Eu quando falo pescar na pedra, não é bem pescar na pedra ao nível do mar, numa zona com fundo rochoso, apesar das possíveis prisões provocarem desgaste, no caso do veio se tivermos cuidado "até é ela por ela" já que o material até tem alguma qualidade, o mesmo se passa com o corpo do carreto que é relativamente robusto.robalomaster Escreveu:Paulo concordo com o que dizes , só tenho uma visão um pouco diferente quando falas em esforço do eixo nos ultegras na rocha por a bobine subir demasiado, estás a falar de poder empenar o eixo??
É que já vi essa opinião ser partilhada por outras pessoas mas nunca concordei em absoluto com ela pois na minha óptica a maior percentagem do esforço é sempre feito na vertical.
Eu neste argumento do veio ou eixo como lhe quisermos chamar, falo um bocado por mim e pela pesca que faço na pedra. Refiro-me mais na pesca na pedra (ou até sem pedra, podem ser fundos de areia) em zonas altas, de falésias, onde tens de içar o peixe à "força bruta" e aí eu não meto ou se quiseres arrisco meter os meus ultegras, tenho outros carretos onde a tal elevação é mais curta, são mais baratos e podem andar à pancada na pedra que não fazem mossa.