Lição!!!

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lição!!!"
na nova versão do site.

FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Lição!!!

Mensagem por FILIPEPC »

Nunca o título foi tão bem escolhido... Seria sempre este o título deste relato. Porquê? Bem o amôr à pesca é tanto, que nós por vezes vâmos ao mar, mesmo em dias em que a nossa experiência nos diz que a pesca vai sêr complicada.
Nem que seja para justificar as nossas cranças ou simpesmente para pô-las de parte( consoante o resultado), alguns carolas decidiram pôr-se a caminho.
O windguru apresentava tudo perfeito, :nono: , bem pessoal, QUASE tudo... Um dos aspectos mais importantes que dou hoje em dia quando pesco em praia, naquela zona(lagoa e meco), trata-se das aguagens ( período da vaga). Há muito que digo a todos que acima de 12 começa a sêr muito difícil pescar e acima de 14 é impraticável( já lá vamos)... Pois nós fomos apanhar 16... De resto, bem de resto estava perfeito. Mar de 3,6( reais estavam muito menos), mar certinho, vento quase nulo, lua nova... tinha tudo :nono: , ou QUASE tudo para sêr uma grande noite de pesca.
Por motivos pessoais, o grupo subdividiu-se. Na sexta feira pescaram 7 pessoas, ontem julgo que 4 ou 5... Resultados:
Bem eu da minha parte passei horas a fingir que pescava, chumbada lançada, chumbada cuspida, chumbada areada, linhas enleadas( eu só pensava tens que evoluir, tens que achar uma solução para isto hoje... Existiria???). Troquei 3 vezes de lugar, sempre em busca de um local mais calmo... As horas passaram e as grades continuavam. Assim não dá pensavámos nós... Vamos para casa... Como a maré estava perto da preia mar, aguentámos mais um pouco quando sai o primeiro sargo de meio quilo e lá animámos... As dificuldades eram muitas... Tenho ideia que em cerca de 30 lançamentos nem 5 consegui manter a pesca certinha. O mar não nos deixava pescar... Na última hora e meia sairam uns peixes( sargos) no meio daquela confusão. Eu lá safei a grade perto das 4 da manhã com um belo matateu( sargo).

No final deu o seguinte: Pedro pereira(pjpescador) 4 sargos entre 500 a 700 gramas/ Filipe joão 1 sargo 400 gramas/ Luís amaral 2 sargos de cerca de 500 gramas/ eu 1 sargo de 1,200 kg/ Octávio, Seabra e Faneca (grade)

Canas: Shimano power aero xtr 4,25/shimano super aero tecnium/ Cormoura dragon fly/ banax steel power(2)/ Mori strong/ Vega excelence(2), entre outras
Carretes: Shimano aero tecnhium xt(2), aero tecnhium xsb, Ultegra xsa( 2) / Titanus xt, Banax poseiden, Daiwa emcast advanced, entre outros.
Iscos: Casulo e lingeuirão.

Pedro tiras-te umas fotos à paisagem posta isso amigo...
Eu só tenho do meu peixe. Quem tiver que poste.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ainda NÃO acabou... Qual a lição disto tudo??? Eu tirei algumas.
- Confiar no que já aprendi, e eu sei que acima dos valôres que referi é muito dificil se pescar.
- A segunda ideia que retiro é que preciso evoluir e sabêr o que fazêr nestes dias... Tem que existir uma solução nem que seja de improviso. O amôr que tenho pela pesca de certeza que me ajudará a subir mais este patamar. Estou sempre disposto a ouvir quem saiba mais e me queira explicar.

Porque digo que é possível??? Lembram-se do inicio do texto? Sexta fomos alguns, sábado foram mais... O Jorge, Chico, Mascaranhas, gradaram( apenas um peixe aranha, devolvido), mas já soube que o meu amigo Vítor, de nós todos o melhor lançador, e mais experiente ainda safou a pesca com um robalo de 1,5 kg e um matateu de 2,4 kg.
Também me disse que apesar das fortes aguagens conseguiu ir pescando... Vítor tens que me dar umas dicas sobre isso, pois para mim foi mesmo difícil.

