apanhar a própria isca
apanhar a própria isca
Para quem já viu a minha apresentação ainda sou novato por aqui.
E portanto, já que moro mesmo ao lado da ria, gostava de saber algumas técnicas para apanhar casulo ou serradela.
Cumps Pedro Abade
E portanto, já que moro mesmo ao lado da ria, gostava de saber algumas técnicas para apanhar casulo ou serradela.
Cumps Pedro Abade
- paulo robalo
- Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm
Re: apanhar a própria isca
Boas,
Para apanhar o casulo usasse sal, em relação á serradela é esgravatar no lodo, principalmente por baixo das pedras.
Um Abraço
Para apanhar o casulo usasse sal, em relação á serradela é esgravatar no lodo, principalmente por baixo das pedras.
Um Abraço
Ah sim eu já vi pessoal com garrafas de água misturadas com sal e depois iam lá por nos buracos dos casulos.
Vou tentar, obrigado pelo concelho.
Cumps
Vou tentar, obrigado pelo concelho.
Cumps
-
- Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm
apanhar casulo com salpaulo robalo Escreveu:Boas,
Um Abraço

mas como o lingueirao sim sobe com o sal agora o casulo????
ou sera que quiz dizer que usam sal para ele subir e apanhalo maior com o auxilio de uma pá!!!
O casulo reage ao sal saindo do casulo, dando saltitos, mas precisam sempre de qualquer utensilio nem que seja aquelas raspadoras da ameijoa, para cortar. O ideal seria uma pá própria. Procuram nas lojas de pesca se conhecem quem as faça. Poupam muito dinheiro e fica-vos algo para muitos anos.
Eu já poupei milhares, e digo isto sem exagero. Desde os 12 ou 13 que apanho, e cada vez que o faço apanho cerca de 30 pacotes.
Se multiplicarem isto por 2 euros daria 60 euros por pesca. 60 x vá lá umas 30 a 50 vezes que apanho ao ano daria bastantes, isto vezes quase 20 anos a apanhar... dá que pensar.
Eu já poupei milhares, e digo isto sem exagero. Desde os 12 ou 13 que apanho, e cada vez que o faço apanho cerca de 30 pacotes.
Se multiplicarem isto por 2 euros daria 60 euros por pesca. 60 x vá lá umas 30 a 50 vezes que apanho ao ano daria bastantes, isto vezes quase 20 anos a apanhar... dá que pensar.
-
- Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm
eu sempre me lembro de apanhar isca casul de canudo- casul da lama-berbigao -lingueirao- minhoca rabiadora- ralos -camarinhas- mexilhoes etc ...
mas essa do casulo com sal sei mas nao dá vantagem pois a parte boa do casulo é so os primeiros 6cm o resto é mais mole e é perca de tempo mas cada um sabe de si
eu nao uso sal... uso a pá e agora a lei ja a autorizou e tudo.. por isso não vejo vantagem no sal... eu contasse pelos dedos as vezes que comprei isca e foi coreana no inverno pois tava friuuuu
mas essa do casulo com sal sei mas nao dá vantagem pois a parte boa do casulo é so os primeiros 6cm o resto é mais mole e é perca de tempo mas cada um sabe de si
eu nao uso sal... uso a pá e agora a lei ja a autorizou e tudo.. por isso não vejo vantagem no sal... eu contasse pelos dedos as vezes que comprei isca e foi coreana no inverno pois tava friuuuu
- Tainhaalgarve
- Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am
Boas.
Quando referem que agora já é permitido apanhar o casulo com pá, referm-se a uma pá deste tipo?
[img][img]http://www.imgplace.com/img851/1667/53padebicoed.th.jpg[/img][/img]
podendo interpretar como sendo uma pá possível que está no artigo 3, ou saiu mais alguma coisa a esclarecer esta situação.
"Artigo 3.º
Utensílios e equipamentos de pesca
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a
pesca lúdica, quer apeada, quer de embarcação, só pode
ser exercida por meio das artes de linha de mão, cana de
pesca, corripo ou corrico e toneira, sendo ainda permitida
a utilização de equipamento de apoio.
2 — A pesca lúdica apeada pode ainda ser exercida com
a arte de malhada, bem como com os utensílios faca de
mariscar, camaroeiro e pá ou enxada de cabo curto.
3 — O porte e a utilização de gancho apenas é permitido
a bordo de embarcações no âmbito de competições
desportivas, como instrumento de apoio para a elevação
de exemplares de grande porte da água para bordo.
4 — Os praticantes de pesca lúdica, incluindo a apanha
lúdica e a pesca lúdica apeada, podem ser portadores de
dispositivo, tipo bolsa ou balde, que sirva exclusivamente
para o transporte do resultado da captura."
Abraço
Quando referem que agora já é permitido apanhar o casulo com pá, referm-se a uma pá deste tipo?
[img][img]http://www.imgplace.com/img851/1667/53padebicoed.th.jpg[/img][/img]
podendo interpretar como sendo uma pá possível que está no artigo 3, ou saiu mais alguma coisa a esclarecer esta situação.
"Artigo 3.º
Utensílios e equipamentos de pesca
1 — Sem prejuízo do disposto no número seguinte, a
pesca lúdica, quer apeada, quer de embarcação, só pode
ser exercida por meio das artes de linha de mão, cana de
pesca, corripo ou corrico e toneira, sendo ainda permitida
a utilização de equipamento de apoio.
2 — A pesca lúdica apeada pode ainda ser exercida com
a arte de malhada, bem como com os utensílios faca de
mariscar, camaroeiro e pá ou enxada de cabo curto.
3 — O porte e a utilização de gancho apenas é permitido
a bordo de embarcações no âmbito de competições
desportivas, como instrumento de apoio para a elevação
de exemplares de grande porte da água para bordo.
4 — Os praticantes de pesca lúdica, incluindo a apanha
lúdica e a pesca lúdica apeada, podem ser portadores de
dispositivo, tipo bolsa ou balde, que sirva exclusivamente
para o transporte do resultado da captura."
Abraço
Não é bem isso.Essa é a pá do obral.
É uma coisa destas:
É uma coisa destas: