Material antigo/recente - dúvidas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material antigo/recente - dúvidas"
na nova versão do site.

madcoto
Registado: quinta mai 26, 2011 10:55 am

Material antigo/recente - dúvidas

Mensagem por madcoto »

Bom dia a todos.

Como vos contei no tópico da apresentação estou a voltar à pesca após um período de inactividade grande, cerca de 10 anos.

Como tal, agora que o bixinho está a pegar de novo, tenho-me tentado instruir sobre tudo o que rodeia a pesca. O que mudou, o que eu não sabia, termos técnicos desconhecidos, novos tipos de pesca, etc.

Desta forma, vinha-vos pedir ajuda em 2 aspectos: se me poderiam dizer se o material que tenho é suficiente para um iniciante/marreta como eu e já agora também se me podiam aconselhar melhoramentos nos setups que vos vou aqui apresentar. O tipo de pesca que eu mais aprecio é ao fundo, mas como estou agora numa de aprender e gostava de saber pescar de várias maneiras, vou tentar aproveitar o material que já tenho para tentar aprender nas várias vertentes.

Confesso-vos que desde há 1/2 meses, quando comecei a tentar aperceber-me de como andava o mundo da pesca pelos vários sites e fóruns da internet apercebi-me que nada sei sobre este mundo. Basicamente quando era puto e ia à pesca pescava com chumbadas entre 80 e 150g ao fundo (na praia) ou então pescava ali na zona das Palmeiras (no Porto para quem conhece) com buldo de encher e estava a andar de mota.

Entretanto agora que me comecei a instruir, vejo uma panóplia de formas de pescar que eu desconhecia e vários termos técnicos que julgava nem existir também e ao que parece eu já os praticava as vezes (surf casting, spinning).

Portanto vou mesmo precisar da vossa ajuda porque estou mesmo muito enferrujado. Não me levem a mal!

Depois de uma arrumação na garagem e de organização de ideias, separei então 4 canas e carretos para os diferentes propósitos (é aqui que gostava de ouvir a vossa opinião).

Cana 1

Tipo de pesca - Rio, águas calmas/paradas
Cana - Mitchell Carbo Spot 2.7m - 15/40
Carreto - Shimano Solstace 4000FI

Imagem Imagem

Cana 2

Tipo de pesca - Surfcasting
Cana - Tubertini magic casting carbono 4,3m 100/150 (é suficiente? adequada?)
Carreto - Daiwa EMCAST SW 5000

Imagem Imagem

Cana 3

Tipo de pesca - Nos pontões ao fundo/ao buldo
Cana - Shakespeare SIERRA 3,5m 60-100g (esta já é antiguinha...provavelmente algo desconhecida, mas não costuma falhar :) )
Carreto - Sagarra 80 Senior (este carreto já está, na minha opinião algo ultrapassado no tempo. O travão ainda é pelo sistema antigo e está a precisar de uma revisão. No entanto, como não é carreto principal, não é prioridade trocar. Enquanto der para usar...)

Imagem Imagem

Cana 4

Tipo de pesca - Não sei...Ideias precisam-se :)
Cana - Excalibur ADRAGA 450 800-200g (já também bastante antiga. O meu pai usava-a para pescar no mar..é algo pesadota, também um pouco desactualizada)
Carreto -Para esta, e como é a única cana que não lhe tenho nenhum fim pré-definido ainda não tenho carreto...ou melhor, nela está montado um verdadeiro clássico, também bastante desactualizado - Mitchell 498 Pro

Imagem Imagem

E aqui está o material que possuo. Sei que para os mais experientes as minhas ideias devem estar algo confusas e baralhadas, mas o que gostava mesmo era de ouvir as vossas opiniões sobre o que pedi antes.

O material que possuo é razoável/bom ? Na altura tenho ideia que sim, mas já agora o que vocês acham?
Os conjuntos que defini são adequados para o fim pressuposto? Aqui tenho as minhas dúvidas, ainda estou muito baralhado quanto ao material adequado, provavelmente disse algumas asneiras. Corrijam-me por favor.

Desde já um muito obrigado a todos.

Boas pescarias!

