Como é que um maçarico ou seja eu consegue ver uma cana numa loja ou em qualquer lado e consegue decifrar se uma cana tem ponteira sensivel, mais dura, se é semi-parabolica ou não etc etc...
1º Tens de "abanar" a cana, se ela mexer só a ponteira, é de acção ponta de ponteira.
2º Tens outra forma (para mim a melhor). Prendes com a mão o 1º passador e pedes para alguém segurar a cana, depois quem está a segurar faz força e tu também e vêem o efeito da cana, por esse efeito conseguem saber se é parabólica, semi (faz meia parábola) ou de ponta/rápida (só a ponta verga).
Se continuares com duvidas, escreve, amanhã tento explicar melhor.
Como é que um maçarico ou seja eu consegue ver uma cana numa loja ou em qualquer lado e consegue decifrar se uma cana tem ponteira sensivel, mais dura, se é semi-parabolica ou não etc etc...
Algumas dicas?
Obrigado.
Cumprimentos
Nelson Veloso
Já agora, Paulo, e porque eu tambem sou maçarico, para lançamentos mais longos, qual é a melhor?
1º Tens de "abanar" a cana, se ela mexer só a ponteira, é de acção ponta de ponteira.
2º Tens outra forma (para mim a melhor). Prendes com a mão o 1º passador e pedes para alguém segurar a cana, depois quem está a segurar faz força e tu também e vêem o efeito da cana, por esse efeito conseguem saber se é parabólica, semi (faz meia parábola) ou de ponta/rápida (só a ponta verga).
Se continuares com duvidas, escreve, amanhã tento explicar melhor.
Uma imagem vale por mil palavras:
A-Acção lenta
B-Acção moderada
C-Acção rápida
D-Acção ultra rápida
E para não ferir sensibilidades:
Fonte: Pesca-PT.com
Na teoria a que lança mais é a rápida, mas há que saber puxar por ela. Por isso e na pratica para quem pesca poucas vezes (não treina regularmente os lançamentos), as semi-parabólicas são as que lançam mais porque permitem fazer lançamentos com alguma distância sem grande técnica.
Em canas telescópicas, pode ser visto com já foi referido, mas em canas de elementos, pode-se também ver doutro modo, vou dar o exemplo das cana para pesca embarcada, que trazem sempre mais do que uma ponteira. Assim retiramos todas as ponterias fornecidas para aquela cana, segurando no 1ª. passador (como o Paulo já referiu), das três ponteiras (normalmente o número fornecido, podendo ser de carbono e/ou fibra) e vão ver que existe uma ponteira mais rija, logo de maior sensibilidade para a ferragem, outra intermédia e por último a que dobra mais, mais parabólica. Como seguram as três ponteiras pelo passador, irão ver que a zonas de encaixe estão inclinadas de modos diferentes.
Espero ter conseguido explicar-me de modo a que todos percebam, mas digam algo se existirem dúvidas.
Algumas dicas?
Obrigado.
Cumprimentos
Nelson Veloso
Depois de reler o pedido, se calhar convinha saber qual o tipo de pesca que pretendes fazer para os mais entendidos (que não eu) poderem sugerir o tipo de cana...também ando nisto há pouco tempo e até há algum tempo uma cana era uma cana, até ter levado uma cana de mar para o rio e não sentir o peixe a ferrar. (A cana mal mexia, cheguei a puxar linguados pensando que era lixo, nunca deu sinal!)
Algumas dicas?
Obrigado.
Cumprimentos
Nelson Veloso
Depois de reler o pedido, se calhar convinha saber qual o tipo de pesca que pretendes fazer para os mais entendidos (que não eu) poderem sugerir o tipo de cana...também ando nisto há pouco tempo e até há algum tempo uma cana era uma cana, até ter levado uma cana de mar para o rio e não sentir o peixe a ferrar. (A cana mal mexia, cheguei a puxar linguados pensando que era lixo, nunca deu sinal!)
Olha que o linguado tem a particularidade, pelo menos a maioria dos que já apanhei, de dar só um toque, depois fica parado. Se não vemos esse primeiro toque muitas vezes nem sabemos que está lá peixe.
Mas tens razão a cana tem de estar adequada ao que queremos apanhar, com qualquer cana se apanha peixe, agora se estiver adequada ao que estamos a pescar facilita muito as coisas.