Boas companheiro...
Em relação ao material que já tens como o colega zezinho te disse o carreto dá, a cana se for a ver apenas pelo tamanho também dá, é claro que convém ver as outras características principalmente o gramagem que aguenta, para surfcasting convém ser 100-200g no mínimo já que vais usar chumbadas pesadas...
Quanto á linha se for apenas surfcasting podes usar 0.30mm e depois fio cónico ou uma linha 0.40mm para chicote (também não sei muito bem porque estou agora a colocar isso no meu carreto)
Quanto ás canas tens de perguntar aos mais experts sobre isso (eu não sou,

).
Quanto ao estojo de equipamento, vou dizer o que uso:
-> Tesoura
-> Navalha
-> Starlights (nocturna)
-> Foco de cabeça (nocturna)
-> Anzóis nº1/nº2/nº3 dependendo da espécie alvo
-> Destorcedores que sejam +- resistentes
-> Chumbeiras entre 125-180g (tanto pirâmide quadrangular como em estrela se quiseres)
-> Agulha de iscar
-> Elástico para amarrar isca
-> Fita cola para starlights (nocturna, só precisas se usares starlights normais, existem uns que prendem à cana)
-> Linha para estralhos, eu uso 0.40mm
-> Desembuxador (caso não tenhas não é obrigatório, no inicio quando pescava e não conseguia tirar o anzol cortava o estralho mas não compensa fazer isto)
-> Pano
-> Balde
-> Toalha já que não tenho mesa de iscar
-> Suportes de areia
-> Minis
Penso que não falta nada, mas o que faltar alguém por aqui se deve lembrar,
É verdade se pescares na zona entre Barra e Costa Nova (3 picos) já tem de ser chumbeiras 180g porque é muita corrente mesmo...
Já agora quando vais iniciar esse tipo de pesca, sou dessa zona mas não sei quando acaba a época balnear para poder ir pescar na praia...
Boas pescarias