apanha lingueirao com sal é legal disse ministerio e marinha

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"apanha lingueirao com sal é legal disse ministerio e marinha"
na nova versão do site.

levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

apanha lingueirao com sal é legal disse ministerio e marinha

Mensagem por levi simao »

hoje trago uma pergunta...

qual a tecnica elegal para a captura de lingueiroes navalhas ou como queiram chamar..... esta é a pergunta que nao tem resposta ...
pelo menos ninguem me sabe dar

a melhor que tive foi escavando com as maos mas esta foi dita por quem nem sonha como e onde se encontram os lingueroes (pensam que eles se encontram ja em molhes de quilo ensacados(resposta de :com: PM)
Última edição por levi simao em quinta fev 17, 2011 2:34 pm, editado 4 vezes no total.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: qual o metedo legal

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Simão, com sal é a melhor maneira. A vareta é proibida, mas a utilização de sal até hoje não tive conhecimento de problemas com esta técnica. De outra forma é impossível. Pois só com uma pá ou vareta. Sendo que com artes dizem sêr proibido, não me parece que assim o seja.
levi simao

Re: qual o metodo legal

FILIPEPC Escreveu:Boas. Simão, com sal é a melhor maneira. A vareta é proibida, mas a utilização de sal até hoje não tive conhecimento de problemas com esta técnica. De outra forma é impossível. Pois só com uma pá ou vareta. Sendo que com artes dizem sêr proibido, não me parece que assim o seja.
boas filipepg
pois hoje tinha abordo do barco uns kilinhos deles e fui abordado pela PM primeira pergunta entao e essas navalha como foram apanhadas? disse que foram com sal e o PM disse que era ilegal

questionei -entao como apanho? e ele disse que que so cavando mas riu-se e disse não sou eu que faco as leis

visto que nao vejo forma possivel que tal questionar o ministerio das pescas...
Última edição por levi simao em quarta fev 09, 2011 12:22 pm, editado 1 vez no total.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Mas Simão onde está isso escrito na lei??? Tem que estar. Diz que não se pode apanhar com artes/pás, etc.
Agora não vejo alusão ao sal. Escavando? Ao menos devias ter questionado o senhor da PM, se sabe o que é um lingueirão e como se apanha... com educação claro. E pedias para ele te mostrar na lei, ode( artigo em que está essa proibição). Na única vez que fui aborado, foi o que fiz, de inicio quiseram levar a melhor, mas eu sabia que a lei estava do meu lado... E não desarmei. Educadamente, discordei, e vim-me embora sem problemas. É que isto de por vezes quererem ser demasiado rígidos, não me satisfaz. A PM podia e devia fazer um melhor trabalho, pelo menos a nível de fiscalização. Sou a favôr de exisitir mais controle, mas não para sêr o que vejo normalmente... Pagar um coitado com meio quilo a mais do que pode, para o gajo das redes, arrasto e mergulho fazer o que quer. Encontrar um equilibrio é urgente. Não sei se chegará esse dia. Creio que não.
Para não me perder... Lê melhor a lei, e anda com ela contigo como eu faço. Já agora estavas à pesca ou estavas na apanha?
levi simao

