Dúvida nas Montagens (Surfcasting)
Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)
muito parecida com a minha mas não utilizo chicote conico utilizo 0,45
Boas
Pessoal grande Post é só aprender e tirar ideias comparar
Obrigado a todos por partilharem
Boas pescarias
Pessoal grande Post é só aprender e tirar ideias comparar
Obrigado a todos por partilharem
Boas pescarias
Boas Pessoal, gostaria só de dizer que as montagens que existem na net com esquemas servem como guias. Cada um deve pensar por si. Ora, temos que analisar aonde estamos a pescar, que tipo de fundo, correntes, etc... Nós estamos a executar uma montagem para tentar apanhar um peixe. Quel é a melhor forma de chamarmos à atenção do peixe e perder o mínimo possível. Ora raciocínio a funcionar. Sabemos que a linha quanto mais fina, menos resistente...vejam qual a parte do estropo que interessa que parta. Qual o tamanho de peixe que estamos a tentar pescar, escolham um anzol de acordo...inventem... Não esquecer que a chumbeira mais pesada não siginifica que não vai correr no fundo do mar e que quanto mais pesado, mais difícil de puxar e mais díficil de sentir toques.... por vezes na Barra em Aveiro, pesco ao fundo com chumbeiras de 60gr para sentir os toques e ser mais fácil puxar no caso que prenda.
Na pesca não existem regras.... estamos a montar uma armadilha para apanhar um peixe... puxem pela cabeça ... não há limites nem regras e o que funcionou hoje num sitio, amanhã pode não funcionar no mesmo sitio por motivo de alterações de correntes, é necessário adaptar...
Na pesca não existem regras.... estamos a montar uma armadilha para apanhar um peixe... puxem pela cabeça ... não há limites nem regras e o que funcionou hoje num sitio, amanhã pode não funcionar no mesmo sitio por motivo de alterações de correntes, é necessário adaptar...
Boas!
Grandes dicas sim senhor!
Hoje fiz a minha primeira tarde de surfcasting, completamente desabituado do equipamento, das montagens e de tudo o resto..
Acabei por fazer a montagem mais simples possível (a minha nº 2): destorcedor triplo a fazer de elo entre fio do carreto, estralho e fio da chumbada.
Correu bem. Fiz bastantes lançamentos e não perdi nada (era o principal objectivo).
Acabei por apanhar um robalote (com medida) e uma dourada pequena mas bem gorda
Ainda ferrei outro robalote, o mais pequeno que vi até hoje (lol). O sacana devia 'tar cheio de fome, engoliu o anzol quase até aos pés. Com muita falta de jeito mas cheio de boa vontade lá lhe consegui tirar o anzol.. espero q tenha sobrevivido. Pelo menos saiu a nadar
O mais importante é que a tarde passou num ápice e me diverti bastante, mesmo com o nevoeiro serrado q estava por estas bandas.
Daqui para a frente é ir seguindo as vossas dicas para fazer umas montagens mais xpto e pode ser que continue a dar frutos.
Boas pescas!
Grandes dicas sim senhor!
Hoje fiz a minha primeira tarde de surfcasting, completamente desabituado do equipamento, das montagens e de tudo o resto..
Acabei por fazer a montagem mais simples possível (a minha nº 2): destorcedor triplo a fazer de elo entre fio do carreto, estralho e fio da chumbada.
Correu bem. Fiz bastantes lançamentos e não perdi nada (era o principal objectivo).
Acabei por apanhar um robalote (com medida) e uma dourada pequena mas bem gorda
Ainda ferrei outro robalote, o mais pequeno que vi até hoje (lol). O sacana devia 'tar cheio de fome, engoliu o anzol quase até aos pés. Com muita falta de jeito mas cheio de boa vontade lá lhe consegui tirar o anzol.. espero q tenha sobrevivido. Pelo menos saiu a nadar
O mais importante é que a tarde passou num ápice e me diverti bastante, mesmo com o nevoeiro serrado q estava por estas bandas.
