Made in Portugal

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Made in Portugal"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Made in Portugal

Mensagem por Paulo »

Dr.Octopus Escreveu:Boa tarde!
O meu nome é Nuno Paulino e sou dono da 7even Seas e do blogue "Canas Made in Portugal".
Sou membro deste forum desde 2008 mas há muito tempo que não passava por aqui. Em boa hora o fiz hoje.
Há coincidências mesmo engraçadas. Há tanto tempo e logo hoje por coincidência. Não terá sido mais tipo, algum "passarinho" que falou ao ouvido. :hummm: :hahaha:

Acerca do
(algumas chegam a ser caluniosas)
se é acerca do que disse não sei onde fui calunioso. De qualquer forma agradeço a explicação e as correcções, são sempre bem vindas. Aproveito para dar os meus parabéns ao projecto e desejar a melhor sorte porque certamente não deve ser fácil, ainda mais nos dias que correm.

No entanto e acerca do "Made in Portugal" fico com a mesma impressão que tinha. Para mim "made in" significa fabricado em, feito em. Na pratica as canas com conolon nacional podem ser vistas como "made in Portugal", as com blanks estrangeiros a meu ver não. Poderão ser tipo "assembled in Portugal", se forem blanks criados de proposito talvez "designed in Portugal". Mas isto é como vejo, e como não sou dono da razão posso estar errado.

Independente disso e se as canas são boas (nunca estive com nenhuma na mão) nada como os pescadores começarem a vê-las como mais uma opção de escolha. E claro perante materiais idênticos, optar pelas montadas cá. Sempre é melhor que as outras que nem sequer montadas são cá. É mesmo só autocolante.
A qualidade do trabalho desenvolvido pela 7even infelizmente chegou mais depressa aos U.S.A do que a Portugal.
Já agora não vejo porque razão é negativo a marca estar com mais reconhecimento nos E.U.A que cá. É valor acrescentado (importa os componentes, acrescenta valor, exporta). Parabéns. =D> =D>
Nuno Paulino
Registado: quinta dez 18, 2008 6:34 pm

Mensagem por Nuno Paulino »

Há coincidências mesmo engraçadas. Há tanto tempo e logo hoje por coincidência. Não terá sido mais tipo, algum "passarinho" que falou ao ouvido. :hummm: :hahaha:
Um passarinho chamado "Estatistica do blogue" :lol: :lol:
Mas isto é como vejo, e como não sou dono da razão posso estar errado.
Nem mais! :wink:
O Paulo faz sites. Mas com certeza que utiliza software e ferramentas que não são de sua autoria, que vem de fora. Nem por isso os seus sites, criados por si deixam de ser Made in Portugal.
Percebo o seu ponto de vista mas por essa ordem de ideias hoje em dia em produtos compostos dificilmente se encontra algo que seja fabricado num só pais e por um só fabricante.
No meu caso o design, a criação, a montagem e a optimização do conjunto dos componentes é feito em Portugal e na maioria dos casos até o componente principal é feito cá. Dai o Made in Portugal.
Já agora não vejo porque razão é negativo a marca estar com mais reconhecimento nos E.U.A que cá. É valor acrescentado (importa os componentes, acrescenta valor, exporta). Parabéns
Paulo não é que seja negativo. É apenas um pouco triste.
À porta da minha loja/oficina tenho uma cana da Índia a servir de mastro a uma bandeira nacional. Tenho muito orgulho em ser Português e custa um pouco as coisas só funcionarem cá depois de ter sido capa de revista por duas vezes na maior revista da especialidade do mundo, a "RodMaker" magazine.
Mas estou de acordo consigo, de negativo não tem nada.
quando quiser conhecer pessoalmente algum do meu trabalho, terei todo o gosto em recebe-lo na minha loja/oficina.
Abraço

Nuno Paulino
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

são as coincidencias que acontecem só neste pais..... :hummm: :hummm: :hummm:

Acerca do
(algumas chegam a ser caluniosas)
eu disse e repito tu para mim nao nao és um fabricante mas um "custom" em que o que fazes é personalizar uma cana com os componentes que dispoes ...
como o paulo disse há uma grande difrenca entre montar e fabricar...mas já te dou os parabens por pelo que fazes pois é muito bom.... e inflizmente nós vamos atras das "marcas" pois se as tuas montagens levassem um autocolante shimano daiwa de certo que toda gente gabava....

mas apesar de como é obvio não se consegue fabricar algo sem usar acessorios importados neste ramo... mas uma coisa é importar materia prima outra é a totalidade dos componentes e montalos.... pois ao importar uma bicicleta ela vem desmontada mas nunca poderei dizer que a fabriquei mas que a montei (até lhe meti os autocolantes) :fixe: :fixe: :fixe:

mais uma vez comcordo com o paulo
"Made in Portugal" "made in" significa fabricado em, feito em. Na pratica as canas com conolon nacional podem ser vistas como "made in Portugal", as com blanks estrangeiros a meu ver não. Poderão ser tipo "assembled in Portugal", se forem blanks criados de proposito talvez "designed in Portugal". Mas isto é como vejo, e como não sou dono da razão posso estar errado.