Pedro Moreira
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Material antigo/recente - dúvidas

Mensagem por joaonumberone »

madcoto Escreveu: Cana 1

Imagem Imagem

Cana 2

Imagem Imagem

Cana 3

Cana - Shakespeare SIERRA 3,5m 60-100g (esta já é antiguinha...provavelmente algo desconhecida, mas não costuma falhar :) )
Carreto - Sagarra 80 Senior (este carreto já está, na minha opinião algo ultrapassado no tempo. O travão ainda é pelo sistema antigo e está a precisar de uma revisão. No entanto, como não é carreto principal, não é prioridade trocar. Enquanto der para usar...)

Imagem Imagem

Cana 4

Cana - Excalibur ADRAGA 450 800-200g (já também bastante antiga. O meu pai usava-a para pescar no mar..é algo pesadota, também um pouco desactualizada)
Carreto -Para esta, e como é a única cana que não lhe tenho nenhum fim pré-definido ainda não tenho carreto...ou melhor, nela está montado um verdadeiro clássico, também bastante desactualizado - Mitchell 498 Pro

Imagem Imagem
Daqui a nada vem cá alguém informar-te melhor, quanto a mim, não pela experiência mas pelo que tenho lido e ouvido falar de alguns pescadores, todas estão adequadas à finalidade que referiste.deve ser
Atenção que já ouvi dizer que os carretos Sagarra são para tratar muito bem e guardar como se fossem uma preciosidade, não sei se esse modelo é bom ou mau mas é o que ouvi.
As chumbadas que vi usar, e com mar mau eram à volta dos 120/130, mas se calhar no inverno é preciso mais.
A última das canas deve ser fundo ou até surfcasting, pelo que tenho visto as canas de surfcasting começam aí nos 4,20 metros. Eu tenho uma da decathlon que tem 3,90 e diz surf cast mas nãoo é nada boa para isso, é muito curta e lança muito pouco, só até :fixe: 100gr embora diga 120gr.

Sugestão, vai mas é pescar e vai experimentando 2 de cada vez a ver qual resulta melhor, elas agora precisam é de pescar muito porque senão voltam a enferrujar! :join:

Esste tal Sagarra acho que é de te informares a ver se vale guardá-lo como "preciosidade" ou não.
Espera aí que os experts já vêm. :fixe:
PJPescador
Registado: quarta set 08, 2010 1:32 pm

Mensagem por PJPescador »

madcoto Escreveu:Bom dia a todos.

Como vos contei no tópico da apresentação estou a voltar à pesca após um período de inactividade grande, cerca de 10 anos.

Como tal, agora que o bixinho está a pegar de novo, tenho-me tentado instruir sobre tudo o que rodeia a pesca. O que mudou, o que eu não sabia, termos técnicos desconhecidos, novos tipos de pesca, etc.

Desta forma, vinha-vos pedir ajuda em 2 aspectos: se me poderiam dizer se o material que tenho é suficiente para um iniciante/marreta como eu e já agora também se me podiam aconselhar melhoramentos nos setups que vos vou aqui apresentar. O tipo de pesca que eu mais aprecio é ao fundo, mas como estou agora numa de aprender e gostava de saber pescar de várias maneiras, vou tentar aproveitar o material que já tenho para tentar aprender nas várias vertentes.

Confesso-vos que desde há 1/2 meses, quando comecei a tentar aperceber-me de como andava o mundo da pesca pelos vários sites e fóruns da internet apercebi-me que nada sei sobre este mundo. Basicamente quando era puto e ia à pesca pescava com chumbadas entre 80 e 150g ao fundo (na praia) ou então pescava ali na zona das Palmeiras (no Porto para quem conhece) com buldo de encher e estava a andar de mota.

Entretanto agora que me comecei a instruir, vejo uma panóplia de formas de pescar que eu desconhecia e vários termos técnicos que julgava nem existir também e ao que parece eu já os praticava as vezes (surf casting, spinning).

Portanto vou mesmo precisar da vossa ajuda porque estou mesmo muito enferrujado. Não me levem a mal!

Depois de uma arrumação na garagem e de organização de ideias, separei então 4 canas e carretos para os diferentes propósitos (é aqui que gostava de ouvir a vossa opinião).

Cana 1

Imagem Imagem

Cana 2

Imagem Imagem

Cana 3

Imagem Imagem

Cana 4

Imagem Imagem

E aqui está o material que possuo. Sei que para os mais experientes as minhas ideias devem estar algo confusas e baralhadas, mas o que gostava mesmo era de ouvir as vossas opiniões sobre o que pedi antes.

