Eu sei Simão, mas a lei não me diz que eu não posso apanhar com sal, logo eu não vou ser multado por tal... Se fôr comigo acompanho a policia ao posto se fôr necessário, mas não me multam por isso. A lei não está bem feita é verdade, mas não nos proibe de tal. Isso é conversa de polícia embirrante... Senão vejamos independentement do que dizes e bem, que a apanha do ligueirão sem estes métodos é impossível, a lei está bem explícita quanto ao uso idevido de pás/artes na apanha de bivaldes por exemplo. Ora lá não diz nada quanto ao uso de sal. A polícia não pode pois inventar. Repara a lei não tem que dizer o que podes usar somente... Se ela deixa em aberto está a deixar-te usar.
Tens exemplos como as canas... ou o número de anzois... A lei é explícita, quanto aos máximos, logo mais do que 3 canas e 3 anzois( com algumas excepções em determinados locais) não podes.
Agora vejamos o exemplo contrário: Uma espécie de peixe que não está na proibição... Se eu apanhar 10 kg dessa espécie com 10 cm a lei não me pode fazêr nada, pois ela diz-me que existem os peixes x,y etc que têm aquelas medias... Os que não dizem, são os cuja proibição ou limite legal não está activo, logo está como acontecia em tempos com todas as espécies: à tua consideração.
A lei tem falhas evidentes, mas quanto a esse aspecto até me parece simples. A lei também não me diz quais os iscos que eu tenho que usar... Diz-me sim os que não posso. O resto é a minha decisão. Parece-me que foste alvo de algo semelhante ao que eu fui naquele dia. Comigo foi por causa de eu têr a pá do casulo no porta bagagens do carro e trazêr um balde de ameijoa( dentro do peso máximo legal). Queriam me chatear porque diziam que o uso da pá era ilegal... Sim senhor, isso é verdade, foi logo o que lhes disse, mas é verdade para a apanha de ameijoa, não para a apanha de casulo. Eu trazer a pá no carro, é meu direito pois possuo licença para tal( é o mesmo de têr uso e porte de arma), logo a menos que me tenham apanhado a capturar a ameijoa com aquela pá ninguem me ia multar... E fui-me embora tranquilamente. Percebes o exemplo? Aquilo era só para embirrar, pois eu tinha apanhado a ameijoa como sempre. com as mãos. Não me tinham visto com nehuma pá a apanhar( num dia com dezenas de pescadores a fazê-lo), mas epa apetceu-lhes embirrar. Tiveram foi azar pois eu conhecia a lei. Um pobre coitado ali tinha sido multado. É contra esta postura que eu sou.
No teu caso se te viram a capturar com vareta,

, epa sabes que estás a incumprir, se viram com sal, deves perguntar onde está escrito tal... se não viram, a resposta é simples: Comprei na praça. e termina a conversa.