ajuda na pesca

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ajuda na pesca"
na nova versão do site.

jackamoant
Registado: quarta fev 28, 2007 8:48 pm

canas de pesca e xumbeiras!!!!!

Mensagem por jackamoant »

ha uma pergunta q gostaria expor.
a cana tem alguma influencia do xumbo ficar muitas vezes presos na rochas??
digo isto,porque quando fui pescar pela a minha primeira ves,cada lançamento a bem dizer era uma xumbeira a menos!!!eheheh :oops:
e estava a pescar em sitios onde durante vi pescadores a pescar a rebobinar e nunca ficava perso nao percebo!! eles o xumbo nao prende e o meu prende sempre!!!
a minha foi me dada,mas acho que deve ser grossa de mais para pescar na praia,a argola mais pequena,da ponta da cana consigo por lá o meu anular!!!
será do facto ter uma cana muita grossa tem influncia do meu ficar presos em sitios onde outros pescador nao fica? um abraço
karva

Re: o novato(jacky)

Mensagem por karva »

jackamoant Escreveu:ola para responder a sua pergunta karva,estava a usar lulas.
como ja disse sou completamente iniciante na pesca!!...... :oops:
sou muito curioso,li muitas mesg aqui no forum,mas usem termos que nao percebo nada....
pesca ao fundo é pescar com uma xumbeira por exemplo de 100gr,anzol etc... correcto?
a boia no mar,aqui no norte acho q é cahamdo pescar o boiao,do genero de um ovo onde poe agua,de seguida um tenso do tamanho da cana,e a borracha(isco artificial) nao é?
corrico ? consiste em qué? nunca ouvi falar desde termo!?!?!?
desculpem a minha ignorancia.um abraço
Exacto, pescar com chumbeira é pesca ao fundo.
Com esse boiâo, que se chama buldo, do género de um ovo onde se põe água que é para dar peso a essa bóia e que consiste em lançar para longe e recolher chama-se corrico.
A pesca á bóia é com umas canas mais leves e finas e boias mais finas e pesca-se com lançamentos curtos quase juntos aos pés em zonas como pontões, molhes , zonas de rochas, etc.

karva
jackamoant

e ralativamente a cana

a cana tem alguma influencia do facto o xumbo ficar sempre preso em cada lanaçamento q eu faça?do facto ser uma cana muita grossa? eu faço onde outros pescadore fazem o meu xumvbo fica sempre o deles nao!!!a unica diferença que eu vi foi na cana!!! a minha cana tem a parte mais estreita tem mais que de 1 cm de grosso tanto q a argola mais pequena cabe lá o meu anular!! :shock:
Jorge S
Registado: segunda fev 19, 2007 3:30 am

Re: canas de pesca e xumbeiras!!!!!

Mensagem por Jorge S »

jackamoant Escreveu:ha uma pergunta q gostaria expor.
a cana tem alguma influencia do xumbo ficar muitas vezes presos na rochas??
digo isto,porque quando fui pescar pela a minha primeira ves,cada lançamento a bem dizer era uma xumbeira a menos!!!eheheh :oops:
e estava a pescar em sitios onde durante vi pescadores a pescar a rebobinar e nunca ficava perso nao percebo!! eles o xumbo nao prende e o meu prende sempre!!!
a minha foi me dada,mas acho que deve ser grossa de mais para pescar na praia,a argola mais pequena,da ponta da cana consigo por lá o meu anular!!!
será do facto ter uma cana muita grossa tem influncia do meu ficar presos em sitios onde outros pescador nao fica? um abraço
Tens que ter alguns cuidados:
1º - Conhecimento do pesqueiro - Cá de fora parece tudo igual, mas o fundo que pode ser de areia, rocha lisa. cascalho, etc. Logo ao lado poderá haver uma rocha esburacada e com arestas, verdadeira devoradora de chumbadas (já encontrei rochas assim no mergulho, pejadas de chumbo).
Observa onde caem as chumbadas dos outros pescadores (de preferência as daqueles que têm a barba mais branca) E quando o pesqueiro não estiver ocupado, tenta acertar no mesmo sítio.
2º - O tipo de chumbada - Há chumbadas para cada tipo de fundo. Se for esférica rebola mais facilmente para dentro de um buraco, é melhor a pirâmide ou a oval, ou a minha preferida, a bolacha com pézinhos. Para fundo de areia há uma semelhante a uma ancora e que tem uns pés em
arame que a ajudam a ficar imóvel.
3º - O manejamento da cana e do carreto - Quando lançares, deixa a chumbada chegar ao fundo, e então, enrola apenas a linha suficiente para que esta fique ligeiramente tensa mas sem arrastar a chumbada. Evita sempre arrastar a chumbada pelo fundo. Se sentires um toque, puxares e não ferrares o peixe, é melhor recolher ( e fá-lo decidido, para evitar o fundo) e lançar novamente.
Espero ter-te sido útil e boa sorte para a próxima.
jackamoant

jacky

agradeço a sua ajuda sr jorge s.um abraço
jackamoant

ajuda em nós

ola mais uma estou eu o jack (o novato da pesca).fiz um croqui para as pessoas puder me ajudar q nao sei os termos tecnicos q vosses usam,no croqui A pode se usar esta peça q parece um t deitado,mas tambem pode se usar como está no croqui B,gostaria de saber como se faz este nó do croqui B.......ja usei esta peça a robobinar trousse tudo menos o tenso onde tava o anzol porque parte desta peça partiu,aí o porqué de querer saber como se faz este nó agradeço desde já a vossa ajuda... :wink:
Anexos
croqui
croqui
cp 006.jpg (8.15 KiB) Visto 1555 vezes
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Existem várias formas.

Mas uma das mais simples e que é a que uso para pescar ao fundo é a seguinte:

1 - Fazes uma laçada no estralho (fio do anzol)

2 - Colocas a laçada no fio principal (baixada ou madre) , a forma para colocares é simples, basta passares o anzol por dentro do laço tento o fio principal no meio.

Se quiseres, para ficar mais fixo, podes dar uma volta por cima e uma volta por baixo.
jackamoant

nos

agradeço muito a sua ajuda sr paulo,um abraço
Responder