Os pesqueiros da minha terra (Barreiro)

Passaram por um pesqueiro numa determinada altura do ano.
Tirem uma foto indiquem a localização e comentem.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os pesqueiros da minha terra (Barreiro)"
na nova versão do site.

Pedro Russo
Registado: quinta jun 29, 2006 1:19 pm

Os pesqueiros da minha terra (Barreiro)

Mensagem por Pedro Russo »

Caros companheiros de paciência, como hoje á noite tive um tempinho livre, decidi colocar aqui um post com as fotografias dos pesqueiros situados no Barreiro.
Todos estes pesqueiros são como é óbvio, nas águas do Rio Tejo.
Irei também descrever o que se custuma apanhar nestes pesqueiros, que iscos se devem usar, entre outras coisas. A maioria destes conhecimentos foram adquiridos pela minha própria experiência, outros foram adquiridos falando com o pessoal batido aqui do sítio, não sei muito, mas o que sei irei tentar expôr para que todos os colegas desportistas que frequentam este fórum possam ficar a saber o mesmo que eu :lol: Apesar de eu ser um fraco pescador, e apanhar mais grades que peixe :lol:

Orá cá vai o 1º pesqueiro:

Pontão da EDP (Central Termoeléctrica, que se situa no Lavradio, frequesia que pertence ao Barreiro)

Imagem

O traço vermelho indica a estrada que devem seguir para lá chegar, eu não sou muito bom a dar direcções mas vou tentar: - Quando chegam ao Barreiro (vindos da via rápida), sigam as indicações (sempre em frente) até chegarem ao cruzamento do hipermercado Feira Nova, ao chegarem aí continuam em frente na direcção da zona industrial, quando chegam ao próximo cruzamento, virem para a zona industrial, como se fossem para a Central da EDP, sigam sempre em frente até chegar a uma rede que sepera o pontão (pesqueiro) do exterior, estacionam aí o carro, e como a rede tem uma abertura, é só entrar lá para dentro.

O traço a amarelo indica o próprio pontão, por vezes a malta aqui saca bons linguados usando anelídeos (casulo, minhoca do lodo e ganso) e também se tiram com alguma frequência robalotes.

A zona cor de laranja indica a que é considerada a melhor parte do pesqueiro, que fica mesmo ao fundo do pontão.
Esta zona dá acesso ao fundão provocado pelas tomadas de água da central.
Aqui apanham-se bons robalos, linguados, e especialmente durante o Verão capturam-se belos exemplares de corvinas, e é comum aqui atingirem os 4 kg.
O indicado para as pescar aqui (e aos robalos grandes também) é usar caranguejo mole como isco, num anzol bem grande, num estralho 0.45 ou por vezes 0.50 (as águas são muito turvas) de preferência com 1,50 m de comprimento. Mas durante estas alturas este local é muito concorrido por isso convém irem para lá cedinho. A melhor altura para se pescar aqui são nas 2as primeiras horas da vazante (digo isto baseado nas capturas que tenho visto).
Aqui vai uma foto da zona cor de laranja (apesar de na foto não se ver, nesta zona há pouco espaço, pois logo atrás do carreiro onde a malta fica está a rede que separa a instalação da tomada de água do exterior, e é preciso fazer-se um pouco de ginástica para se conseguirem fazer os lançamentos sem prender as montagens na grade)

Imagem

Cá vai o 2º pesqueiro:

Imagem

Nessa foto estão representados 3 pesqueiros que o pessoal daqui custuma frequentar.
Para chegar aos 3 deles, o mais fácil é irem até ao centro do Barreiro, até á piscina municipal, a partir daí é extremamente perto e fácil.

O traço a amarelo corresponde á Avenida da Praia, que é um muro ao longo da margem do rio. A piscina municipal é o edíficio que se encontra junto ao ínicio do traço (lado esquerdo).
Normalmente aqui a malta pesca ao fundo, os iscos mais utilizados são os anelídeos, casulo, minhoca do lodo, ganso e coreana. O casulo é o que dá melhores resultados. Aqui saiem robalos (especialmente quando o mar fica muito bravo robalos de boas dimensões são aqui apanhados, não sei se é por entrarem no rio por o mar ficar bravo de mais), e também linguados, no Verão saíem muito bem quando a água tá calma. Convém pescar aqui na enchente ou no princípio da vazante, pois na maré baixa fica-se sem água para pescar.
Aqui também se pesca á bóia para as taínhas durante os concursos de pesca.

O traço a verde corresponde ao "muro partido", em termos de isco é a mesma coisa que a avenida da praia, mas gosto mais deste pesqueiro e aqui custuma apanhar-se mais e melhor peixe.

A zona a vermelho corresponde ao Bico da Areia (ou Praia dos Mexilhoeiros) e por vezes vou lá matar o vício do surfcasting de praia (enquanto não tenho a carta :lol: )
Na língua de areia que se vê na fotografia tenho-me safo durante a vazante, mas logo ao principio (porque na maré vazia ficam sem água na lingua de areia e despraia muito) a lançar para cima da língua de areia saiem uns robalotes. (alguns pequenos que têm que se voltar a mandar lá para dentro, por isso usem anzóis grandes para estes não virem embuchados)
Os iscos que me têm dado melhor resultado aqui são o ganso nacional e o coreano e a minhoca do lodo.
Na zona central da praia saiem bons linguados (essencialmente no Verão) com casulo, ganso e minhoca do lodo.
No lado oposto á língua de areia ganha-se acesso a um canal profundo por onde passam os katamarans da carreira Barreiro - Lisboa, nesse lado pesquei poucas vezes e só apanhei robalinhos que foram de volta para onde vieram, mas dizem que também saiem lá línguados.
Cá vão algumas fotos do local (tiradas durante o Verão, em Agosto):

Imagem
Aqui o Je, a ir verificar as canas

Imagem
No relax :lol:

Imagem
Linguado apanhado no mesmo dia das restantes fotos, no mesmo local 8)

Eu sei que para vocês esta informação não é grande coisa, mas é a pouca experiência que tenho, e como ainda tou dependente do meu pai para ir pescar para as zonas que mais gosto (praias oceâncias com rebentação) aqui fica o pouco que sei, e por vezes aqui até se fazem umas pescarias porreiras.

PS: Administradores e Moderadores, peço desculpa se fiz azelhice com o tamanho das fotografias :?
Humberto
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Mensagem por Humberto »

BOM trabalho Pedro!! ;)
Pedro Russo

Obrigado, eu sei que não é grande coisa, mas já que há tanta gente a participar com boas contribuições e como isto também não me custou nada, até me deu um certo prazer :)
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Está bom Pedro se todos participarmos todos ficamos a ganhar.

E já ganhaste mais qualquer coisa além do prazer (acesso ao pró) :wink:

Amanhã edito as tuas fotos e coloco aqui no meu servidor.
Pedro Russo

Obrigado Boss, o problema é que não sei como isso se faz, quer dizer, eu tento lá entrar (através do site certo?) mas aquilo dá-me erro, é que eu acho que já não me lembro da password! que miséria! :lol:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Altera a palavra passe aqui no livre.

Depois podes entrar com a nova palavra passe no pró :wink: .

Tem atenção que os cookies de sessão tem de estar activos no pró, se tiveres alguma firewall ou antivírus a bloquear tens de dar permissão para o endereço http://www.pescador.online.pt
Pedro Russo

Ok, vou tentar (Jasus, que não percebo nada disto :lol: )
Pedro Russo

Ah, já consegui :)
Responder