O material que possuo é razoável/bom ? Na altura tenho ideia que sim, mas já agora o que vocês acham?
Os conjuntos que defini são adequados para o fim pressuposto? Aqui tenho as minhas dúvidas, ainda estou muito baralhado quanto ao material adequado, provavelmente disse algumas asneiras. Corrijam-me por favor.

Desde já um muito obrigado a todos.

Boas pescarias!

Pedro Moreira

Oi Pedro

Realmente a pesca de á uns anos a esta parte, modernizou-se em todos os aspectos,existem novos materiais, uma panoplia infindavel de novos acessórios, e uma maior escolha em relação aos materiais adequados ao tipo de pesca que queremos fazer.
Como deves compreender esse material está um pouco desatualizado, mas não estou a dizer com isto que não faças capturas com ele, estou a dizer que nos dias de hoje existe material bastante razoável a preços acessiveis e que te iram facilitar a pesca em muito, quando precisares de ajuda para aquisição de material estaremos cá para te ajudar.
Em relação aos conjuntos que aqui nos mostras aminha opinião é a seguinte:

Conj 1: cana para fazer uma chumbadinha num sitio aonde possas estar junto á água, ou então para pescar ao choco, carreto perfeitamente razoável para ser colocado numa pesca de bóia.

conj 2: cana de telesurf indicada para um surfcasting mais ligeiro tipo pesca de rio, porque para praia necessita de um CW pelo menos até 200gr, carreto perfeitamente aceitável para pescar numa cana de surfcasting.

conj3: a cana dá-me ideia que é mais uma cana de telesurf identica á do conj2, quanto ao carreto é uma reliquia e pelos vistos está em bastante bom estado portanto se eu fosse a ti guardava-o com todo o carinho

conj4:é uma canda de telesurf com gramagem suficiente para pescar em praia, como deves ter noção é um pouco pesada , quanto ao carreto outra reliquia, este sim um carreto de surfcasting puro e que no tempo dele era uma autentica máquina, mais um a guardar com muito carinho pois são peças de museu.

Espero ter ajudado, não te acanhes em pedir ajuda estamos cá para isso mesmo.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

joaonumberone Escreveu: Esste tal Sagarra acho que é de te informares a ver se vale guardá-lo como "preciosidade" ou não.
Espera aí que os experts já vêm. :fixe:

È verdade, achei aqui um post no forum a apontar para esta galeria de fotos --> http://picasaweb.google.com/Ruitaxa/Col ... DeRuiTaxa#
madcoto
Registado: quinta mai 26, 2011 10:55 am

Mensagem por madcoto »

Obrigado a todos que já responderam!

De facto, já me tinham alertado no passado que o carreto Sagarra era jeitoso e que era um dos bons para guardar para a posterioridade, assim como o Mitchell 948. Apesar de estarem os 2 em boas condições de funcionamento (o Mitchell precisa um bocado de massa na bobine apenas), são carretos que mais tarde ou mais cedo vai ficar mesmo apenas para colecção, pois tal como o amigo PJpescador diz houve uma evolução muito grande e hoje em dia há material muito melhor a um preço acessível. Daí, mais para a frente, talvez compre um carreto mais actual para substituir aqueles 2. Acho que não vale a pena neste momento ter 4 carretos se calhar..Se os outros 2 chegam para coisas mais ligeiras/médias, fica só a faltar um para a carga pesada! :lol: :lol: Tudo a seu tempo...

Pelo que então percebi, a nível de canas para o que pesco/espero pescar parece que estou razoavelmente servido (à excepção de uma cana com mais acção então para surfcasting de mar em condições).

Agradeço novamente as opiniões de todos e estou aberto a mais críticas/sugestões.

Mais logo passo cá com mais umas dúvidas daquelas bem básicas :)

abraço
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

È verdade, achei aqui um post no forum a apontar para esta galeria de fotos --> http://picasaweb.google.com/Ruitaxa/Col ... DeRuiTaxa#
gostei dest link brutal

e se fosse ati comprava um carreto para pescar e guardava esses velhas guardas pois é um crime levalos á pesca eu tenho alguns modelos daiwa sofi....que nao lhes toco
Responder