Idade & Licença de Pesca

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Idade & Licença de Pesca"
na nova versão do site.

Tiago B
Registado: domingo ago 14, 2011 7:32 pm

Idade & Licença de Pesca

Mensagem por Tiago B »

Boas noites.

Tenho uma duvida rápida a colocar:

A partir de que idade é preciso ter licença de pesca para pescar?
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Idade & Licença de Pesca

Mensagem por Panca »

Agora que cheguei a casa e não estou a procurar o decreto mas penso que desde que vás pescar sozinho tens de ter mais de 16 anos e se fores acompanhado e tiveres menos de 16 anos desde que vás acompanhado por alguém maior com licença não precisas de a ter :fixe:

Não sei se fui muito explicito mas a pergunta também deixa algumas dúvidas :join:
suchi
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Mensagem por suchi »

boas , menores de 16 anos quando acompanhado por pescador portador de licença nao precisa de ter licença ,se for pescar sozinho tem que ter licença

cumpts

Renato Sá
lmnt
Registado: terça ago 23, 2011 8:44 pm

Mensagem por lmnt »

olhem que penso que é 14
suchi
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Mensagem por suchi »

lmnt Escreveu:olhem que penso que é 14

boas , vê aqui o artigo 12 :pay:

http://dre.pt/pdf1s/2009/02/02500/0083400839.pdf

cumpts

Renato Sá
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

1 — O exercício da pesca lúdica, com excepção da
apanha lúdica, está sujeito a licença, individual e intransmissível, a emitir pela DGPA, mediante o pagamento da
respectiva taxa.
2 — Sem prejuízo do cumprimento das normas legais
que regulam a actividade, o exercício da pesca lúdica por
menores de 16 anos não está sujeito a licença quando
acompanhados por titulares de licença.
3 — Exceptuam -se ainda da obrigatoriedade de licença
os indivíduos não nacionais que participem em provas
desportivas internacionais, desde que apresentem o comprovativo da inscrição nas mesmas]
lmnt
Registado: terça ago 23, 2011 8:44 pm

Mensagem por lmnt »

Nada melhor do que confirmar mas eu só faço os 16 daqui a 2 dias e tenho lincensa de pesca em aguas interiores regional centro e mar nacionar(apeada)
e pelo menos as das aguas interiores agua doce é 14
http://www.afn.min-agricultura.pt/porta ... desportiva
"Estão isentos de licença de pesca desportiva os menores de 14 anos, quando acompanhados dos pais titulares de licença de pesca."
soutelo
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Mensagem por soutelo »

Ola, Bom dia

Tirado do sitio da dgpa e relativamente à pesca apeada:

"O exercício de pesca lúdica, excepto na modalidade de apanha lúdica, apenas é permitido a titulares de licença de pesca, excepto no caso de menores de 16 anos, quando acompanhados por um titular de licença de pesca lúdica, situação em que não é obrigatória a apresentação de licença por esses menores (cfr artigo 12 da Portaria 868/2006). O exercício da pesca lúdica sem ser possuidor da respectiva licença, é punível com coima de 500 a 3740€ (cfr artigo 14o, no 1, alínea a), do Decreto Lei 246/2000, na redacção dada pelo Decreto Lei 112/2005)".

Agora para a pesca lúdica:

O exercício de pesca lúdica, excepto na modalidade de apanha lúdica, apenas é permitido a titulares de licença de pesca, excepto no caso de menores de 16
anos, quando acompanhados por um titular de licença de pesca lúdica, situação em que não é obrigatória a apresentação de licença por esses menores (cfr artigo 12 da Portaria 868/2006). O exercício da pesca lúdica sem ser possuidor da respectiva licença, é punível com coima de 500 a 3740€ (cfr artigo 14º, nº 1, alínea a), do Decreto Lei 246/2000, na redacção dada pelo Decreto Lei 112/2005);

Depois não sei se será só para áreas especificas como aqui o caso do rio Coura, desde que tenha cartão único pode tirar licença de pesca, ou a partir dos 14 anos é que pode não tenho a certeza.Antes disso só com acompanhante pai ou familiares, pois lembro de quando era pequeno ir a pesca com os meus tios.Vou tentar informar sobre isto e depois comunico.

Abraço
Responder