Lançamentos da costa (aperfeiçoar)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lançamentos da costa (aperfeiçoar)"
na nova versão do site.

krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Lançamentos da costa (aperfeiçoar)

Mensagem por krazy_dude »

joaosousa Escreveu:Assim seja Nelson :)
Eu no carpfishing uso canas com 3,60m, chumbadas de 85grs e lanço bem... Em termos de distância não sei precisar, mas andará pelos 70-80m (sem fazer grande esforço). Depende muito do material. O importante também é habituares-te a lançar com o teu conjunto, e a partir daí ires vendo até onde podes puxar por ele! Ás vezes o lançamento não é força, é técnica! :D Eu pessoalmente lanço sempre por cima da cabeça, porque consigo fazer lançamentos muito mais precisos! Mas se vais para o mar, penso que é melhor canas com o mínimo de 4,20m sendo o ideal de 4,50m! Para além de conseguires bons lançamentos, a altura da cana é sempre importante para tentar "fugir" da rebentação quando está pousada à espera de peixe! Com canas pequenas, a rebentação teria muita influência na linha e respectivamente, na ponteira da cana!

:D a que eu tenho para o mar, é mesmo desse tamanho ou seja 4,50mts, é uma cana de 3 elementos, acçao 100-250gr eu acho que mesmo para o rio, vou começar a levar essa, pois eu quero treinar os lançamentos longos mesmo para isso, para ir pescar (iniciar-me) no mar, pois ai por vezes convem lançar "fora", quanto aos lançamentos, eu tambem lanço assim, com a cana por cima da cabeça, já tentei ao lado do ombro e lançamentos "com a cana de lado... mas não é a mesma coisa, com a cana por cima da cabeça os lançamentos sao mesmo assim, ou seja precisos! em direcçao principalmente, e eu acho que tens toda a razão... não é preciso muita força as vezes, a tecnica é quase tudo por vezes.. e acho que esta ai uma das coisas que não me permite lançar tão forte, ou seja a tecnica, devo lançar cedo demais... ou seja solto a linha na altura do lançamento muito cedo... pois já vi lançarem com a minha cana de 3,50mts e lançam muito mais longe mesmo... e quase sem grande esforço! :grrr: :hahaha:

Muito obrigado pela resposta João :fixe: se virem que esta a faltar mais alguma coisa ou tiverem mais alguma dica partilhem s.f.f. queria mesmo fazer uns lançamentos á popey :com: :D e não os 60 ou 70 metros que lanço (se tanto)... bahhh

Obrigado :fixe:

Grande abraço

Nelson Veloso
:fishcool:
nhicas
Registado: sexta out 17, 2008 10:18 am

Mensagem por nhicas »

Boas Nelson,

Acho o que foi dito já irá servir para melhorares a tua performance.

Na minha opinião, lançar longe implica uma cana no mínimo 4,5 mt, uma chumbada entre 120 e 160 gr (depende da acção da cana), se a cana for mais flexivel na ponta uma chumbada de 120/140 serve, se for mais rígida aguenta 150/160 gr, a linha que usas também essencial pois quanto mais grossa mais atrito ganha em pleno voo, o melhor é usar uma baixada de 0,45 e depois um 0,35 no resto do carreto ou mais fino dependendo do fundo (rochoso ou areia), cana bem acima da cabeça, braços bem esticados, e se flectires ligeiramente as pernas consegues dar uma impulso mais utilizando o próprio corpo e por fim alguma força de braço. :hahaha:

Dá-lhe aí.
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Os melhores lançamentos que fiz foram com um 0,25 no carreto e com um terminal de choque simples de 0,35-0,40, mas na pesca ao fundo, não gosto muito de pescar assim. É certo que depende dos pesqueiros, mas nos pesqueiros que frequento em 90% das vezes, não se justifica pescar tão fino :D Desde aí meti um 0,35 e toca a andar :D É uma medida que já aguenta algumas pancadas e nos pesqueiros que frequento adequa-se perfeitamente! Agora é treinar Nelson :) experimenta soltar a linha mais tarde, prender quase até à última :D E é como te digo, tens de te habituar bem ao material para tirares partido dele :) Porque a avaliar pelas características da cana, parece-me adequado para se fazer uns lançamentos engraçados :)
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

krazy_dude Escreveu:Boas,

Tenho uma pequena duvida que por vezes podera ser uma coisa grande!

Queria aumentar a distancia dos meus lançamentos da costa,

Eu sei lançar, mas queria aperfeiçoar a tecnica e distancia dos lançamentos...

Alguem me poderá dar umas dicas, em como por vossa experiencia terá melhores resultados? como o posicionamento da cana, a distancia entre a chumbada e a ponteira da cana?

Será melhor lançar com a chumbeira perto da ponteira ou mais perto do chao?

