Boas noites camaradas
Durante a tarde de hoje realizei uma pescaria com um tempo e estado de mar optimos. Muito bom para sentar, e disfrutar da bela paisagem que a vista me proporcionava, olhando e tentando perceber todo o estilo de vida das especies marinhas.
Sendo eu apenas mais um aprendiz de pesca na costa, muitas duvidas vão surgindo. A que me traz aqui hoje é provavelmente uma das mais simples e uma das mais importantes. Se ha coisa que aprendi aqui por este site, é que mais que importante que apanhar peixe, está o contacto que temos com a natureza e o que dela aproveitamos , coisa que pouca gente tem o prazer de sentir.
Mais que mentalizado estou, de que é importante que cada um de nós contribua para um mundo melhor e isso passa então tambem um pouco pela arte de pescar.
Aproveitando o tempo que tinha para pensar deparei-me então com a duvida de como salvar as especies da costa. Uma parte passa pelo cumprimento da legislação no que toca a tamanhos , mas será isso suficiente?
E no que toca a tamanhos , como podemos nós salvar os peixes mais pequenos?
A meio da tarde acabei por apanhar uma safia mais ou menos do tamanho de uma mão. Ferrada nas guelras deparei-me com um grande problema , '' como vou eu salva-la? ''
Limitei-me a cortar o fio do anzol o mais rento possivel a sua boca tentando que este não a prejudique no seu dia-a-dia e que mais tarde acabe por o anzol se estragar e soltar . Será isto possivel? Consegue um peixe viver com um anzol ferrado?
Passando esta fase veio-me a cabeça outro problema: Estando o peixe alguns metros de baixo de agua , como se comportará o seu corpo ao ser pescado?
Isto é, um peixe está debaixo de agua, vindo rapidamente puxado para cima , não será ele afectado com a mudança da pressão da agua? E quando o devolvemos , como devemos proceder? manda-lo para o mar certamente tambem lhe trará alguns danos
Acima da minha felicidade em trazer peixe para casa, está a minha felicidade em saber que fiz um pouco para salvar este nosso mundo. Qualquer que seja a especie que esteja ainda em fase de crescimento será por mim enviada de volta a sua casa, gostava portanto , se algum de vós tiver conhecimentos a nivel dos comportamentos das especies marinhas ao serem trazidas para fora de agua , que me ajuda-se afim de eu não cometer erros quando tento ajudar a que tudo volte ao que era
cumprimentos
Como Salvar Peixes?
Re: Como Salvar Peixes?
Olha normalmente e segundo a minha experiência, quando o peixe é afectado nas guelras, não sobrevive. Peixe embuchado é peixe morto. Quando o apanhas pelo beiço, aí sim deves tentar remover o anzol devagar de forma a magoares o mínimo o animal. Deves devolver devagar, sem o atirar tipo "xapa", não vá ele morrer no impacto, como já vi acontecer, e como já eu próprio estupidamente o fiz.
Talvez existam espécies que mesmo atacadas nas guelras possam sobreviver, mas espera por ouras opiniões. Bom tópico.
Talvez existam espécies que mesmo atacadas nas guelras possam sobreviver, mas espera por ouras opiniões. Bom tópico.
Boas.
Acerca da profundidade, só há problema em maiores profundidades, nas pesca da costa não há problemas de "descompressão".
Acerca das guelras. Cada caso é um caso, e cada espécie é diferente há algumas mais sensíveis que outras. Por exemplo robalos já libertei muitos que vinham ferrados nas guelras, com cuidadinho dá para tirar o anzol (é o mais indicado), depois é uma alegria vê-lo todo esperto a voltar à sua vida.
A principal mensagem que quero passar, é que sempre que o peixe não tem tamanho mínimo deve ser libertado, venha ele ferrado onde vier. O que ele pode morrer, não deve, não pode, servir de desculpa para não o libertar. Infelizmente há muito pescador inconsciente que ainda utiliza essas desculpas do pode morrer para continuar a levar para casa peixe sem medida.
Acerca da profundidade, só há problema em maiores profundidades, nas pesca da costa não há problemas de "descompressão".
Acerca das guelras. Cada caso é um caso, e cada espécie é diferente há algumas mais sensíveis que outras. Por exemplo robalos já libertei muitos que vinham ferrados nas guelras, com cuidadinho dá para tirar o anzol (é o mais indicado), depois é uma alegria vê-lo todo esperto a voltar à sua vida.
