fio nao rebenta no nó ¡!!!
fio nao rebenta no nó ¡!!!
hoje fui corricar para um sitio onde há muitas prisões , e ao prender , uso uma baixada, e o fio em vez de rebentar no nó da baixada, não , rebenta o proprio fio e perdi muitos metros preciosos de fio, e este estava em condições pois repeti a experiência em casa aconteceu igual, com diferentes fios, é esquisito, por um lado fico contente pelo nó mas estragou me a pesca pois não tinha levado mais fio. o nó, é uni to uni
Re: fio nao rebenta no nó ¡!!!
É porque o fio não presta.
não presta ou porque é fino de mais para a pesca que precisas aguenta pouco peso, ou é um material de fraca qualidade tipo comparando com outros fios aguenta menos do que um outro de uma marca boa com o mesmo diametro
ou não presta porque esta podre ou queimado do sol. mau tratamento e manutenção do fio que esta montado no carreto no final de uma pesca. ou esse fio ja apanhou muito sol ja tem umas horas de pesca valentes os fios não sao eternos.
muitas vezes ha promoçoes nas lojas de pesca, quando toca a fios é de desconfiar.
não presta ou porque é fino de mais para a pesca que precisas aguenta pouco peso, ou é um material de fraca qualidade tipo comparando com outros fios aguenta menos do que um outro de uma marca boa com o mesmo diametro
ou não presta porque esta podre ou queimado do sol. mau tratamento e manutenção do fio que esta montado no carreto no final de uma pesca. ou esse fio ja apanhou muito sol ja tem umas horas de pesca valentes os fios não sao eternos.
muitas vezes ha promoçoes nas lojas de pesca, quando toca a fios é de desconfiar.
o fio é o prosargos iridium fluorcarboncoating,nao é assim tão mau, eu disse que o fio está em boas condições. e em casa fiz o teste aconteceu igual, com diferentes fios, isto a unir mono com mono, para mim é o nó, é muito potente, mais uma bruxaria da pesca , tou a brincar é esquisito a sério ,em casa fiz uma baixada pois pqueria experimentar a seco
prendi o anzol, estiquei e aconteceu igual, 0,30 com 0,40, claro se for um 0,20 com 0,40, já parte no nó.
prendi o anzol, estiquei e aconteceu igual, 0,30 com 0,40, claro se for um 0,20 com 0,40, já parte no nó.
- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
deixa ver se compreendi, o fio que parte é a baixada ou o fio do carreto?
Se for a baixada é normal, um fluorcarbono tem bastante menos resistência à tensão que um nylon da mesma bitola.
Se for o fio do carreto, caso seja multi é porque provavelmente está muito seco, se for um nylon é porque não deve estar em condições, se for de fluorcabono não é o indicado, pois tem muito pouca elasticidade e rebenta facilmente quando a tensão é realizada entre dois pontos distantes.
O nó por mais potente que seja nunca irá dar mais resistência à linha, os melhores nós podem chegar a 95/98% da resistência da linha.
espero ter ajudado, se percebi bem o problema...
Só mais uma opinião, eu no corrico em zonas de rocha uso chicote de 0,45mm e até 0,50mm.
Abr.
Se for a baixada é normal, um fluorcarbono tem bastante menos resistência à tensão que um nylon da mesma bitola.
Se for o fio do carreto, caso seja multi é porque provavelmente está muito seco, se for um nylon é porque não deve estar em condições, se for de fluorcabono não é o indicado, pois tem muito pouca elasticidade e rebenta facilmente quando a tensão é realizada entre dois pontos distantes.
O nó por mais potente que seja nunca irá dar mais resistência à linha, os melhores nós podem chegar a 95/98% da resistência da linha.
espero ter ajudado, se percebi bem o problema...
Só mais uma opinião, eu no corrico em zonas de rocha uso chicote de 0,45mm e até 0,50mm.