Ajudem ai com o que acham melhor pela vossa propria experiencia.. :D

Abraço

Boa tarde.
Amigo, existe neste forum um topico aberto onde tens um video de 4 segundos com o lançamento feito por um pro.
O homem vira o corpo todo e depois dispara.
Digo-te isto, mas o problema é encontrar o topico.
Já o procurei e não encontrei....mas já o vi.
Talvez alguem te possa ajudar.
Certo é que já tentei e alem da chumbada quase me ter batido na tola, fiquei 3 dias à resca das costas.
Mas isto sou eu....claro

Abraço
JMR
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Krazy, boa noite. Isto dos lançamentos é claramente um fetishe do pescador Português. Se pode fazer a diferença? Pode claro, em certos dias é determinante, em alguns pesqueiros que apresentem coroas de areia longe da margem torna-se essencial fazer um bom lançamento para passar essa barreira.
Para mim o lançamento faz parte de cada um. A gramagem e acção de cada cana x a tua força e técnica é que ditam o que podes usar. Depois isto aliado a materiais de melhor qualidade, ou até simplesmente baixando o diametro da linha usada, caso o local assim o permita, fazem te ganhar metros facilmente.
Sobre as gramagens normalmente os 120 a 140 são optimos para praticar e dá para saber até que ponto podes lançar. Tens cana para esta gramagem?
Se sim exprimenta essa tal de 4,50 mt. A zona onde pescas tem rocha? Se não tiver baixa o diametro da linha e usa um terminal cónico. Só nisto vais ganhar muito.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas,
Como disse o João; a técnica mais que força, o conhecimento do material que se têm e muita prática, ajudam e muito.

O lançamento por cima da cabeça, com canas parabólica de boa qualidade, já permite conseguir boas distâncias. O mais importante será carregar devidamente a cana ( e aqui o gesto e a adequação do peso á capacidade da cana é importante... cana cw100-200gr o óptimo deverá estar algures nas 140-150gr...mas para começar a treinar 120gr está OK )

Para canas mais potentes (tipicamente de acção de ponteira ou repartida) o ground-cast será o lance a dominar, por forma a conseguir tirar todo o partido da potência da cana.

... há por ai muitos videos de lançamentos para perceber as técnicas... depois é só treinar para uma boa execução técnica :lol:

mais algumas dicas aqui http://www.pescador.com.pt/spot.php?id=1139 :wink:
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Ola amigos,

nhicas disseste uma coisa que eu acho que é muito importante... o esticar bem os braços para fazer o lançamento... coisa que pensando bem não tenho feito.. ou seja seguro na cana por cima da cabeça com os braços não esticados mesmo! acho que já é um erro a corrigir nos meus lançamentos!!! Obrigado :D :fixe:

João Sousa é mesmo isso, habituar-me ao material e controlar melhor a largada do fio!!! porque ao mudar duma cana de 3,50mts para uma de 4,50mts nota-se a diferença e é mesmo isso... a habituaçao e practica... espero que muita pratica exercida... ou seja que va pescar muitas e muitas vezes :D :D :D obrigado :fixe:

João rodrigues obrigado, vou ver tambem uns videos com a mostragem de como lançar... e se a ti sucedeu isso... eu com esse lançamento matava 3 pescador e suicidava-me com a minha propria chumbada de rajada.. assim mesmo muito rapido... porque sou um bocado perito em balançar as chumbadas perto da cabeça dos outros ao posicionar para lançar :hahaha: mas já estou a ter mais cuidado, obrigado :fixe:

Ola Filipe tambem penso o mesmo em relação ao que disseste... eu por exemplo tenho pescado na foz do rio douro, lanço como aprendi até agora... em direcçao sou certo, lanço a direito e não na diagonal como alguns lançam, ai ja estou bem, quanto aos lançamentos vou pescar muitas vezes com pessoas muito mais experientes do que eu... lançam muito, por vezes quase que se borram todos :hahaha: mas no final... quase sempre mesmo sou só eu que trago peixe, há muitos factores mesmo, não é so o lançar longe, tem tudo importancia no fim, não me estou a gabar, nada disso mesmo! só estou somente a dizer, que por vezes o peixe anda mais perto, e eu só quero aprender a lançar mais longe, para o caso de um dia precisar controlar algum obstaculo ou se o peixe tiver a comer mais longe, fazer tentativas...
Quanto á cana tenho cana para essa gramagem a acçao é de 100gr - 250gr portanto penso que posso ir até aos 160 gr sem problemas... digo eu :P por vezes o pesquei para onde vou não tem rocha, depende porque costumo ir pescar para varias zonas... já agora não percebi e já procurei imagens... poderias-me esclarecer o que é um terminal cónico? não sei o que é :no2:

Oi flex sim a cana esta nos 100gr-250gr, vou ter que treinar entao com a minha caninha pouco usada ainda a de 4,50mts... a ver se vem um robalinho e um sarginho no mar :D,
Obrigado pelo link e já vi que foste tu que fizeste aquele grandioso trabalho, lio-o todo e vou re-le-lo varias vezes, parabens e obrigado por essa partilha!

Amigos se algum dia virem uma chumbeira cair ao vosso lado... já sabem, devo ser eu a lançar da outra margem :hahaha:

Muito obrigado por tudo :fixe:

Grande abraço
Nelson Veloso
boas :fishcool:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Para mim a resposta é simples.

Treinos. :pay: :join:

Qualquer pescador nos dias de hoje, com o material que se vende, consegue lançar facilmente 150 metros.

Como?

Treinando, se for 10 ou 20 dias seguidos à pesca e tiver o mínimo de atenção ao que está a fazer consegue lançar uma distância razoável.

O problema é que a distância na pesca normalmente não é tudo :pay: :pay: :pay:
Última edição por Paulo em sexta mar 11, 2011 3:28 am, editado 1 vez no total.
Razão: é tudo
Responder