desvantagens de usar velas como chumbada

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"desvantagens de usar velas como chumbada"
na nova versão do site.

smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

desvantagens de usar velas como chumbada

Mensagem por smokeme »

alguem sabe quais as desvantagens de usar velas como chumbadas? a mais provavel é mexer mais com a corrente..

é que se isso resultar tenho chumbadas para o resto da vida :hahaha:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: desvantagens de usar velas como chumbada

Mensagem por zezinho »

Sim por isso dizem que são para fundos irregulares (li num livro) :fixe:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas Nelson

Eu pessoalmente nunca usei, mas sei que há malta que usa as velas velhas como chumbadas, não sei que peso terão, mas para perder na pedra é capaz de não ser mau :hahaha:
Também não sei que tipo de poluição pode produzir o seu uso, embora o chumbo seja bem venenoso.
Boas pescarias :tecla:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Mensagem por Mario Fialho »

Boas camarada, eu nunca as uzei pois tenho a impressão que o cheiro a óleo e a gasolina queimada afasta o peixe,por vezes para fundos rochosos uso uns dois ou três elos de corrente porque são muito mais fáceis de libertar das rochas que as chumbadas.

Mario Fialho
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

Já agora ó Mario, os elos de corrente ( imagina que são três ) como os colocas ? prendes num e os outros ficam pendurados ou fazes um molho.
Essa é uma situção interesante, conta aí á malta !!!
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

ffgsoares Escreveu:Já agora ó Mario, os elos de corrente ( imagina que são três ) como os colocas ? prendes num e os outros ficam pendurados ou fazes um molho.
Essa é uma situção interesante, conta aí á malta !!!
OI conhecimento que tenho mas nunca pesquei e dizem que resulta é prender num e os outros ficam pendurados :wink:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Mensagem por Mario Fialho »

Boas amigo Soares, prendo só um dos elos como se estivesse a prender uma chumbada normal, a vantagem é que quando prende na rocha se deres um ou dois toques de ponteira eles mechem e como estão ligados e são ovais libertam-se com mais facilidade.

Mario Fialho
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

Obrigado ó Mário, é sempre uma circunstância a experimentar, sabes aqui na minha zona eu pesco muitas veses na pedra, e como uso chumbadas de 130/140g perdem-se muitas, (eu fabrico as minhas mas é uma pena) portanto é sempre uma opção válida, e se desenrrochar melhor,... melhor ainda :fixe:

Eu por acaso até gostava de explorar esse facto (enrrochar), será que há um formato e peso de chumbada que se consiga tirar com mais facilidade dos fundos rochosos ?

É claro que a malta usa, redondas, tipo amêndoa, gota, torpedo... e tal, mas perdem-se muitas !

Tenho pensado em criar vários modelos (formatos) e também pesos ( diria de 100/120/130g) e tentar saber na prática qual a que sai sempre ou quase sempre.

Responder