Daqui para a frente é ir seguindo as vossas dicas para fazer umas montagens mais xpto e pode ser que continue a dar frutos.
Boas pescas!
A pesca não é só peixe. É aprender, ensinar, testar, inventar, divertir, conviver, conhecer, apreciar, ... enfim muita coisa.O mais importante é que a tarde passou num ápice e me diverti bastante,...
Continua....
Obrigadotiagopacheco Escreveu:IssoZurc Escreveu:Boas Tiago.
Tira-me só uma duvida na tua montagem, sff.
A tua madre é o próprio chicote, certo?
Boas pessoal!
Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas gostava que me esclarecessem umas dúvidas
Tenho pescado da seguinte e básica forma:
(é a bem dizer a imagem nº 2 que coloquei no início do tópico)
Fio do carreto -> destorcedor triplo -> cerca 1,5m~2m de fio mais forte -> destorcedor com clip para chumbada -> chumbada -> estralho na 3ª argola do destorcedor triplo, com cerca de 1m~1,5m de comprimento.
Ora... tem safado. Mas o estralho fica quase sempre emaranhado no destorcedor triplo
Para tentar resolver isto arranjei uns crossbeads que ainda não experimentei, mas tenho dúvidas quanto à sua montagem.
1) Como é que lhe prendo o estralho? É com um nó de 8?
2) Que nó devo dar para que não ande a nadar na montagem? Nó de 8 na mesma?
3) Será que é melhor comprar stoppers para esse fim?
E já agora só mais uma pergunta:
Com a cana na vertical, o que é que deve ficar mais ao nível do chão? A chumbada ou o anzol?
Eu tenho feito com a chumbada mais em baixo, mas costumo ver pessoal a pescar ao contrário do que estou a fazer (o isco é que fica mais em baixo)
Desculpem lá estar sempre a melgar com perguntas tão básicas, mas como têm sido tão prestáveis...
Cumps e boas pescas!
Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas gostava que me esclarecessem umas dúvidas
Tenho pescado da seguinte e básica forma:
(é a bem dizer a imagem nº 2 que coloquei no início do tópico)
Fio do carreto -> destorcedor triplo -> cerca 1,5m~2m de fio mais forte -> destorcedor com clip para chumbada -> chumbada -> estralho na 3ª argola do destorcedor triplo, com cerca de 1m~1,5m de comprimento.
Ora... tem safado. Mas o estralho fica quase sempre emaranhado no destorcedor triplo
Para tentar resolver isto arranjei uns crossbeads que ainda não experimentei, mas tenho dúvidas quanto à sua montagem.
1) Como é que lhe prendo o estralho? É com um nó de 8?
2) Que nó devo dar para que não ande a nadar na montagem? Nó de 8 na mesma?
3) Será que é melhor comprar stoppers para esse fim?
E já agora só mais uma pergunta:
Com a cana na vertical, o que é que deve ficar mais ao nível do chão? A chumbada ou o anzol?
Eu tenho feito com a chumbada mais em baixo, mas costumo ver pessoal a pescar ao contrário do que estou a fazer (o isco é que fica mais em baixo)
Desculpem lá estar sempre a melgar com perguntas tão básicas, mas como têm sido tão prestáveis...
Cumps e boas pescas!
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Os crossbeads podem não resolver o problema dos emaranhados. A mim o que resolveu foi a qualidade das linhas, embora aconteça de vez em quando é impossivel a resolução definitiva, por vezes também se deve encurtar o tamanho dos estralhos.
Quanto às chumbadas e anzóis, no meu caso o anzol de baixo, se forem 2, está mais baixo que a chumbada digamos assim.
Mas há milhentos esquemas por aí disso.
Quanto às chumbadas e anzóis, no meu caso o anzol de baixo, se forem 2, está mais baixo que a chumbada digamos assim.
Mas há milhentos esquemas por aí disso.