Ajuda Montagem dois anzois surfcasting - Emaranhado!!

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda Montagem dois anzois surfcasting - Emaranhado!!"
na nova versão do site.

bbordie80
Registado: terça fev 15, 2011 11:13 am

Ajuda Montagem dois anzois surfcasting - Emaranhado!!

Mensagem por bbordie80 »

Boas pessoal,

Tenho andado a pescar ao surfcasting e tenho tido muitos problemas com emaranhanços.

Eu uso uma madre de 0,35 de tubertini spinner que liga a um destorcedor triplo que segue com mais um metro e tal de gorilla technofibre 0,30 ate outro destorcedor triplo preso com um clip à chumbada. Nos dois destorcedores ponho estralhos de 1,80m de rapala 0,41 flurocarbono.
Tenho pescado em mar calmo aqui do algarve e mesmo assim muito emaranhanços.
Até costumo utilizar isco mais pesado em baixo (salsicha, sardinha) e isco mais leve em cima ( minhocas) e isso de facto diminui os emaranhanços mas nem sempre.
Por vezes tenho a pesca na água e julgo que estou a pescar bem e quando retiro passado meia hora vejo que afinal tava emaranhado e como tal perdi tempo e peixe.
Já ouvi falar dos crossbeads.. Como funciona?... será isso a solução?
Qual é o problema da minha montagem?

Obrigado pela vossa ajuda,

S
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Ajuda Montagem dois anzois surfcasting - Emaranhado!!

Mensagem por Ramiro »

Se percebi bem, parece-me que nessa montagem os dois estralhos sobrepõem-se. Ou seja, conseguem tocar-se e numa grande extensão. Não usando espécie nenhuma de baitholder para o lançamento, pode suceder que até logo no lançamento e antes de chegar à água já estejam emaranhados. E 2 estralhos de 1,80m parece-me demasiado. Para 1 estralho, e conforme o mar, ainda vá. Para 2 estralhos, acho demasiado.
Segundo compreendi, o destorcedor triplo mais abaixo liga directamente à chumbada. A meu ver, também não se deve fazer. A chumbada devem ficar a pelo menos um ou dois palmos do primeiro estralho.
Assim à primeira vista, parecem-me os problemas mais evidentes. Pode-se também falar da espessura das linhas... vamos a ver mais pessoal a botar faladura. :wink:
bbordie80

Mensagem por bbordie80 »

Antes de mais obrigado pela resposta tão rapida.
Pois de facto o ultimo destorcedor liga directamente a chumbada. Já vi em várias montagens meterem o ultimo destorcedor a cerca de 10 cm da chumbada mas nunca percebi porquê. Qual a diferença ? Se este ultimo anzol vai estar a tocar no fundo porque por a 10 cm da chumbada? A meu ver vai ter que levar mais fio e nós, logo mais pontos de ruptura.
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

bbordie80 Escreveu:Antes de mais obrigado pela resposta tão rapida.
Pois de facto o ultimo destorcedor liga directamente a chumbada. Já vi em várias montagens meterem o ultimo destorcedor a cerca de 10 cm da chumbada mas nunca percebi porquê. Qual a diferença ? Se este ultimo anzol vai estar a tocar no fundo porque por a 10 cm da chumbada? A meu ver vai ter que levar mais fio e nós, logo mais pontos de ruptura.
Ficando logo a seguir à chumbada fica assente na areia, inviabilizando desde logo a função de destorcer o mais livremente possível.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Isto ia lá com umas imagens/esquemas das montagens...usem o paintbrush do Windows!
(uma imagem vale por mil palavras)

Abraços,
carekaPT
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

carekapt Escreveu:Isto ia lá com umas imagens/esquemas das montagens...usem o paintbrush do Windows!
(uma imagem vale por mil palavras)
Abraços,
carekaPT
Pois é, mas o pior é arranjar tempo para fazer bonecos. :122: :hahaha:
Procurando pelo fórum, existem muitos esquemas de montagens... basta ter paciência para procurar. :pay:

Por exemplo:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=5&t=2645

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=5&t=2920

Neste exemplos, onde se vêem os crossbeads (pérolas cruzadas) podem assumir-se o uso de destorcedores ou de rotores.
bbordie80 Escreveu:Antes de mais obrigado pela resposta tão rapida.
Não tens de agradecer. Havendo disponibilidade, cá por "casa" é assim: trigo, linho, farinha amparo. 8) :fixe:
Falando dos pontos de ruptura originados pelos nós, hoje em dia e cada vez mais, estão a ser adoptadas as colagens ao invés dos nós. Pessoalmente tenho feito algumas experiências na pesca embarcada (fundeado aos diversos) e não tem corrido mal. Ao que parece, existe agora uma cola que literalmente solda a linha (P-Line se não me engano). Ainda não tive oportunidade de testar esta cola nova, mas parece oferecer bons desempenhos.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Ramiro, muito obrigado pelos links!

Como maçarico que sou nestas andanças, a imagem vale mesmo por mil palavras

Imagem

Qual é a sua principal vantagem? De correr na linha? Funciona da mesma maneira que um destorcedor triplo de correr?
É isto que vemos na foto abaixo?

Imagem

Cumps,
carekaPT
bbordie80

Mensagem por bbordie80 »

Pois de facto era isso que procurava...
Mas tenho umas duvidas:
-Os stoppers como funcionam? Não correm ou é preciso por cola?
-Nessa montagem os estralhos dos anzois são maiores do que o intervalo entre os destorcedores. Será que isso não vai criar emaranhanço?
Pelo que percebi os estralhos têm que ser mais pequenos do q o intervalo entre destorcedores.
Responder