ruiformi Escreveu:Temos surfista!
Do pouco que sei, e sendo "leitor" do windguru há muito tempo para praticar bodyboard, o período está directamente relacionado com o tamanho da ondulação: quanto "maior" estiver o mar, maior será o período.
ACHO que pouco ou nada tem a ver com a intensidade do vento. O mesmo para as marés: não afectam o período.
Cumps e boas pescas!
Boas companheiros
é obvio que a ondulação tem a ver com o vento !!! a ondulação é criada por tempestades e ventos fortes em alto mar chegando depois a terra em forma de vaga e muitas das vezes por estar vaga de 3m ou 4 m não quer dizer que não se possa pescar ,fica um exemplo:
se a vaga estiver com 4 metros do quadrante norte e o vento estiver de sul ,em carcavelos não vai estar grande mar, á que ter em conta que o vento sul vai abrandar a vaga comforme esta se aproxima de terra.
quanto á pergunta do tópico para melhor ler o windguru á que ter alguma experiencia em nos situarmo-nos no território sendo assim e acompanhando com conhecimento da rosa dos ventos e pontos cardeais não será algo muito complicado de fazer chegando mesmo a tornar-se óbvio sem ter conhecimento do local em questão seja ele qual for ,ou seja só a nivel geográfico.
claro que se conhecer-mos o local fisicamente tambem é de grande relevo, e na pesca ainda mais pois com os swells( conjuntos de vagas) a fustigar a costa constantemente é mais que normal que a costa esteja em constante "mutação".
eu quando surfava adorava surfar em peniche pois pela sua localização geográfica é "pau para toda a obra " ou seja não havia vento ou swell que nos abrandá-se pois havia sempre sitio que se apropriava mais á prática (era só mudar de lugar).
ex. vento sul- lagido, pico da mota , almagreira etc....
vento norte - supertubos , molhe leste, consolação etc....
vento leste- baleal ,papoa etc...
por ai adiante.... basicamente era vento offshore ( vindo de terra para o mar frontalmente).
ps- parece-me que andam por aqui uns surfistas da banheira

ai andam andam
e o periodo da vaga é em segundos ou seja 10 é 10 segundos entre vagas
quanto ao local onde pescas há por "cá" uns camaradas que frequentam esses pesqueiros e te podem elucidar mais sobre os mesmos

( cheguem -se á recepção pessoal vá lá

)
BOAS PESCARIAS A TODOS
