Multifilamento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multifilamento"
na nova versão do site.

marcoluz
Registado: segunda mar 28, 2011 3:10 pm

Multifilamento

Mensagem por marcoluz »

Boas,
É correcto na pesca ao fundo de areia para lançar longe usar:
Multifilamento 0.23 com terminal de 15m em fio conico 0.23 - 0.50 para lançar com 150 a 180g
ah, e fluorcarbono com 0% de memoria 0.30 para os estralhos?

os mais entendidos que se pronunciem e deixem uma opinião :fishcool:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Multifilamento

Mensagem por FILIPEPC »

Não acho. Para mim em praia uso monofilamento 0,23 a 0,30 com um terminal depois de 15 metros.
O estralho de fluorcarbono depende do local e do peixe alvo, além de outras vertentes. Eu uso muito pois devido a sua menor elasticidade enleia menos. Em dias de mar com aguagens tem me feito a diferença.
O diametro depende de N factores, como o local e peixe alvo. Nem sempre 0,30 mm chega. Para mim e de noite é impensável usar um diametro desses.
marcoluz

Mensagem por marcoluz »

O Multifilamento 0.23 com terminal de 15m em fio conico 0.23 - 0.50 não está correcto? é isso, se entendi?
robalomaster
Registado: sexta fev 03, 2006 6:23 pm

Mensagem por robalomaster »

Em praia uso mono, nada de multis

E previligio a pesca com linha directa (de 0.30 a 0.35mm), apesar de por vezes não o fazer e recorrer a chicotes ou linhas cónicas e aí uso diâmetros mais baixos mas nunca inferiores a 0.22mm.

Não sou pescador de aranhas nem agulhas :join:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Sim está correcto. Nada de multi, não vejo vantagens.
Eu não consigo pescar com 0,35 directo pois num lançamento forte parte. Nunca abaixo do 0,40, no meu caso em praia para lançamentos longos teria que pescar dessa forma. Eu gosto de pescar com 0,25 e 0,30. Ganho metros e não é por isso que perco peixe. Perco sim por vezes terminais pois em caso de a chumbada arear torna-se dificil com linhas finas levantar a chumbada. Abraço.
marcoluz

Mensagem por marcoluz »

com fio conico terminal, qual a espessura do mono para a praia?
robalomaster
Registado: sexta fev 03, 2006 6:23 pm

Mensagem por robalomaster »

marcoluz Escreveu:com fio conico terminal, qual a espessura do mono para a praia?
Olha esse fio é uma boa opção, sempre é preferível que estar a emendar a linha com terminais, para mim quanto menos nós na linha melhor, além disso quando está a correr lixo é delicado pois se estiveres com low riders chega a acontecer teres que parar de enrolar pois o lixo que acumula no nó não passa na ponteira, o que é desagradável, imagina que trazes peixe, etc, eu não gosto... já um fio desse género que falas acho bastante melhor, já usei um da leoni em 0.28mm com terminal 0.47 salvo erro e estava a gostar do raio do fio, até ao dia em que numa das vezes não consegui levantar a chumbeira sem partir (areou) e perdi o terminal e ainda mais uns bons metros de fio.

Eu já experimentei de quase tudo e mais alguma coisa na praia e a forma que gosto mais de pescar é com 0.35mm directo, com chumbadas até 150 gramas não é comum partir, a não ser que dobre na ponta da cana ou ocorra algum problema do género, de resto um bom fio aguenta bem a stickada :fixe:
marcoluz

Mensagem por marcoluz »

0.35 em mono, certo?
Responder