bem mas concluido quero que fique claro que dou os parabens á 7seas mas não mudo a minha opiniao e acho que o objectivo do paulo no topico :pay: era mesmo made in portugal

e quanto á fabrica de anzois jáfechou era no barreiro a Anglex.... se nao fechou está só á espera de acabar stock
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Dr.Octopus Escreveu: Um passarinho chamado "Estatistica do blogue" :lol: :lol:
Já estou mesmo a ver, assim que coloquei aqui o endereço do teu blog aquilo parecia um conta rotações :hahaha: :hahaha: :hahaha: e não precisas de agradecer pois já conheço o teu trabalho á um bom tempinho e admiro o bom gosto e que tens :join: :join: :join:

Abraço :fixe:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Então pelo menos já valeu a pena o post, se as visitas aumentaram ficaram mais uns a conhecer a marca, e com a explicação dada aqui ficaram mais uns a conhecer a história (eu inclusive).

Acerca da analogia com os sites, não me parece o mais correcto, porque ao falarmos em ferramentas não estamos a falar nos componentes criados com essas ferramentas. Não sei se consigo passar a ideia, mas num site posso criar tudo, ou posso usar partes feitas por outros. Claro que para criar tenho de usar software feito por outros, mas isso é mais as máquinas/ferramentas que se usam para produzir numa fábrica (editores texto, photoshop, etc) e não o que a fábrica produz (site).

Posso dar também como exemplo este site, é um fórum, que foi configurado / customizado por mim, não foi feito por mim, está a usar "coisas" feitas por outros "Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group". Mas por exemplo o site principal foi todo realizado por mim, programado, desenhado, etc. As fabricas portuguesas tem maquinas importadas, usam matérias primas importadas, mas fabricam cá... mas em frente... é um simples ponto de vista. É pena não haver por cá uma fabrica de blanks assim seria para mim sem duvida tudo feito cá. Mas como disse no outro local, é muito mais made in Portugal do que as outras marcas de pesca fazem, compram na asia com o autocolante da marca e vendem cá, isto sim não tem nada de made in portugal.

Acerca do resto, infelizmente aqui em Portugal o pessoal perde mais tempo a criticar e a invejar os outros do que a preocupar-se em meter a sua vida a andar para a frente. É triste mas é a mentalidade que temos.

Agradeço o convite, se fosse mais perto tinha todo o gosto em dar um salto à loja para experimentar o material. Pode ser que qualquer dia vá para esses lados. :fixe:

Já agora, calculo que seja por falta de tempo, uma vez que pelo percebi estamos a falar de trabalho manual e por isso demorado. Mas é só essa a razão pela qual não se vê dessas canas pelas lojas de pesca ou não há mesmo interesse por parte das lojas?

Voltando só um bocadinho atrás que me escapou, tenho ideia que a Sofi está a fazer novamente carretos, pelo menos o ano passado estavam uns novos à venda ali em Peniche por cerca de 80€, na altura tive pena em não estar mais desafogado em termos de €€€ que tinha comprado um.

Abraço. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

BOAS
Polêmicas a parte gostaria deixar aqui OS meus parabéns ao Nuno pelo trabalho realizado apesar de não o conhecer pessoalmente nem sequer nunca ter falado com ele, admiro a sua coragem e perseverança em lançar este projecto. As canas que saem das suas mãos sao autênticas obras de arte reconhecidas por exemplo com 2 capas na maior revista. Americana da especialidade. Não sei sequer os custos duma personalizacao feita por ele mas espero que um dia consiga ter uma feita em com produtos portugueses, chineses ou até com produtos alienígenas :-)

Abraço
Nuno Paulino
Registado: quinta dez 18, 2008 6:34 pm

Mensagem por Nuno Paulino »

Já agora, calculo que seja por falta de tempo, uma vez que pelo percebi estamos a falar de trabalho manual e por isso demorado. Mas é só essa a razão pela qual não se vê dessas canas pelas lojas de pesca ou não há mesmo interesse por parte das lojas?
Paulo eu construo canas costum, canas com as caracteristicas mais indicadas para o cliente obviamente com as limitações impostas pelos blanks disponiveis. Pormenores como a distância ao porta carretos ou o tipo de passadores ou no caso das canas de embarcada o tipo de ponteiras que mais se adaptam ao estilo de pesca do cliente. Não é um produto que eu faça em série pois não é esse o objectivo. Tem que obrigatoriamente de existir um envolvimento do cliente na concepção da cana.
Em breve vão surgir novidades no mercado com algumas canas feitas em série para uma marca nacional.
Abraço

Nuno Paulino
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Dr.Octopus Escreveu:
Paulo eu construo canas costum, canas com as caracteristicas mais indicadas para o cliente obviamente com as limitações impostas pelos blanks disponiveis. Pormenores como a distância ao porta carretos ou o tipo de passadores ou no caso das canas de embarcada o tipo de ponteiras que mais se adaptam ao estilo de pesca do cliente. Não é um produto que eu faça em série pois não é esse o objectivo. Tem que obrigatoriamente de existir um envolvimento do cliente na concepção da cana.
Em breve vão surgir novidades no mercado com algumas canas feitas em série para uma marca nacional.
Abraço

Nuno Paulino
Então vai dado notícias. Não é preciso ficar tanto tempo sem visitar aqui o Sítio. :join:

Abraço. :fixe:
Responder