideia a maré já tinha começado a bazar e começaram a aparecer rochas atrás de rochas, foi um perder de material sem fim. Não conhecíamos o pesqueiro... :oops: :moca:
No meio de tanto desperdício de material um dos companheiros de jornada ainda tirou um aranha que gerou a risada da praxe e motivou uma pequena discussão sobre se morria já ali ou ainda atacava mais alguém este verão e eu tirei mais um freak a.k.a. desconhecido; era cilíndrico, castanho muito escuro e da grossura de uma enguia jovem (dedo e meio de diâmetro +/-) mas só tinha uns 10cm e na cauda não afunilava como a enguia era um cilindro uniforme de uma ponta à outra... ??? :huuum: ???
Aí por volta das 7am "One Down!" Primeira desistência...
Ainda continuamos mais 45m 1h até que as rochas já eram demasiado evidentes e resolvemos arrumar o material. Enquanto empacotava a grade a olhar para as rochas que me tinham :grrr: F#d}d@ :grrr: a pesca tive uma ideia... POLVOS!!!
2 de nós fomos ao carro deixar as canas enquanto um ultimo resistente (o dos aranhas :hahaha: ) resolveu ficar a pescar numa zona mais a direita onde não se avistavam rochas. Era um corredor ai com uns 50m de largura só com areia ladeado por pedra. Não levou nem mais um toque...
Nos rumamos ás rochas. Nunca tinha caçado/pescado polvo mas na 1ª cova onde pus a sardinha toca a sentir o pau a rodar... Demasiado fácil veio colado ao pau nem prendeu no anzol (anzol de congro) mas demasiado pequeno. Devolve e volta a bater as rochas à procura dos bixos. Mais uns quantos buracos e ai está o 2º!!! Foi mais difícil era muito desconfiado e como não cravou à primeira pois a arma era muito rudimentar nunca mais pegou na sardinha como devia de ser... Tentei e tentei para a esquerda e direita do buraco mas sem sucesso até que deixei de o sentir... Entretanto chegou um Sr de idade já avançada mas todo artilhado, metemos conversa bla bla para aqui, o robalo de 3.5kg para ali e disse-lhe que já tinha devolvido um polvo e perdido outro e os buracos onde o tinha feito. O homem foi para um lado nós para outro e ao fim de algumas tentativas e mais 2 devolvidos por serem pequenos ai está o primeiro acima de quilo. Tive que arregaçar as mangas e meter o braço na água e puxa-lo por um tentáculo que estava agarrado ao pau pois como já voz disse foi a minha 1ª vez e a ferramenta foi feita ali na hora com o que havia... Continuamos a procurar nos buracos até que nos cruzamos novamente com o homem a escarafunchar no buraco onde eu tinha perdido o meu polvo. Já fugiu diz ele. Foi a volta da rocha e disse "Esta a ver o buraco é este. Se nem deste lado nem do outro já foi a vida dele." O pior foi que quando olhei para o pau com que ele os apanhava... :122: Já tinha uns 12 polvos quase todos muito pequenos. Até inferiores aos que eu devolvi... :122: E um saco com 3 navalheiras bem jeitosas. Estive eu a devolver os polvos para eles engordarem e alguém os foi lá buscar... Que dilema! Até ao momento em que escrevo este relato ainda não sei como me sentir...
Passados uns 15 min meia hora vimos o tal bastardo dos mini polvos a ir embora. A maré já tinha começado a subir... Decidimos ir também pois a grade estava safa e ainda tínhamos um bom bocado para andar até ao outro companheiro de pesca. Tinha deixado uma saca com 2 ou 3 sardinhas e o balde vazio junto ao buraco onde perdi o polvo e ao passar por lá para ir buscar as coisas resolvi fazer mais uma tentativa pois estava com ele atravessado e JACKPOT!!! Ali estava ele novamente... Tentei uns bons 10 min até que deixei de o sentir... Desmoralizado e cabisbaixo a olhar para a poça vejo o que parece ser um tentáculo... Não pode! Mas mão na agua outra vez e o cabrão aparece debaixo das algas todo tranquilo como quem passei domingo à tarde na beira mar... Já era um polvito... Quileiro na certa. Veio pelo pescoço e à la pata!!! :dedos2:
Estava feito o dia de pesca!!! Gandas borras... Hehehe
Foi pegar no 3º resistente e siga para casa dar a prenda à mãe (do meu filho :hahaha: :hahaha: )!

Aí estão os dois bixitos. Na balança acusaram 2.300g. Não é muito mas já está prometido, na próxima maré vamos lá buscar os familiares mais velhos para uma jantarada de polvo cá em casa.

Imagem

Boas pescarias!
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Safar a grade ou Polvos para o dia da mãe

Mensagem por ffgsoares »

Lindos !!! Bela salada que eles dão companheiro, bom relato, muita peripécia, assim é que é aventura.

Isso quer é insistência, o peixe virá outro dia :join:

Boas pescarias :fixe:
Jellyfixe
Registado: terça out 18, 2011 9:17 am

Mensagem por Jellyfixe »

Obrigado!
Muitas peripécias mesmo... Sempre que nos juntamos (e ainda faltaram 2) é rir pela certa.
Desde tirar solhas com estralho para as cavalas a cavalas ao fundo quando recolhem a linha acontece de tudo... E não esquecer o rei dos aranhas que sempre que la vai é tiro e queda... (Eu acho que tem explicação, cana muito pequena... Vamos esperar ele comprar uma nova que está para breve e veremos.)

Imagem

Peixe este ano é que está difícil. Ora safios que vão diretos para os meus avós que os adoram e bem merecem :wink: ora um ou outro bodião que vem dizer olá e fazer um piercing e vão de novo a vida deles.

Imagem

Para mim peixe que não vai para o meu prato conta como grade...

Desculpem o tamanho da foto, alguns erros e o abuso do termo buracos no post anterior...

Cumpts
kidzip
Registado: terça mai 08, 2012 12:41 am

Mensagem por kidzip »

Boas noites esta solha fui eu que a tirei, muita corrente extralho para cavalas e afins solha....lolol
maior que a minha mao 2 vezes!
sitio certo a hora certa!
:lingua: :hahaha:
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Boas malta,
Bom relato e uns exemplares que nunca pesquei e são tão tão bons... ai ai =P~
Um dia hei-de experimentar a minha sorte a esses gajos de 8 braços! :join:
e já agora bela engenhoca para os caçar foi mesmo à "survival" :join:
JellyFixe conheces o kidzip? eram vocês que estavam no paredão que até pescaram uma faneca já boa por sinal?
Kidzip toca lá a apresentares-te ao pessoal e desde já bem-vindo a bordo :fixe:
Abraço pessoal e continuação de boas pescarias e momentos bem passados :fixe:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
Amigo, obrigado pelo relato.
Um polvinho é bem bom e valeu pelo convivio.

Ainda existe "gente" que apanha tudo e mais alguma coisa sem respeitar os tamanhos (neste caso o peso).

Mas tem atenção numa coisa.....acho (não tenho bem a certeza) que não podes pescar polvos com um anzol na ponta.

A pesca aos polvos é feita com um pau e na ponta do pau tens uma rede com sardinha esmagada lá dentro.
Quando o polvo ataca a sardinha com um camaroeiro sacas o polvo.

Com um anzol na ponta é proibido.

(já agora, estou certo ou errado?)
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Mensagem por Rider »

Excelente relato, obrigado pela partilha.
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Muito bom, ri-me á brava parabéns.

Só meteste a "pata" na poça com as fotos, vêm todas cortadas eheheh :hahaha:
Responder