jackamoant Escreveu:ha uma pergunta q gostaria expor.
a cana tem alguma influencia do xumbo ficar muitas vezes presos na rochas??
digo isto,porque quando fui pescar pela a minha primeira ves,cada lançamento a bem dizer era uma xumbeira a menos!!!eheheh
e estava a pescar em sitios onde durante vi pescadores a pescar a rebobinar e nunca ficava perso nao percebo!! eles o xumbo nao prende e o meu prende sempre!!!
a minha foi me dada,mas acho que deve ser grossa de mais para pescar na praia,a argola mais pequena,da ponta da cana consigo por lá o meu anular!!!
será do facto ter uma cana muita grossa tem influncia do meu ficar presos em sitios onde outros pescador nao fica? um abraço
Tens que ter alguns cuidados:
1º - Conhecimento do pesqueiro - Cá de fora parece tudo igual, mas o fundo que pode ser de areia, rocha lisa. cascalho, etc. Logo ao lado poderá haver uma rocha esburacada e com arestas, verdadeira devoradora de chumbadas (já encontrei rochas assim no mergulho, pejadas de chumbo).
Observa onde caem as chumbadas dos outros pescadores (de preferência as daqueles que têm a barba mais branca) E quando o pesqueiro não estiver ocupado, tenta acertar no mesmo sítio.
2º - O tipo de chumbada - Há chumbadas para cada tipo de fundo. Se for esférica rebola mais facilmente para dentro de um buraco, é melhor a pirâmide ou a oval, ou a minha preferida, a bolacha com pézinhos. Para fundo de areia há uma semelhante a uma ancora e que tem uns pés em
arame que a ajudam a ficar imóvel.
3º - O manejamento da cana e do carreto - Quando lançares, deixa a chumbada chegar ao fundo, e então, enrola apenas a linha suficiente para que esta fique ligeiramente tensa mas sem arrastar a chumbada. Evita sempre arrastar a chumbada pelo fundo. Se sentires um toque, puxares e não ferrares o peixe, é melhor recolher ( e fá-lo decidido, para evitar o fundo) e lançar novamente.
Espero ter-te sido útil e boa sorte para a próxima.