apanhar a própria isca

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"apanhar a própria isca"
na nova versão do site.

jpedrouk
Registado: segunda jun 16, 2008 10:22 am

Re: apanhar a própria isca

Mensagem por jpedrouk »

ola abade eu também sou dai ,eu moro na barra , a melhor maneira de apanhar o casulo e com essa pá do Filipe e a serradela e com um engaco ou ensinho e o que o pessoal usa . o local onde a malta apanha e junto a ponte da barra perto da marina . tens de ter cuidado e com os viveiros que tem la . quanto ao sal ouvi falar que da para as navalhas nunca ouvi para o casulo mas....

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

http://clubedopescador.com.sapo.pt/Iscos.htm

abraço

Pedro campanha
Tainhaalgarve
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Mensagem por Tainhaalgarve »

FILIPEPC Escreveu:Não é bem isso.Essa é a pá do obral.
É uma coisa destas: Imagem
Boas Filipe.

A questão era mais se posso usar uma pá do género da que eu referi (apesar de ter colocado aquela imagem a que eu pretendo adquirir será algo intermédio ou seja, com a folha da pá rectangular mas não tão fina como a da tua foto, talvez cerca 20cm), e se é com base no ponto 2 do artigo 3.
Tainhaalgarve Escreveu:Boas.
Quando referem que agora já é permitido apanhar o casulo com pá, referm-se a uma pá deste tipo?

Imagem[/img]

podendo interpretar como sendo uma pá possível que está no artigo 3, ou saiu mais alguma coisa a esclarecer esta situação.

"Artigo 3.º
Utensílios e equipamentos de pesca
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a
pesca lúdica, quer apeada, quer de embarcação, só pode
ser exercida por meio das artes de linha de mão, cana de
pesca, corripo ou corrico e toneira, sendo ainda permitida
a utilização de equipamento de apoio.
2 — A pesca lúdica apeada pode ainda ser exercida com
a arte de malhada, bem como com os utensílios faca de
mariscar, camaroeiro e ou enxada de cabo curto.
3 — O porte e a utilização de gancho apenas é permitido
a bordo de embarcações no âmbito de competições
desportivas, como instrumento de apoio para a elevação
de exemplares de grande porte da água para bordo.
4 — Os praticantes de pesca lúdica, incluindo a apanha
lúdica e a pesca lúdica apeada, podem ser portadores de
dispositivo, tipo bolsa ou balde, que sirva exclusivamente
para o transporte do resultado da captura."

Abraço
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

bem poderes acho que podes pois nao ha nenhum artigo que fale m dimensoes algures fala em cabo curto mas pergunto o que é curto para ti é longo para outro.... isso depende do ponto de vista....
mas não aconcelho essas pás grandes eu aconcelho que passes nema serrelharia mandes fazer uma pa com cerca de 70cm de cabo com pega como a do filipe e depend da zona se o chao for sijo tambem mete esse poisa pé eu nao uso pois ando no areal.... e a pá em si usa uma folha de inox em formato meia cana com cerca de 25 cm de altura e 10 de largura assim consegues fazer uma apanha rapida e leve pois com uma pá maior é dificil ser rapido e é pesado... podes pensar que pela folha ser estreita não torna dificil a captura mas isso apos umas cavadelas já nao falhas nenhuma....
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Eu tenho 3 pás dessas. Prefiro a mais pesada. É um pesadelo, mas safa-me de tudo, vai ostral, vai areia rija, o que estiver ela fura, as outras mais leves só para zona de areia mole. Estas pás odem ser usadas. Ninguem até hoje na minha zona teve problemas com isso.
Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Mensagem por Abade »

Agora tenho apanhado lingueirão ou navalhas como lhes chamo, apanho com um arame que tem um bico na ponta. fura-se a navalha pelo buraco na terra e puxa-se para fora, ás vezes fica meia partida mas para pescar não faz mal que esteja um bocado partida.
Boas pescarias :fishcool:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Isso é proibido segundo julgo... Toma atenção.
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

Abade Escreveu:Agora tenho apanhado lingueirão ou navalhas como lhes chamo, apanho com um arame que tem um bico na ponta. fura-se a navalha pelo buraco na terra e puxa-se para fora, ás vezes fica meia partida mas para pescar não faz mal que esteja um bocado partida.
Boas pescarias :fishcool:

tem cuidado pois a multa é pesada..... aconcelho o uso d sal que até que alguem s lembre a alterar a lei.... este está impune... e se algum policia implicar como sal... fala comigo k eu tenho o email do boss da marinha onde ele nos autoriza..... :pay: :pay: :pay:
IVO19
Registado: sábado ago 20, 2011 7:46 pm

Mensagem por IVO19 »

Boas
Sou de Espinho e comecei á pouco tempo a pescar. Aqui nao existem postos de venda de iscas, e assim gostava de saber como faço para apanhar "minhoca" na praia. Alguem me pode ajudar ?
Cumpts a todos
Responder