Quando oiço que algúem conseguiu pescar num dia impraticável isto deixa-me feliz, faz-me crer que é possível, e se é possível eu vou lá chegar... Aos que estiveram mais uma noite comigo muito obrigado pela companhia. Melhores dias virão :fixe: .
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Re: Lição!!!

Mensagem por pesca no prato »

Antes de mais, um abraço a todos os participantes,

O Vitor sacou um Sargo com 2.5kg, belo peixe e diga-se de passagem, que não é muito normal mas... tem muita sabedoria sobre o assunto, grande abraço Vitor.

Filipe não tenho nada para te ensinar mas nessas condições não costumo pescar ou então só com chumbadas de aranha, pelo que sei foi o que safou a pesca ao Pedro.

Belo Sargo Filipe, mesmo assim safaste a pesca até pelo que te conheço, é certo que é pouco mas já dá para ver que gostas do convívio e sobre esta matéria tenho de te dizer que estou a aprender contigo. Digo isto não porque não goste de partilhar informação mas sim por não gostar de confusão. Até algum tempo atrás não arrancava para a pesca com mais de uma ou duas pessoas e agora dou comigo a ir, poucas vezes é certo, com uma teca de pessoal, tudo boa gente.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Nuno não faz sentido, para quem ama a pesca, não partilhar. Se ganhassemos dinheiro com isso eu entendia, agora e embora respeite, quem fala comigo ou convive, sAbe que dentro do que eu sei, qualquer pergunta que me faça eu vou responder. Uma máxima que tenho na pesca é nunca mentir nem enganar ningúem. Nunca o fiz.
Respeito quem prefira esconder. Respeito e compreendo, sei o que isso implica. Mas enfim, é uma escolha, e graças a isso conheci alguma gente boa.
Quanto à pesca tenho ouvido algumas aparições desses sargos principalmente nas praias da fonte da telha de noite. Acontece. O vítor tem uma vantagem logo à partida: É de todos o que lança mais fora. Pode fazer diferença em alguns dias.
Tens que vir mais vezes, olha que este pessoal é do melhor. Passar uma noite com eles é uma benção.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
FILIPEPC Escreveu:Nuno não faz sentido, para quem ama a pesca, não partilhar. Se ganhassemos dinheiro com isso eu entendia, agora e embora respeite, quem fala comigo ou convive, sAbe que dentro do que eu sei, qualquer pergunta que me faça eu vou responder. Uma máxima que tenho na pesca é nunca mentir nem enganar ningúem. Nunca o fiz.
Respeito quem prefira esconder. Respeito e compreendo, sei o que isso implica. Mas enfim, é uma escolha, e graças a isso conheci alguma gente boa.
Quanto à pesca tenho ouvido algumas aparições desses sargos principalmente nas praias da fonte da telha de noite. Acontece. O vítor tem uma vantagem logo à partida: É de todos o que lança mais fora. Pode fazer diferença em alguns dias.
Tens que vir mais vezes, olha que este pessoal é do melhor. Passar uma noite com eles é uma benção.
Descrição 5 *****, com reportagem fotográfica e continuando só posso dizer continuem a fazer essas pescas e sejam teimosos, sobre a lição, é como nós dizemos, "andar a aprender até morrer".

Sobre o teu modo de estar na pesca, só posso dizer-te para continuares a ter esse pensamento da partilha e esse modo de estar na vida, pois eu também sou assim, além do mais não sou balanceiro, nem tenho segredos. Quando tenho peixe suficiente em casa e fui abençoado com mais uma boa pesca e isso na embarcada vai acontecendo, só tenho pena é de já não pescar embarcado desde 18DEZ2010 e apeada desde 24OUT2010, chego a casa e distribuo pelos vizinhos e amigos, ou então ligo a um amigo e ele leva a mala térmica, com o peixe que tem, não entrando eles sequer em minha casa, atenção depois devolvem a mala.

Antes de terminar, agradeço a partilha

Abraço.

Braga.

P.S. - Ó Filipe fizeste a limpeza aos dentes do sargo? :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem Filipe estou como o "pesca no prato", a minha solução mais óbvia seria usar uma chumbada de aranha, depois de ter experimentado uma de bola (por vezes resulta).

Agora se dizes que o pescador que apanhou mais é o que lança mais longe, pode ter estado aí outra diferença, se calhar com isso sempre conseguia ter a pesca mais uns tempos dentro de água. Ou não apanhava tanta aguagem.

