Ponteiras das canas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ponteiras das canas"
na nova versão do site.

krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Ponteiras das canas

Mensagem por krazy_dude »

Ola,

Como é que um maçarico ou seja eu :no2: consegue ver uma cana numa loja ou em qualquer lado e consegue decifrar se uma cana tem ponteira sensivel, mais dura, se é semi-parabolica ou não etc etc...

Algumas dicas?

Obrigado.

Cumprimentos

Nelson Veloso
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Ponteiras das canas

Mensagem por Paulo »

Uma boa Pergunta :hahaha: :hahaha: :fixe:

1º Tens de "abanar" a cana, se ela mexer só a ponteira, é de acção ponta de ponteira.

2º Tens outra forma (para mim a melhor). Prendes com a mão o 1º passador e pedes para alguém segurar a cana, depois quem está a segurar faz força e tu também e vêem o efeito da cana, por esse efeito conseguem saber se é parabólica, semi (faz meia parábola) ou de ponta/rápida (só a ponta verga).

Se continuares com duvidas, escreve, amanhã tento explicar melhor. :fixe:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

krazy_dude Escreveu:Ola,

Como é que um maçarico ou seja eu :no2: consegue ver uma cana numa loja ou em qualquer lado e consegue decifrar se uma cana tem ponteira sensivel, mais dura, se é semi-parabolica ou não etc etc...

Algumas dicas?

Obrigado.

Cumprimentos

Nelson Veloso
Já agora, Paulo, e porque eu tambem sou maçarico, para lançamentos mais longos, qual é a melhor?
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

paulo Escreveu:Uma boa Pergunta :hahaha: :hahaha: :fixe:

1º Tens de "abanar" a cana, se ela mexer só a ponteira, é de acção ponta de ponteira.

2º Tens outra forma (para mim a melhor). Prendes com a mão o 1º passador e pedes para alguém segurar a cana, depois quem está a segurar faz força e tu também e vêem o efeito da cana, por esse efeito conseguem saber se é parabólica, semi (faz meia parábola) ou de ponta/rápida (só a ponta verga).

Se continuares com duvidas, escreve, amanhã tento explicar melhor. :fixe:
Uma imagem vale por mil palavras: :o
Imagem

A-Acção lenta

B-Acção moderada

C-Acção rápida

D-Acção ultra rápida

E para não ferir sensibilidades:
Fonte: Pesca-PT.com
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Pois, realmente fica claro com a imagem. :fixe:

Na teoria a que lança mais é a rápida, mas há que saber puxar por ela. Por isso e na pratica para quem pesca poucas vezes (não treina regularmente os lançamentos), as semi-parabólicas são as que lançam mais porque permitem fazer lançamentos com alguma distância sem grande técnica.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Em canas telescópicas, pode ser visto com já foi referido, mas em canas de elementos, pode-se também ver doutro modo, vou dar o exemplo das cana para pesca embarcada, que trazem sempre mais do que uma ponteira. Assim retiramos todas as ponterias fornecidas para aquela cana, segurando no 1ª. passador (como o Paulo já referiu), das três ponteiras (normalmente o número fornecido, podendo ser de carbono e/ou fibra) e vão ver que existe uma ponteira mais rija, logo de maior sensibilidade para a ferragem, outra intermédia e por último a que dobra mais, mais parabólica. Como seguram as três ponteiras pelo passador, irão ver que a zonas de encaixe estão inclinadas de modos diferentes.

Espero ter conseguido explicar-me de modo a que todos percebam, mas digam algo se existirem dúvidas.

Abraço.

Braga.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Algumas dicas?

Obrigado.

Cumprimentos

Nelson Veloso
Depois de reler o pedido, se calhar convinha saber qual o tipo de pesca que pretendes fazer para os mais entendidos (que não eu) poderem sugerir o tipo de cana...também ando nisto há pouco tempo e até há algum tempo uma cana era uma cana, até ter levado uma cana de mar para o rio e não sentir o peixe a ferrar. (A cana mal mexia, cheguei a puxar linguados pensando que era lixo, nunca deu sinal!)
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

carekapt Escreveu:

Algumas dicas?

Obrigado.

Cumprimentos

Nelson Veloso
Depois de reler o pedido, se calhar convinha saber qual o tipo de pesca que pretendes fazer para os mais entendidos (que não eu) poderem sugerir o tipo de cana...também ando nisto há pouco tempo e até há algum tempo uma cana era uma cana, até ter levado uma cana de mar para o rio e não sentir o peixe a ferrar. (A cana mal mexia, cheguei a puxar linguados pensando que era lixo, nunca deu sinal!)
Olha que o linguado tem a particularidade, pelo menos a maioria dos que já apanhei, de dar só um toque, depois fica parado. Se não vemos esse primeiro toque muitas vezes nem sabemos que está lá peixe.

Mas tens razão a cana tem de estar adequada ao que queremos apanhar, com qualquer cana se apanha peixe, agora se estiver adequada ao que estamos a pescar facilita muito as coisas. :beer:
Responder