tenho uma cana vega EXPOSURE 9900 3metros e um carreto Hiro BR 5001 tava em saldoss e comprei carreto e cana por 50 euros. para começar axam que é bom?
cana especificações:
Exposure 3.00m
Guides Sic
Sec. 6
CW 20-60g
Weight 265g
Material Epoxy Composite Carbon Tape
canna vega EXPOSURE 9900
Re: canna vega EXPOSURE 9900
Para começar em que técnica de pesca?
pescar com boia e fundo 
- krazy_dude
- Utilizador Regular
- Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am
Para boia sim acho que esta bem... agora para pescar ao fundo... ja não
... mas eu não sou o mais indicado pois inda sou maçarico tambem,
Espera que já alguem te da uma resposta melhores e os porques... como o peso das chumbadas, estilo da cana etc etc
Abraço
Espera que já alguem te da uma resposta melhores e os porques... como o peso das chumbadas, estilo da cana etc etc
Abraço
Pessoal o que vou dizer por favôr não é para ningúem se sentir ofendido ok. Olha o que tu compras te não te serve para nada do que queres fazer.
Quando tiverem dúvidas perguntem, por favôr. É que evitam estes erros.
O que vou postar é por alto para terem uma ideia...
Surfcasting/fundo: Canas de 4 a 5 metros, com acções que variam sendo o normal terem acção até 200/250 ou mesmo 300.
Boia: Canas de 5/6/7 mt, com acções que normalmente vão até às 80 gramas no minimo.( boia de mar).
Spinning: canas de 2,7mt a 3,6 mt, com acções que variam, mas no minimo costumam ir até às 40/50 gramas, sendo que muitas já têm acção até às 100 gramas.( spinning de mar).
Barco: Canas que variam dos 2,7 metros até aos 4metros, sendo as de 3 a 3,5mt as mais usadas. A acção normalmente nunca é inferior a 200 gramas, sendo que chegam a ir às 400 gramas.
Tudo isto é só por alto, existem em cada técnica canas diferentes com acções também diferentes. O básico é isto.
Com isto que expliquei diz-me compras te uma cana para que tipo de pesca?, a vêr se entendes te o que postei.
Todos estamos sempre a aprender, mas faz-me ainda mais confusão que te vendam essa cana para o que pretendes fazer sem te explicarem que não é indicada. Disses-te para que a querias? Abraço.
Quando tiverem dúvidas perguntem, por favôr. É que evitam estes erros.
O que vou postar é por alto para terem uma ideia...
Surfcasting/fundo: Canas de 4 a 5 metros, com acções que variam sendo o normal terem acção até 200/250 ou mesmo 300.
Boia: Canas de 5/6/7 mt, com acções que normalmente vão até às 80 gramas no minimo.( boia de mar).
Spinning: canas de 2,7mt a 3,6 mt, com acções que variam, mas no minimo costumam ir até às 40/50 gramas, sendo que muitas já têm acção até às 100 gramas.( spinning de mar).
Barco: Canas que variam dos 2,7 metros até aos 4metros, sendo as de 3 a 3,5mt as mais usadas. A acção normalmente nunca é inferior a 200 gramas, sendo que chegam a ir às 400 gramas.
Tudo isto é só por alto, existem em cada técnica canas diferentes com acções também diferentes. O básico é isto.
Com isto que expliquei diz-me compras te uma cana para que tipo de pesca?, a vêr se entendes te o que postei.
Todos estamos sempre a aprender, mas faz-me ainda mais confusão que te vendam essa cana para o que pretendes fazer sem te explicarem que não é indicada. Disses-te para que a querias? Abraço.
Bem aí pela Madeira pode ser que sirva para (desenrascar) as duas coisas.
Os pesqueiros que frequentas são tipo falésias com varandas, tens logo água à frente? Se for o caso, se não tiveres obstáculo à frente pode ser que desenrasque.
Mas claramente é uma cana que nem é carne, nem é peixe. Já agora pelos dados do Filipe, e para ser sincero, antes do post do Filipe e antes de ver a cana achei que era uma cana de Spinning (não conhecia a cana).
