Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida nas Montagens (Surfcasting)"
na nova versão do site.

N Moreira
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por N Moreira »

muito parecida com a minha mas não utilizo chicote conico utilizo 0,45
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Pessoal grande Post é só aprender e tirar ideias comparar :fixe:
Obrigado a todos por partilharem :fixe:
Boas pescarias :fixe:
pcamposm
Registado: quarta ago 31, 2011 10:50 pm

Mensagem por pcamposm »

Boas Pessoal, gostaria só de dizer que as montagens que existem na net com esquemas servem como guias. Cada um deve pensar por si. Ora, temos que analisar aonde estamos a pescar, que tipo de fundo, correntes, etc... Nós estamos a executar uma montagem para tentar apanhar um peixe. Quel é a melhor forma de chamarmos à atenção do peixe e perder o mínimo possível. Ora raciocínio a funcionar. Sabemos que a linha quanto mais fina, menos resistente...vejam qual a parte do estropo que interessa que parta. Qual o tamanho de peixe que estamos a tentar pescar, escolham um anzol de acordo...inventem... Não esquecer que a chumbeira mais pesada não siginifica que não vai correr no fundo do mar e que quanto mais pesado, mais difícil de puxar e mais díficil de sentir toques.... por vezes na Barra em Aveiro, pesco ao fundo com chumbeiras de 60gr para sentir os toques e ser mais fácil puxar no caso que prenda.
Na pesca não existem regras.... estamos a montar uma armadilha para apanhar um peixe... puxem pela cabeça ... não há limites nem regras e o que funcionou hoje num sitio, amanhã pode não funcionar no mesmo sitio por motivo de alterações de correntes, é necessário adaptar...
ruiformi
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Mensagem por ruiformi »

Boas!

Grandes dicas sim senhor! :D
Hoje fiz a minha primeira tarde de surfcasting, completamente desabituado do equipamento, das montagens e de tudo o resto..
Acabei por fazer a montagem mais simples possível (a minha nº 2): destorcedor triplo a fazer de elo entre fio do carreto, estralho e fio da chumbada.
Correu bem. Fiz bastantes lançamentos e não perdi nada (era o principal objectivo).

Acabei por apanhar um robalote (com medida) e uma dourada pequena mas bem gorda :fixe:
Ainda ferrei outro robalote, o mais pequeno que vi até hoje (lol). O sacana devia 'tar cheio de fome, engoliu o anzol quase até aos pés. Com muita falta de jeito mas cheio de boa vontade lá lhe consegui tirar o anzol.. espero q tenha sobrevivido. Pelo menos saiu a nadar :)

O mais importante é que a tarde passou num ápice e me diverti bastante, mesmo com o nevoeiro serrado q estava por estas bandas.

Daqui para a frente é ir seguindo as vossas dicas para fazer umas montagens mais xpto e pode ser que continue a dar frutos.

Boas pescas!
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Mensagem por Rider »

O mais importante é que a tarde passou num ápice e me diverti bastante,...
A pesca não é só peixe. É aprender, ensinar, testar, inventar, divertir, conviver, conhecer, apreciar, ... enfim muita coisa.
Continua....
Zurc
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Mensagem por Zurc »

tiagopacheco Escreveu:
Zurc Escreveu:Boas Tiago.

Tira-me só uma duvida na tua montagem, sff.
A tua madre é o próprio chicote, certo?
Isso :)
Obrigado :fixe:
ruiformi
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Mensagem por ruiformi »

Boas pessoal!

Desculpem lá estar a desenterrar este tópico, mas gostava que me esclarecessem umas dúvidas :help:

Tenho pescado da seguinte e básica forma:
(é a bem dizer a imagem nº 2 que coloquei no início do tópico)

Fio do carreto -> destorcedor triplo -> cerca 1,5m~2m de fio mais forte -> destorcedor com clip para chumbada -> chumbada -> estralho na 3ª argola do destorcedor triplo, com cerca de 1m~1,5m de comprimento.
Ora... tem safado. Mas o estralho fica quase sempre emaranhado no destorcedor triplo :122:

Para tentar resolver isto arranjei uns crossbeads que ainda não experimentei, mas tenho dúvidas quanto à sua montagem.
1) Como é que lhe prendo o estralho? É com um nó de 8?
2) Que nó devo dar para que não ande a nadar na montagem? Nó de 8 na mesma? :oops:
3) Será que é melhor comprar stoppers para esse fim?

E já agora só mais uma pergunta:
Com a cana na vertical, o que é que deve ficar mais ao nível do chão? A chumbada ou o anzol?
Eu tenho feito com a chumbada mais em baixo, mas costumo ver pessoal a pescar ao contrário do que estou a fazer (o isco é que fica mais em baixo)

Desculpem lá estar sempre a melgar com perguntas tão básicas, mas como têm sido tão prestáveis... :fixe:

Cumps e boas pescas!
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Os crossbeads podem não resolver o problema dos emaranhados. A mim o que resolveu foi a qualidade das linhas, embora aconteça de vez em quando é impossivel a resolução definitiva, por vezes também se deve encurtar o tamanho dos estralhos.
Quanto às chumbadas e anzóis, no meu caso o anzol de baixo, se forem 2, está mais baixo que a chumbada digamos assim.
Mas há milhentos esquemas por aí disso.
Responder