Ola amigos,
nhicas disseste uma coisa que eu acho que é muito importante... o esticar bem os braços para fazer o lançamento... coisa que pensando bem não tenho feito.. ou seja seguro na cana por cima da cabeça com os braços não esticados mesmo! acho que já é um erro a corrigir nos meus lançamentos!!! Obrigado
João Sousa é mesmo isso, habituar-me ao material e controlar melhor a largada do fio!!! porque ao mudar duma cana de 3,50mts para uma de 4,50mts nota-se a diferença e é mesmo isso... a habituaçao e practica... espero que muita pratica exercida... ou seja que va pescar muitas e muitas vezes

obrigado
João rodrigues obrigado, vou ver tambem uns videos com a mostragem de como lançar... e se a ti sucedeu isso... eu com esse lançamento matava 3 pescador e suicidava-me com a minha propria chumbada de rajada.. assim mesmo muito rapido... porque sou um bocado perito em balançar as chumbadas perto da cabeça dos outros ao posicionar para lançar

mas já estou a ter mais cuidado, obrigado
Ola Filipe tambem penso o mesmo em relação ao que disseste... eu por exemplo tenho pescado na foz do rio douro, lanço como aprendi até agora... em direcçao sou certo, lanço a direito e não na diagonal como alguns lançam, ai ja estou bem, quanto aos lançamentos vou pescar muitas vezes com pessoas muito mais experientes do que eu... lançam muito, por vezes quase que se borram todos

mas no final... quase sempre mesmo sou só eu que trago peixe, há muitos factores mesmo, não é so o lançar longe, tem tudo importancia no fim, não me estou a gabar, nada disso mesmo! só estou somente a dizer, que por vezes o peixe anda mais perto, e eu só quero aprender a lançar mais longe, para o caso de um dia precisar controlar algum obstaculo ou se o peixe tiver a comer mais longe, fazer tentativas...
Quanto á cana tenho cana para essa gramagem a acçao é de 100gr - 250gr portanto penso que posso ir até aos 160 gr sem problemas... digo eu

por vezes o pesquei para onde vou não tem rocha, depende porque costumo ir pescar para varias zonas... já agora não percebi e já procurei imagens... poderias-me esclarecer o que é um terminal cónico? não sei o que é
Obrigado
Oi flex sim a cana esta nos 100gr-250gr, vou ter que treinar entao com a minha caninha pouco usada ainda a de 4,50mts... a ver se vem um robalinho e um sarginho no mar

,
Obrigado pelo link e já vi que foste tu que fizeste aquele grandioso trabalho, lio-o todo e vou re-le-lo varias vezes, parabens e obrigado por essa partilha!
Amigos se algum dia virem uma chumbeira cair ao vosso lado... já sabem, devo ser eu a lançar da outra margem
Muito obrigado por tudo
Grande abraço
Nelson Veloso
boas