Eu uso sempre o nó de "barril" ou também chamado "clinch melhorado", como na figura. Simples, rápido, ultra resistente, para mim o nó de oito e este servem para quase tudo..
Também uso este e humedeço o fio com saliva para escorregar melhor o nó enquanto é feito
Boas drpauloalmeida.
Obrigado pelo esclarecimento e pelo nó olha, eu andei á procura de nós e na verdade encontrei um nó a que chamam nó de sangue e é igual ao teu com a particularidade de o fio dar duas voltas na argola do destorcedor, mas na verdade também me parece que já vi aquele nó com outro nome, é claro que a malta usa o nó de sangue para ligar duas linhas, tipo fio do carreto e chok lider.
De qualquer forma vou esperimentar o que usas e o outro, depois conto como foi ok.
Abraço e boas pescarias
Amigo zurc, eu procurei nos compêndios dos nós, pelo facto que me parecia que o nó de sangue era para unir linhas, (e é) mas poderia haver alguma variação do próprio nó, e a verdade é que encontrei o tal nó de sangue, pelo menos é o nome que lhe dão, e é este clinch mas com duas voltas do fio na argola do destorcedor.
Já ensaiei e parece fiavel, vamos ver, eu vou esperimentar das duas maneiras e logo vejo.
Obrigado pela dica, abraço e boas pescas
Boas
Eu também uso esse para os destorcedores...dou duas voltas na argola e depois de torcer pela linha passo por dentro das duas argolas...e acho bastante + fiável (muito mais) do que passar só uma vez pela argola.
Ora bem...
Mais umas buscas e encontrei o nó, o dito, duas voltas na argola do destorcedor, enrrolar cinco ou seis veses no fio e passar a ponta por dentro da primeira volta, junto á argola do destorcedor, isto é o nó trilene, é igual ao clinch mas reforçado com as duas voltas, num site qualquer já vi esse nó ser chamado de nó de sangue.
Abraço e boas pescas.
Pois, eu tambem a pesquisar o nome do nó e vi vários nomes, entre eles HalfBlood e mesmo nó de sangue, com e sem as duas voltas.
Mas vi em mais sitios chamarem-lhe clinch e nunca vi trilene mas agora já fico a saber.
Agora na brincadeira, podemos chamar-lhe o que quisermos desde que a malta se entenda e o peixe não fuja por causa do nó está tudo bem...
Boas malta das pescas.
Amigos Zurc e drpauloalmeuda, hoje experimentei esse nó (trilene) parecido com o clinch mas com as duas voltas na argola, estive a fazer um bocado de chumbadinha e liguei o estralho ao destorcedor com esse nó... e resulta tanto resulta que tirei um sargo já bem grandote +- 600g e o estralho bem fixo, podem ver o bicho nos tópicos das pescarias, já passou a ser o meu nó he he he
Abraço e boas pescas.