Um sargo, casulo "fora de prazo" e ilações

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Um sargo, casulo "fora de prazo" e ilações"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Um sargo, casulo "fora de prazo" e ilações

Mensagem por Ramiro »

À tardinha, vendo o tempo abafadiço e a largar uns raros pingos, deu-me uma veneta e apesar de ter trabalho para fazer depois do horário normal, mandei-o "às couves" e resolvi ir fazer um ou dois lançamentos. Daí estar a escrever estas linhas a esta hora... o trabalho foi "às couves" mas voltou e teve de ser feito na mesma. Bom, voltando ao assunto em si, por volta das 19.20h fui directo a casa e sabendo que a janta estava atrasada, agarrei numa cana e num pacote de casulo que estava por abrir e faria amanhã (hoje) 1 semana (verifiquei que dava para aproveitar as cabeças), disse à patroa que ía ao mar e já voltava. Após um ligeiríssimo chinfrim :grrr2: , ala que se faz tarde e ainda quero voltar para ver a nossa selecção jogar qualquer coisa.
5 minutos e chego à praia... barcos de pesca ao largo, vento leve e ligeiramente abafado SSE... o mar forte mas menos que ontem e tal como tinha observado fazia rião à borda, por onde passava um lindo esborralhado que só faltava ter "robalos" escrito. A maré já descia do cabeço, mas a descida era recente e portanto havia ainda muita água no rião. Montei as artes, isquei com 3 ou 4 cabeças de casulo (tive pena de não ter sardinha) e... truca... lançamento "à cagadinha". Cana na mão e tal, a estudar o trabalho do mar, que corria a Sul mas não o suficiente para arrastar a pesca. Com 1 auricular num ouvido, ouvi a Argentina marcar o primeiro da partida. Larguei meia-dúzia de impropérios :grrr: e desprezei a audição do jogo... já me estava a estragar a boa disposição. Passado um bocado, tiro a pesca para fora e só trazia uma boca de casulo no anzol. O isco estava já mole demais e aguentava pouco tempo no anzol. Toca de iscar mais e zás... lá para dentro... só um pouquito mais por fora. Bem, esta operação repetiu-se mais 2 ou 3 vezes... fui sondando o pesqueiro mas parece que não "morava" por ali peixe. Fiz a última iscada com o resto de casulo que pude aproveitar e ainda lhe passei um pouco de elástico para segurar melhor, já que nesta derradeira tentativa lhe ía aplicar uma arroxada lá para longe, a tentar passar a primeira barreira de rebentação. Seria agora mais difícil, pois com o descer da maré a rebentação também recuou, e além disso o fio que trazia na madre do carreto não seria o melhor para uma distância muito longa... mas não perdia nada em tentar. Apesar de ultimamente ter andado a "faltar aos treinos", lá lancei o melhor que pude e soube. Quer-me parecer que o peixe era guarda-redes :hahaha: pois mal a pesca tinha chegado à água e já ele puxava :hahaha: . Pelo bater suspeitei que era Sargo e com peso interessante. Fui enrolando como "manda a sapatilha" e cá chegou fora um bonito Sargo. Pelos vistos o peixe andava por fora. Mas acabou o isco e... como diziam os antigos: "Acabou-se o bicho portanto acabou-se a pessonha". Ainda vim a tempo de ver a 2ª parte da bola e jantar com a famelga. :wink:
Sargo_9_02_2011.jpg
Material:
Cana - Shimano Power Aero Twin Tip 4,5mts, com ponteira soft
Carreto - Shimano Ultegra (dos velhinhos) :fixe:
Madre - Greased Weasel laranja (0,35mm) com +/- 11 mts de baixada de choque 0,45mm Falcon incolor
Empate - Sunset Amnesia Verde de 6,4kgs com anzol VMC n.º 1
Chumbada - Piramidal de 3 faces, 160grms
Isco - Casulo (fora de prazo) :mrgreen:

Ilações de hoje:
[-o<
O "pressentimento" foi bom, a leitura do mar também... na procura do peixe é que "borrei os pés". Dadas as condições do isco que tinha disponível, decidi levar só 1 cana ao invés de 2, para que rendesse mais e para mais rapidamente me encontrar à pesca (e mais rápido desarmar e vir embora). Veio a revelar-se asneira e impediu-me de sondar a zona mais rápida e eficazmente. Neste caso (na minha opinião), dadas as condições apresentadas pelo pesqueiro, a estratégia correcta seria a de colocar logo de caras uma cana lá por fora e outra à beira, ir procurando e esperar qual marcaria peixe primeiro. Até poderia não sair mais nenhum peixe além deste sargo, mas pelo menos as dúvidas não me ficariam agora a :moca: martelar na cabeça :hahaha: . Digo isto não por ficar chateado por não trazer mais peixe para casa, longe disso. Digo-o por considerar pescar à cana uma arte e um desafio, que apesar de ter muitos factores por nós incontroláveis, indomáveis e imesuráveis :help: devemos tentar fazer cerco às melhores probabilidades de encontrar o peixe e capturá-lo (nem que seja para o voltar a libertar).
No fim, bom mesmo é estar na presença do mar e do céu. Se fôr à pesca, ainda é melhor! :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Um sargo, casulo "fora de prazo" e ilações