Fui por curiosidade ao site da Vega ver, segundo a marca é de Telesurf/Surfcasting
http://www.vega.com.pt/index.php?mod=ca ... gory_id=57
chamo a atenção que os tamanhos são: 1.80m-2.10m-2.40m-2.70m-3.00m
Surfcasting/Telesurf????

Os pesqueiros que frequentas são tipo falésias com varandas, tens logo água à frente? Se for o caso, se não tiveres obstáculo à frente pode ser que desenrasque.
Mas claramente é uma cana que nem é carne, nem é peixe. Já agora pelos dados do Filipe, e para ser sincero, antes do post do Filipe e antes de ver a cana achei que era uma cana de Spinning (não conhecia a cana).
Fui por curiosidade ao site da Vega ver, segundo a marca é de Telesurf/Surfcasting
http://www.vega.com.pt/index.php?mod=ca ... gory_id=57
Surfcasting/Telesurf????
- krazy_dude
- Utilizador Regular
- Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am
Obrigado Filipe
Como disse ainda sou maçarico
agora com pessoas como o filipe etc... é que tiras as duvidas todas e sim mais vale seguires os conselhos que o filipe mencionou... como: informares-te 1º da cana que queres e para que tipo de pesca que queres... informa-te sempre aqui primeiro... é confiavel neste forum até a data so me ajudaram sempre sempre e nunca me prejudicaram.. o pessoal aqui ajuda mesmo e dependendo do quanto quizeres e puderes gastar o pessoal da-te varias hipoteses... e as melhores hipoteses de compra acredita mesmo!
abraços
Como disse ainda sou maçarico
abraços
Pois Paulo até a podiam têr para embarcada... O que interessa é para o que ela na prática serve e a menos que pesques numa zona tipo piscina com a água aos pés, essa cana não dá para pescar à boia. Para o fundo com essa acção lança meia dúzia de metros. Essas canas vêm-se muito nas lojas de pesca nesses kits com cana e carrete( tipo decathlon). São canas que nem são carne nem peixe( boa definição).
Eu não conheço bem a Madeira, no entanto pescar à boia com 3 metros... ao fundo com um cw até 60 gramas( com esta acção a gramagem ideal deve andar ali nos 40), deixa-me muito pensativo. Se dá? Epa eu pescava em mído com uma excalibur de 2,70 ao fundo, ao corrico, à chumbadinha... Era o que tinha, era um míudo de 8 anos, agora rapidamenteme apercebi que não obtinha boas performances com aquela cana. Se me apanhou peixe? Nem imaginam... Deve ainda hoje estar no top 3 de sempre, mas não tinha a vêr com a cana, mas sim com a fartura de peixe existente e com os fáceis acessoas dos pesqueiros( águas paradas, e era zona para lançamentos médios).
Não julgues que não podes apanhar peixe com a cana, claro que podes, mas que não é adequada, isso não é.
Eu, assim como alguns usuários deste site, estamos sempre prontos ajudar. Abraço.
Eu não conheço bem a Madeira, no entanto pescar à boia com 3 metros... ao fundo com um cw até 60 gramas( com esta acção a gramagem ideal deve andar ali nos 40), deixa-me muito pensativo. Se dá? Epa eu pescava em mído com uma excalibur de 2,70 ao fundo, ao corrico, à chumbadinha... Era o que tinha, era um míudo de 8 anos, agora rapidamenteme apercebi que não obtinha boas performances com aquela cana. Se me apanhou peixe? Nem imaginam... Deve ainda hoje estar no top 3 de sempre, mas não tinha a vêr com a cana, mas sim com a fartura de peixe existente e com os fáceis acessoas dos pesqueiros( águas paradas, e era zona para lançamentos médios).
Não julgues que não podes apanhar peixe com a cana, claro que podes, mas que não é adequada, isso não é.
Eu, assim como alguns usuários deste site, estamos sempre prontos ajudar. Abraço.