Abr.
o que partiu foi o fio do carreto dai o problema , e mais uma vez o fio está em boas condições senão se tivesse degradado então partiria pelo nó de certeza, o problema é que este nó uni to uni resistiu mais que o fio do carreto e perdi metros preciosos de fio , aconteceu 2 vezes tal nunca me tinha acontecido com outros nós, isto é mono com mono 0,30 com 0,40, fiz a experiência em casa, prendi o anzol, virei costas ( para o caso do anzol sair disparado
) estiquei e trasssssssss, partiu pelo 0,30 mas não pelo nó
exprimentem faze lo a ver se acontece igual, o nó é uni to uni está no livrinho da power pro para unir linhas diametros aproximados.
até agora os fios partiram me sempre pelos nós mas este nó é resistente de mais, eu sei que é não lógico o que estou a dizer mas aconteceu, o problema resolveusse a pescar directo 0,30 visto que sao chumbadas leves até 60 g . a baixada 0,40, era para pescas mais pesadas , ainda pensei que seria por estar a pescar em altura e a baixada dentro de água o fio resiste mais dentro de água e este estaria a partir pela parte que estava fora de água (confuso), mas não pois fiz o teste a seco em casa.
eu sei que isto é confuso só pus aqui o tópico para ver se já tinha acontecido a alguém , e essas questões de fios velhos e mal cuidados nem vale a pena ir por ai,isso também eu sei , e no caso do fio fosse velho (mas sem rupturas ao seu longo que o pudessem comprometer)partiria pelo nó na certa fio velho resiste menos ao nó, este caso foi o contrário , aconteceu, e aconteceu e em casa igual. ké esquisito é
exprimentem faze lo a ver se acontece igual, o nó é uni to uni está no livrinho da power pro para unir linhas diametros aproximados.
até agora os fios partiram me sempre pelos nós mas este nó é resistente de mais, eu sei que é não lógico o que estou a dizer mas aconteceu, o problema resolveusse a pescar directo 0,30 visto que sao chumbadas leves até 60 g . a baixada 0,40, era para pescas mais pesadas , ainda pensei que seria por estar a pescar em altura e a baixada dentro de água o fio resiste mais dentro de água e este estaria a partir pela parte que estava fora de água (confuso), mas não pois fiz o teste a seco em casa.
eu sei que isto é confuso só pus aqui o tópico para ver se já tinha acontecido a alguém , e essas questões de fios velhos e mal cuidados nem vale a pena ir por ai,isso também eu sei , e no caso do fio fosse velho (mas sem rupturas ao seu longo que o pudessem comprometer)partiria pelo nó na certa fio velho resiste menos ao nó, este caso foi o contrário , aconteceu, e aconteceu e em casa igual. ké esquisito é
O facto de o fio ser recente não invalida que não esteja em condições. Algo se passa, pois quando não parte pelo nó, mas sim no fio é porque a força exercida e que chegou á zona da junção é demasiada para aquilo que o fio pode aguentar. Pode parecer um pouco estranho e é, mas é mau sinal quando não é no nó que parte. Alinha estica aquilo que pode sobre tensão, até à ruptura. Se fosse a ti fazia um teste a seco, só para tirar alguma conclusão. Os materiais não vêm sempre em condições, mesmo os novos.
-
levi simao
- Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm
se for um bom nó entre uma linha grossa e uma fina não muito boa o fio parte na linha fina e nem sempre junto ao nó se este for bem feito parte onde calha agora se o fio for de boa qualidade ai no nó torna-se mais fraco e parte no nó quase sempre o que se está a passar contigo se percebi é que a linha que tens no carreto é fraca e com um bom nó numa mais forte não percebo a duvida se a linha é fraca parte onde calha...esprimenta fazer uma lacada simpes e prender a algo depois puxa e assim já deve partir no nó agora se usares um nó de uniao parte a meio
é isso levi simão bem explicado a linha que tenho no carreto é mais fraca que o nó, só pode ser isso. é a prosargos iridium.
filipe eu fiz o teste a seco, escrevi em cima a experiência , prendi o anzol e estiquei até partir, 0,30 com baixada 0,40, partiu no fio e não no nó.
filipe eu fiz o teste a seco, escrevi em cima a experiência , prendi o anzol e estiquei até partir, 0,30 com baixada 0,40, partiu no fio e não no nó.