mas filipe o problema é que a lei nao te diz o que é priobido mas sim o que é permitido logo o que nao está na lista de artigos autorizados automaticamente é considerado ilegal por isso o que esta mal é a lei que quem fez a lei so vê lingueiroes no prato entao esta abituado a apanhar com a mão.... antes acontecia o mesmo com o casul mas apos reclamarmos a lei foi revista e autorizaram a pá temos de nos voltar a mexer para legalizar o sal ou a vareta(adriça)
Última edição por levi simao em quarta fev 09, 2011 12:22 pm, editado 1 vez no total.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Eu sei Simão, mas a lei não me diz que eu não posso apanhar com sal, logo eu não vou ser multado por tal... Se fôr comigo acompanho a policia ao posto se fôr necessário, mas não me multam por isso. A lei não está bem feita é verdade, mas não nos proibe de tal. Isso é conversa de polícia embirrante... Senão vejamos independentement do que dizes e bem, que a apanha do ligueirão sem estes métodos é impossível, a lei está bem explícita quanto ao uso idevido de pás/artes na apanha de bivaldes por exemplo. Ora lá não diz nada quanto ao uso de sal. A polícia não pode pois inventar. Repara a lei não tem que dizer o que podes usar somente... Se ela deixa em aberto está a deixar-te usar.
Tens exemplos como as canas... ou o número de anzois... A lei é explícita, quanto aos máximos, logo mais do que 3 canas e 3 anzois( com algumas excepções em determinados locais) não podes.
Agora vejamos o exemplo contrário: Uma espécie de peixe que não está na proibição... Se eu apanhar 10 kg dessa espécie com 10 cm a lei não me pode fazêr nada, pois ela diz-me que existem os peixes x,y etc que têm aquelas medias... Os que não dizem, são os cuja proibição ou limite legal não está activo, logo está como acontecia em tempos com todas as espécies: à tua consideração.
A lei tem falhas evidentes, mas quanto a esse aspecto até me parece simples. A lei também não me diz quais os iscos que eu tenho que usar... Diz-me sim os que não posso. O resto é a minha decisão. Parece-me que foste alvo de algo semelhante ao que eu fui naquele dia. Comigo foi por causa de eu têr a pá do casulo no porta bagagens do carro e trazêr um balde de ameijoa( dentro do peso máximo legal). Queriam me chatear porque diziam que o uso da pá era ilegal... Sim senhor, isso é verdade, foi logo o que lhes disse, mas é verdade para a apanha de ameijoa, não para a apanha de casulo. Eu trazer a pá no carro, é meu direito pois possuo licença para tal( é o mesmo de têr uso e porte de arma), logo a menos que me tenham apanhado a capturar a ameijoa com aquela pá ninguem me ia multar... E fui-me embora tranquilamente. Percebes o exemplo? Aquilo era só para embirrar, pois eu tinha apanhado a ameijoa como sempre. com as mãos. Não me tinham visto com nehuma pá a apanhar( num dia com dezenas de pescadores a fazê-lo), mas epa apetceu-lhes embirrar. Tiveram foi azar pois eu conhecia a lei. Um pobre coitado ali tinha sido multado. É contra esta postura que eu sou.
No teu caso se te viram a capturar com vareta, :join: , epa sabes que estás a incumprir, se viram com sal, deves perguntar onde está escrito tal... se não viram, a resposta é simples: Comprei na praça. e termina a conversa.
levi simao

essa da pa e da faca de mariscar tambem me fizeram inha a faca de mariscar a bordo e o PM disse que nao podia eu disse-le que podia pois a alteracao da lei vei permitir o uso da faca de mariscar ( a possuidores de licenca de pesca) e ele feito :huuum: disse á estive de ferias nao sei da entrada dessa lei...

Portaria n.º 144/2009
de 5 de Fevereiro
Artigo 3.º

2-A pesca lúdica apeada pode ainda ser exercida com
a arte de malhada, bem como com os utensílios faca de
mariscar, camaroeiro e pá ou enxada de cabo curto.

9 — É proibido deter, transportar ou manter a bordo
artes de pesca ou utensílios distintos dos previstos no presente
diploma.

esta alinea 9 dalhes razao :hummm: :hummm: nao axas
mas esta do sal tem de ser bem analisada pois nao veja alternativa mas com fiz no caso da pa e da faca mandei um mail a DGPA eles logo arranjam resposta depois posto aqui
Última edição por levi simao em quarta fev 09, 2011 12:23 pm, editado 1 vez no total.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Não pois o que é isso de ir a bordo? A bordo do barco? Eu estava de carro no meu caso. Estava com licença, logo não vejo ligação, até porque aquilo era pá de casulo, nem sequer era de apanha de ameijoa.
É complicado Simão, mas essa resposta que o sr. agente te deu revela o que penso, nem eles sabem ao que andam... Essa lei que alterou quando entrou em vigor?
Não percebo com o que diz no artigo 9 está em vigor depois de se lêr o art. 2. É como se um anulasse o outro.
Responder