A principal mensagem que quero passar, é que sempre que o peixe não tem tamanho mínimo deve ser libertado, venha ele ferrado onde vier. O que ele pode morrer, não deve, não pode, servir de desculpa para não o libertar. Infelizmente há muito pescador inconsciente que ainda utiliza essas desculpas do pode morrer para continuar a levar para casa peixe sem medida.
Excelente post, os meus parabens.
Eu prório já me deparei com essas situações e faço o meu melhor de forma a salvar o peixe.
Nunca consegui salvar nenhum que viesse mesmo embuchado.
Quando vêm pelo beiço com cuidado consegue-se tirar o anzol e é quase certo que o peixe sobreviva.
A mensagem que passas no post é de louvar.
Se todos nós fizermos o mesmo de certeza que viveremos num mundo melhor.
Continua assim.
Edgar
Eu prório já me deparei com essas situações e faço o meu melhor de forma a salvar o peixe.
Nunca consegui salvar nenhum que viesse mesmo embuchado.
Quando vêm pelo beiço com cuidado consegue-se tirar o anzol e é quase certo que o peixe sobreviva.
A mensagem que passas no post é de louvar.
Se todos nós fizermos o mesmo de certeza que viveremos num mundo melhor.
Continua assim.
Edgar
Boas pescarias.
Antes de mais quero felicitar-te por este post, que demonstra a tua preocupação com o meio em que vivemos e te interessas pela subsistência das espécies.
Bom sobre a descompressão e como o Paulo "Boss", já disse na costa não existe grande problema, já em alto mar, por exemplo as fanecas, entre outras, não sobrevive nenhuma, após chegar à superfície, contudo existem outras espécies que após largadas vão normalmente à sua vida.
Sobre o peixe vir embuchado, é sempre difícil dizer se vive ou morre após a sua libertação, mas ja vi um robalo de bom porte, com falta de parte, penso que se chama barbatana branquial, que fica logo por cima da guelra e atrás do focinho, tendo-lhe acontecodo algo e sobreviveu até à sua captura, estando tudo já cicatrizado.
Boa continuação.
Braga.
Antes de mais quero felicitar-te por este post, que demonstra a tua preocupação com o meio em que vivemos e te interessas pela subsistência das espécies.
Bom sobre a descompressão e como o Paulo "Boss", já disse na costa não existe grande problema, já em alto mar, por exemplo as fanecas, entre outras, não sobrevive nenhuma, após chegar à superfície, contudo existem outras espécies que após largadas vão normalmente à sua vida.
Sobre o peixe vir embuchado, é sempre difícil dizer se vive ou morre após a sua libertação, mas ja vi um robalo de bom porte, com falta de parte, penso que se chama barbatana branquial, que fica logo por cima da guelra e atrás do focinho, tendo-lhe acontecodo algo e sobreviveu até à sua captura, estando tudo já cicatrizado.
Boa continuação.
Braga.
Se todos nós dermos um pouco de nós para o desenvolvimento das especies, daqui a uns anos , temos um aumento do numero de peixes por especie. So temos vantagens 
Boas pescarias.
O que disse anteriormente, não põe em causa o que tu disseste, concordando inteiramente, mas existem pescadores e pescadores.
Boa continuação.
Braga.
É verdade que a sustentabilidade do planeta depende do homem, contudo existem muitos que só pensam em enriquecer, não olhando a meios para atingir os seus fins, querendo dizer com isto, que relativamente à pesca, não são os pescadores de cana que põem em causa alguma espécie de peixe, mas sim as grandes embarcações de arrasto, que para além do peixe que matam sem medida, dão também cabo do habitat deles, destruídos os fundos.filipers Escreveu:Se todos nós dermos um pouco de nós para o desenvolvimento das especies, daqui a uns anos , temos um aumento do numero de peixes por especie. So temos vantagens
O que disse anteriormente, não põe em causa o que tu disseste, concordando inteiramente, mas existem pescadores e pescadores.
Boa continuação.
Braga.
=D> =D> =D> =D>TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
É verdade que a sustentabilidade do planeta depende do homem, contudo existem muitos que só pensam em enriquecer, não olhando a meios para atingir os seus fins, querendo dizer com isto, que relativamente à pesca, não são os pescadores de cana que põem em causa alguma espécie de peixe, mas sim as grandes embarcações de arrasto, que para além do peixe que matam sem medida, dão também cabo do habitat deles, destruídos os fundos.filipers Escreveu:Se todos nós dermos um pouco de nós para o desenvolvimento das especies, daqui a uns anos , temos um aumento do numero de peixes por especie. So temos vantagens
Boa continuação.
Braga.