Estamos no tempo da desova do robalo,as grandes fêmeas encostam para largar os "bebes" e os machões vem ao cheiro de fazer a sua fertilização..mas ao contrário do que seria de esperar o que mais se tem visto (da minha parte) é muita chavalada. Robalitos entre os 15/20 cm que andam no meio do restulho de ondas de 2 e 3 mts e que vêm presos a anzois 1/0 e 2/0.O que se passa?É so aqui na zona do Porto ou é geral?
Cumprs
Intriga
Exceptuando algumas capturas pontuais, e pelo que vou sabendo através de vários pescadores, é geral.
Penso que uma das razões é a temperatura das águas, elevada para a época e que não conduziu esse peixe mais miúdo para profundidades maiores, onde a amplitude térmica é menor e se sentem mais resguardados.
Quanto à escassez da presença dos bons Robalos, uma das possibilidades é as "Robalonas" não sentirem as temperaturas adequadas à desova e estarem a atrasar o ciclo, aguardando por melhores dias.
Outra razão possível são os prof's com os seus cercos aos cardumes. Só colhem e não semeiam. Esta atitude repetida nos últimos anos começa a revelar as suas consequências e, qualquer dia nem para eles nem para ninguém.

Penso que uma das razões é a temperatura das águas, elevada para a época e que não conduziu esse peixe mais miúdo para profundidades maiores, onde a amplitude térmica é menor e se sentem mais resguardados.
Quanto à escassez da presença dos bons Robalos, uma das possibilidades é as "Robalonas" não sentirem as temperaturas adequadas à desova e estarem a atrasar o ciclo, aguardando por melhores dias.

Outra razão possível são os prof's com os seus cercos aos cardumes. Só colhem e não semeiam. Esta atitude repetida nos últimos anos começa a revelar as suas consequências e, qualquer dia nem para eles nem para ninguém.

e caso pra perguntar agora que a fiscalização existe aondeé que ela anda???
è mal dos pescadores profissonais so querem colher (compreensivel pois é a vida deles) mas nesse ascto via tudo a frente sejam juvenis,jovens,adultos, ou os velhinhos , marcha tudo e sempre em quantidades consideraveiis que depois levam a estes acontecimentos.
mas somos nos que estragamos a pesca 

è mal dos pescadores profissonais so querem colher (compreensivel pois é a vida deles) mas nesse ascto via tudo a frente sejam juvenis,jovens,adultos, ou os velhinhos , marcha tudo e sempre em quantidades consideraveiis que depois levam a estes acontecimentos.

Boas
realmente "robalos grandes" so se for la pros lados do nosso amigo Aranha
pq de resto nem ve-los .em relação á fiscalização no papel e tudo muito bonito agora na pratica .Ainda ontem fui as compras com a Maria ao Modelo e quando passei pela peixaria tinha la uns 5 robalinhos o maior se tivesse 20 cm era muito,a mim pareçe-me meus amigos e que mais uma vez fomos enganados a fiscalização so vai ser feita a nos (para ver se temos a licença) pq de resto vai continuar tudo na mesma.
Saudações
realmente "robalos grandes" so se for la pros lados do nosso amigo Aranha

Saudações

A propósito já alguém foi fiscalizado em terra

E como já disse noutro tópico, duvido muito que a GNR e a Guarda-fiscal vá fiscalizar alguém. Eles além de não estarem interessados em fiscalizar (nem formação sequer tiveram para isso), não têm dinheiro para andar a gastar com esse tipo de fiscalização.
Podemos ver isso por outras coisas mais importantes para as populações que eles não fazem por não terem meios…