Como vos contei no tópico da apresentação estou a voltar à pesca após um período de inactividade grande, cerca de 10 anos.
Como tal, agora que o bixinho está a pegar de novo, tenho-me tentado instruir sobre tudo o que rodeia a pesca. O que mudou, o que eu não sabia, termos técnicos desconhecidos, novos tipos de pesca, etc.
Desta forma, vinha-vos pedir ajuda em 2 aspectos: se me poderiam dizer se o material que tenho é suficiente para um iniciante/marreta como eu e já agora também se me podiam aconselhar melhoramentos nos setups que vos vou aqui apresentar. O tipo de pesca que eu mais aprecio é ao fundo, mas como estou agora numa de aprender e gostava de saber pescar de várias maneiras, vou tentar aproveitar o material que já tenho para tentar aprender nas várias vertentes.
Confesso-vos que desde há 1/2 meses, quando comecei a tentar aperceber-me de como andava o mundo da pesca pelos vários sites e fóruns da internet apercebi-me que nada sei sobre este mundo. Basicamente quando era puto e ia à pesca pescava com chumbadas entre 80 e 150g ao fundo (na praia) ou então pescava ali na zona das Palmeiras (no Porto para quem conhece) com buldo de encher e estava a andar de mota.
Entretanto agora que me comecei a instruir, vejo uma panóplia de formas de pescar que eu desconhecia e vários termos técnicos que julgava nem existir também e ao que parece eu já os praticava as vezes (surf casting, spinning).
Portanto vou mesmo precisar da vossa ajuda porque estou mesmo muito enferrujado. Não me levem a mal!
Depois de uma arrumação na garagem e de organização de ideias, separei então 4 canas e carretos para os diferentes propósitos (é aqui que gostava de ouvir a vossa opinião).
Cana 1
Tipo de pesca - Rio, águas calmas/paradas
Cana - Mitchell Carbo Spot 2.7m - 15/40
Carreto - Shimano Solstace 4000FI

Cana 2
Tipo de pesca - Surfcasting
Cana - Tubertini magic casting carbono 4,3m 100/150 (é suficiente? adequada?)
Carreto - Daiwa EMCAST SW 5000

Cana 3
Tipo de pesca - Nos pontões ao fundo/ao buldo
Cana - Shakespeare SIERRA 3,5m 60-100g (esta já é antiguinha...provavelmente algo desconhecida, mas não costuma falhar
Carreto - Sagarra 80 Senior (este carreto já está, na minha opinião algo ultrapassado no tempo. O travão ainda é pelo sistema antigo e está a precisar de uma revisão. No entanto, como não é carreto principal, não é prioridade trocar. Enquanto der para usar...)

Cana 4
Tipo de pesca - Não sei...Ideias precisam-se
Cana - Excalibur ADRAGA 450 800-200g (já também bastante antiga. O meu pai usava-a para pescar no mar..é algo pesadota, também um pouco desactualizada)
Carreto -Para esta, e como é a única cana que não lhe tenho nenhum fim pré-definido ainda não tenho carreto...ou melhor, nela está montado um verdadeiro clássico, também bastante desactualizado - Mitchell 498 Pro

E aqui está o material que possuo. Sei que para os mais experientes as minhas ideias devem estar algo confusas e baralhadas, mas o que gostava mesmo era de ouvir as vossas opiniões sobre o que pedi antes.
O material que possuo é razoável/bom ? Na altura tenho ideia que sim, mas já agora o que vocês acham?
Os conjuntos que defini são adequados para o fim pressuposto? Aqui tenho as minhas dúvidas, ainda estou muito baralhado quanto ao material adequado, provavelmente disse algumas asneiras. Corrijam-me por favor.
Desde já um muito obrigado a todos.
Boas pescarias!
Pedro Moreira