Mensagem por FILIPEPC »

Muito louco o relato. Valeu a pena lêr com atenção. Quanto ao casulo, acontece. Quantos já não safaram pescas com iscos fora de prazo? É realmente nisso que reside a beleza da pesca. Parabéns.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ainda ontem pensei como tu comandante mas ao contrario de ti rendi-me ao conforto do sofa e nao fui pescar. Belo relato ramiro... quanto ao casulo acho que pouco de nos ainda nao apanharam bom peixe com ele assim :) :boia: :boia:
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Belo relato. :fixe:

O factor
barcos de pesca ao largo
é que influência bastante a jornada.

O casulo estar fora do prazo é que é uma questão muito interessante. Ja tive dois dias de pesca que o casulo "fora de prazo" fez estragos e o casulo fresco, do dia, nem um fisgou... porque será? Os peixes capturados foram também sargos e alguns linguados, nenhum acima de quilo mas todos bem geitosos.

Alguém tem alguma teoria sobre isto? Sempre tive a ideia que o peixe prefere isco fresco, vivo. O isco congelado, por manter as características essenciais, também é desejado, agora isco morto, praticamente podre... estará nessa altura o peixe mais esfomeado que não olha à qualidade? Serão necrófagos por natureza?

Por acaso ontem também fui fazer uns lançamentos para a praia da Torreira, em Aveiro. As condições eram parecidas com a suas, mas a corrente para sul era muito forte e não deixava as artes ficarem muito tempo em "acção". Resultado: 1 sargo médio capturado num lançamento muito curto, para o inicio do rião, praticamente em seco.

Material é praticamente o mesmo, excepto:

Madre da montagem: Trabucco T-force - 0,45mm (2,0m de comprimento)
Estralhos: Gorilla UC-4 - 0,4mm (1m de comprimento)
Anzóis - Sesame Chinu nº 2/0
Chumbada: Pirâmide quandrangular, 180grs.
Isco: Casulo (de domingo :fishcool: )

Abraço,

Paulo Almeida
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Acrescentei agora a foto (tirada com o telemóvel). Com o adiantado da hora até me tinha esquecido. #-o zzzz

De facto por vezes o isco já um pouco "repassado" funciona melhor que o fresco, principalmente casulo e carangueijo. Na minha experiência, quando isto acontece as águas estão por norma mais tapadas e remexidas. E também mais frequente nos meses mais frescos/frios. Como a pesca apeada que faço é 99% nocturna e abalizo a minha opinião dentro dessa faixa de tempo, na minha ideia talvez o odor mais forte largado pelo isco facilite a procura de comida pelo peixe nas águas mais tapadas e mexidas.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

granda Ramiro sempre a dar neles :join:
isso agora vai te moer mas pensa assim foste la com pouco e safaste a grade :chora: quantos vao com muito e nicles ,zero,niente.

um abraço :fixe:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

lostsoul Escreveu:granda Ramiro sempre a dar neles :join:
isso agora vai te moer mas pensa assim foste la com pouco e safaste a grade :chora: quantos vao com muito e nicles ,zero,niente.
um abraço :fixe:
Olá Bruno.

Ficar a moer-me é força de expressão, claro. Quando pesco concentrado gosto de analisar as coisas (não significa que as conclusões sejam as certas, mas são as minhas). E muitas vezes as coisas ficam-me a "ruminar" em pano de fundo, vejo e revejo o filme da coisa... pode servir numa futura ocasião em que as condições se apresentem semelhantes. Por exemplo, neste momento estou convicto de que se tivesse alguma sardinha disponível, tinha filado um peixito ou dois pela beira. Agora vai-se lá saber? :hummm: :hahaha:
Quando pesco numa de relax, simplesmente a curtir a envolvência e de um modo displicente, a descomprimir o stress acumulado, nem ligo os fusíveis de "ruminação". Quero apenas estar. :201:

Grande abraço p'raí também. :beer:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Uma descrição 5*****, um bom exemplar, apesar do isco, supostamente, não valer uma merd..., mas aconteceu a captura e mais uma vez se prova, que só o isco estando dentro de água é que se pode apanhar peixe, esteja ele fresco, podre, congelado, mole, etc, nunca sabemos como o peixe vai comer e o que vai comer, sem ele lá estar.

Pois é Ramiro, quem arrisca, quase sempre petisca, como diz o provérbio "Quem não arrisca, não pestica".

Abraço.

Braga.
Responder