Pescar enguia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescar enguia"
na nova versão do site.

Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Pescar enguia

Mensagem por Abade »

Alguém me pode dar umas dicas para pescar enguias?
Á algum tempo apanhei umas poucas em dias quase seguidos, depois andei sempre a tentar no mesmo sítio e nunca mais saiu nada.
Houve quem disse-se que dependia muito do tempo mas eu não sei com que tempo (nublado, chuva, etc) as devo apanhar.
Podem me dar umas dicas.
Boas pescarias :boia:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Pescar enguia

Mensagem por Mario Fialho »

Amigo Abade hà quem perceba mais desta pesca do que eu mas tanto quanto sei as enguias mostram-se mais activas com aguas turvas e com o tempo mais tempestuoso. Esperemos que apareça mais alguem para lhe dar mais umas dicas :tecla:

Mario Fialho
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Mario Fialho Escreveu:Amigo Abade hà quem perceba mais desta pesca do que eu mas tanto quanto sei as enguias mostram-se mais activas com aguas turvas e com o tempo mais tempestuoso. Esperemos que apareça mais alguem para lhe dar mais umas dicas :tecla:

Mario Fialho
Exactamente a minha opiniao... Não é pesca que fala muitas vezes mas adoro uma caldeirada delas ou entao uns atacadores fritinhos... :join:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Mensagem por Mario Fialho »

Esquecime de mencionar: de preferencia de noite :fixe: :)

Mario Fialho
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Minhoca da terra e figado de galinha cozido são dois iscos mortais para estes bichos, que vos deixo para vocês apanhare, pois não gosto nada :join: .
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

se pretendes apanhar uma enguias na Ria de Aveiro, primeiro de tudo deves saber bem escolher o pesqueiro.

Pesca ao fundo.

Os pesqueiros ideiais são fundões formados por cruzamento de correntes e dentro de canais, de largura limitada para que possas bater o canal completo. Para o caso de não puder usar barco, zonas com muralhas de "lodo" (Bico da Murtosa, Cais da Bestida, Estaleiros em Ilhavo, etc.) são os locais indicados para a enguia, ela comporta-se como o safio, com a diferença de permanecerem em "cardume" até idade mais avançada.

Com maré vaza, fundões ou canais pouco largos, com maré cheia, zonas de lodo com baixa profundidade e muralhas de lodo o quanto profundas possível.

Iscos, carangueijo de larga (aka carangueijo de dois cascos) e casulo. A serradela também poderá funcionar, mas o carangueijo desbasta tudo antes de a minhota pousar no fundo:D

Dias de pesca, sempre no dia seguinte a um muito chuvoso. Periodo do dia, o normal, madrugada, por do sol ou noite.

No caso de noite existem outras técnicas de pesca que podem ser bem recompensadas, mas exige alguma técnica e conhecimento profundo dos canais da ria.

Como falou o FILIPEPC, a minhoca da terra pode fazer milagres, mas em situações, técnica de pesca e locais especificos...

boas :fishcool: e dou-lhe um conselho, nesta época estão é a sair solhas com fartura, com tamanho médio de 1Kg, utilize os mesmos iscos mas em zonas arenosas e pode ter boas surpresas
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

FILIPEPC Escreveu:Minhoca da terra e figado de galinha cozido são dois iscos mortais para estes bichos, que vos deixo para vocês apanhare, pois não gosto nada :join: .

Só tenho uma duvida...o que vai impedir de eu comer os fígados de galinha com uma mini enquanto mando a minhoca de terra às enguias ? :P
(vou experimentar na próxima vez )

Acrescentando também um pouco da minha (pouca) experiência, água fria não é bom para a actividade das enguias, tendem a ficar sossegadas em casa [-X , por isso quando for pescar, molhe o dedo para ver como está a temperatura!

Cumps,
carekaPT
Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Mensagem por Abade »

Como disseste drpauloalmeida andam a sair solhas de 1kg.
Amanhã vou á pesca de solha durante o dia, o sítio é para a praia da Barra mas a pescar para a ria.
Diz aí alguns truques para pescar lá solhas, iscos, anzois, maré, etc
Boas pescarias :fishcool:
Responder