Sou novato nestas andanças da pesca e gostaria de iniciar a pratica do spinning de costa.
Sou da zona de leiria, e pertendo fazer as minhas futuras spinadelas nas praias da zona. Desde o salgado ate a vieira a escolha e grande.
Secalhar esta duvida sera mais facilmente respondido pelos spinners desta zona pois conhecem bem o mar.
Que material mais aconcelham para a pratica de spinning nesta zona tendo em conta o mar e as especies que aqui são mais habituais capturar, não esquecendo que estamos em crise ?
Boa noite. Não sou dessa zona, mas se o problema é uma dicas então eu vou dar. espero ajudar.
Canas de 3 mt a 3,60 mt. As de 3 são as mais usadas. são mais leves, e trabalham melhor a amostra. As maiores são boas para em locais de difícil acesso trabalhar e içar o peixe.
O cw vai normalmente de 10-60, ou 20-50, por estes valores, sendo que as de 3,60mt costumam ir de 50-100, pois são mais robustas. Começa a ver-se muito principalmente em molhes.
O carrete convém ter um ratio de 4:8 a 6:2, e um bom enrolamento.
As amostram variam imenso podendo ir de poucas gramas a pesos elevados, sendo que as de 20 a 30 gramas são as mais usadas.
As cores mais usadas, são as imitações de sardinha, cavala, tainha.
Estive a ver material e dado o meu orçamento julgo este ser indicado.
mas gostaria de saber a vossa opinião.
Cana Barros Coast Spinner 3.00mTamanho:3.00m
Acção:Max. 60g melhor performance 20g
Elementos: 2
Comprimento Fechada: 1.57m
Tipo de material: Carbono H.S.
Passadores: SEaGuide
Porta-carretos: DPS
Peso: 270g
Carreto Procaster 4000X
com 10 rolamentos duas bobines com capacidade para 190m de 0.35mm, ratio 5.3:1, ABS, asa de cesto com AirBall e Micro drag
BOBINE-2 em aluminio
PESO-425g
não conheço esse material mas, embora seja também um iniciado nestas lidas, concordo com um conselho que me deram quando andei para comprar o material que tenho agora. Vale mais poupar um pouco mais e comprar uma coisa como deve ser do que comprar kk coisa e depois ter de voltar a investir porque o material cedeu. Isto porquê? o Spinning é muito exigente em relação ao material, o desgaste é elevado e muitas vezes temos mesmo de abusar dele para safar as amostras ou para trabalhar um peixe, e assim material menos resistente mais cedo ou mais tarde vai-nos falhar.
Eucomecei por comprar uma cana awa-shima ngage beast shidai com 3,30 m e um carrete da vega regal 30 o qual equipei com um multifilamento 0,20, achei que a cana se torna um pouco pesada para uma jornada longa de pesca e que dá cabo do couro e por isso comprei uma shimano antares 300 bx, que já é bastante maneirinha e que se suporta bem numa jornada mais longa. Depois comecei a achar que o carrete era fraco para trabalhar robalos um pouco maiores além de o regal ter começado a ganhar algumas pequenas folgas e comprei um shimano saragosa 4000 e coloquei um 0,15 da sufix e acho que desta acertei mesmo, material ligeiro e fiável. Embora tenha 2 canas e 2 carretes perfeitamente utilizaveis em kk situação acho que teria ficado logo muito bem servido com o material que utilizo agora, não precisava de ter comprado a awa-shima nem o vega.
Se posso aconselhar alguma coisa é que não te precipites e que compres material com muitas provas dadas, gostos não se discutem, por isso se vende e compra de tudo, mas se puderes esperar um pouco mais e poupares mais um pouco se calhar ficarás mais bem servido.