E já agora, obrigado pelo relato pode ser que realmente dê uma dicas interessantes, vou ficar a aguardar com interesse pelas explicações. :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Eu não tinha chumbadas de aranha... No entanto isso traz outro problema, como é o arear da chumbada, que estava a acontecer quase sempre.
O que aconteceu já eu esperava... Agora, claro que sinto que ali tinha que têr um 2 plano e não tive... Isso prejudicou-me claramente. A mim e a todos.
O Vítor foi pescar ontem, onde as aguagens eram fortes, mas já eram de 14. Ele realmente lança muito, e obvio que pode têr feito diferença.

Braga, é uma forma de estar na pesca sim. Gosto de epscar em grupo com companhia. Gosto imenso dos convivios, e da mesma forma que gosto de aprender, também gosto de ensinar o que sei a quem se está a iniciar. Sei o quanto é importante cresceres ao lado de alguem que te possa ajudar. Tive em novo alguns bons professores. A eles devo muito. Ensinaram-me de borla, em troca de nada. Hoje faço o mesmo e tento que a mim( os que mais sabem) continuem também a ensinar.

Para mim estar à pesca desta maneira é uma forma de estar.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Mais uma vez, gostei de ler. :fixe:

O mar por aqui também esteve valente, a rebentar muito longe e a varrer as praias (principalmente na maré cheia).

Quanto ao resto, Filipe, há várias formas de tentar ultrapassar o problema (sim, o sublinhado no tentar é de propósito :tecla: ). Falaste na distância de lançamento, e é correcto. Foi falada a chumbada aranha e também acho correcto, embora para mim só goste de utilizar quando a corrente é lateral (paralela à praia).
-Falou-se também na chumbada bola, que curiosamente em determinadas circunstâncias funciona muito bem.
-Falou-se (e bem) também no local específico do pesqueiro, mas nestes dias por vezes é realmente difícil identificar o tal spot que imaginamos quente e deixa pescar.
-Faltou falar na espessura da linha madre que, quanto mais fina maior a distância alcançada no lançamento e menos as águas actuam sobre a mesma, portanto menos arrastamento.
-Faltou também falar do tipo de isco e formato da iscada, que quanto mais volumosa mais o mar puxará por ela e arrastará a nossa pesca.
-Faltou também falar a que altura está a cana em repouso e por conseguinte se há mais ou menos linha dentro de água (pode bastar andar uns metros para o lado ou para trás e ter a cana em cima de um medão ao invés de estar numa cova).
-Faltou falar em aumentar um pouco do peso da chumbada utilizada.
A conclusão a que chego é que nestes dias com o mar assim, invariavelmente a pesca é muito difícil. Nem todos os locais são iguais, mas não se devem esperar facilidades. E pôr a cana à pesca e deixá-la lá a ruminar sozinha... nem pensar. Não é dia/noite para isso. Vamos tentando tudo, e vamos estando à pesca. É um surfcasting activo, bom para combater o frio. :hahaha:

p.s. Com estes mares, sempre muito cuidado onde se deixa o equipamento e nunca virar as costas ao mar. Pode vir um enchio e "a padiola vira-se". :hellllp:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Olá Ramiro. Tirando a chumbada de aranha que não tinha levado, o resto tinha comigo e não anda longe do que fiz... Fartei-me de batalhar em busca do peixe, pois sentia que o peixe andava lá, mas eu é que não pescava. Gosto imenso destas dificuldades. Acho sempre que me podem fazêr crescer. Tenho noção que a distância de lançamento deve ter sido logo factor que fez a diferença. Eu falando em voltas de um aero tecnhium xsb( 102 cm/volta), lanço menos umas 20 a 30 voltas do que o Vítor, e algunslançam menos 20/30 do que eu, logo está tudo dito neste aspecto.
A lição que tomei é que na próxima se quiser ir pescar desta forma, levo outro tipo de material. Um dos grandes problemas foi a chumbada arear quase todos os lançamentos. Além de correr, ainda areava, era o desespero :hahaha: . Bem, pescar em dias fáceis todos os fazem, logo há-que tentar algo diferente para uma próxima. Deixar de ir é que não deixo.
Responder