boa tarde.
o fio sufix ultra supreme na medida 0,35 mm seria bom para a pesca de fundo?
tou aberto a novas sugestoes.
(e para usar com uma chumbada de 120 gr no maximo e o fundo e de areia e os lançamentos rondam os 120 metros)
fio para enchimento de um super ultrega xsa 10000
Re: fio para enchimento de um super ultrega xsa 10000
ninguem conhece este fio?
podem dar novas sugestoes de fios bons
cumprimentos e abraço
podem dar novas sugestoes de fios bons
cumprimentos e abraço
Desenfiei-me um bocadito e vou tentar escrevinhar qualquer coisita:
Pessoalmente estrago pouco os fios no surfcasting, dado pescar maioritariamente durante o período nocturno. Isto para dizer que, se calhar estou um pouco desactualizado com as novidades acerca dos nylons que por aí andam, e se calhar ir mencionar algum que já não se fabrique. A saber e por ordem da minha preferência:
- Shimano Technium
- Falcon Match Soft
- Daiwa Tournament
- Shimano Spinning (nylon)
- Asso Tetramax
Há mais alguns, mas assim de cabeça e de repente escapam-me os nomes.
Olhando para o diâmetro que apontas, parece-me talvez algo exagerado pescares com 0,35mm. Se quiseres podes pescar mais fino e montas uma baixada de choque (shock leader) para aparar o lançamento sem partir. Essa baixada pode ser feita com as chamadas caudas de rato (tramos de fio cónico com cerca de 15mts de comprimento). Assim, permitem-se maiores lançamentos e um fio mais fino é menos atingido pelo vento e/ou aguagem. Só para exemplificar, tenho uma bobine de Shimano Technium 0,23mm com a respectiva baixada de choque.
Há quem pesque com multifilamentos muito finos (por ex. 0,09mm) com a tal baixada. Neste caso, a baixada não será ajudar à resistência do fio no lançamento mas para, em primeiro lugar, resguardar o dedo que segura a linha quando do lançamento (o multi corta). Em segundo lugar, para providenciar um pouco de elasticidade e amortecimento, tanto no lançamento como na possível cobrança de peixe.
De resto, isso quer é fogo à peça e toca a pescar.
Pessoalmente estrago pouco os fios no surfcasting, dado pescar maioritariamente durante o período nocturno. Isto para dizer que, se calhar estou um pouco desactualizado com as novidades acerca dos nylons que por aí andam, e se calhar ir mencionar algum que já não se fabrique. A saber e por ordem da minha preferência:
- Shimano Technium
- Falcon Match Soft
- Daiwa Tournament
- Shimano Spinning (nylon)
- Asso Tetramax
Há mais alguns, mas assim de cabeça e de repente escapam-me os nomes.
Olhando para o diâmetro que apontas, parece-me talvez algo exagerado pescares com 0,35mm. Se quiseres podes pescar mais fino e montas uma baixada de choque (shock leader) para aparar o lançamento sem partir. Essa baixada pode ser feita com as chamadas caudas de rato (tramos de fio cónico com cerca de 15mts de comprimento). Assim, permitem-se maiores lançamentos e um fio mais fino é menos atingido pelo vento e/ou aguagem. Só para exemplificar, tenho uma bobine de Shimano Technium 0,23mm com a respectiva baixada de choque.
Há quem pesque com multifilamentos muito finos (por ex. 0,09mm) com a tal baixada. Neste caso, a baixada não será ajudar à resistência do fio no lançamento mas para, em primeiro lugar, resguardar o dedo que segura a linha quando do lançamento (o multi corta). Em segundo lugar, para providenciar um pouco de elasticidade e amortecimento, tanto no lançamento como na possível cobrança de peixe.
De resto, isso quer é fogo à peça e toca a pescar.

Boas,
O fio que uso para surfcasting e um Tubertini Spinner 0.20mm 350m com chicote de 15m de 0,20 a 0,58.
Boas pescarias
O fio que uso para surfcasting e um Tubertini Spinner 0.20mm 350m com chicote de 15m de 0,20 a 0,58.
Boas pescarias
Oi pessoal, eu nunca consegui perceber como funcionam os chicotes, onde ficam montados, mas ja percebi uma coisa que me fazia confusão era como vinha feito na bobine, e acho que vem 15m em que o inicio é de uma medida e vai alargando, no fim dos 15 metros começa outro sector e assim sucessivamente né?. Agora o resto é muito complicado para mim! a unica montagem que sei fazer é:
A madre 0,35 atravessa um chumbada de 100g de bola furada-sai do outro lado e leva um laço, depois meto um anzol empataado em 0,20 e com um laço enfio na madre que vem da chumbada , como o meu pai fazia, não sei mais nenhuma maneira, nao sei usar missangas, nem destorcedores, nem como se faz para a chumbada ficar no fim da montagem, jamais irei conseguir! nem com revistas, nem com desenhos, nem com graficos. Estou desesperado!
A madre 0,35 atravessa um chumbada de 100g de bola furada-sai do outro lado e leva um laço, depois meto um anzol empataado em 0,20 e com um laço enfio na madre que vem da chumbada , como o meu pai fazia, não sei mais nenhuma maneira, nao sei usar missangas, nem destorcedores, nem como se faz para a chumbada ficar no fim da montagem, jamais irei conseguir! nem com revistas, nem com desenhos, nem com graficos. Estou desesperado!
Boas, claro que vais conseguir... Deixa-te disso. Pede a algúem da tua zona que vá contigo à pesca, e que te ajude. É a melhor maneira, depois é treinares, treinares.
Pois...obrigado! mas n tenho companhia como disse na apresentação...Os meus amigos estão longe. Estou sozinho...
O nó que utilizo para unir a baixada à madre é o nó de sangue.
O primeiro deste tópico:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?t=184
Se não tens ninguém conhecido vais ter de fazer sozinho, várias vezes até os nós saírem bem.
Para anzóis de argola e outros acessórios podes usar o palomar:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... mar#p49208
Eu pessoalmente só uso nos anzóis.
Em chumbadas, destorcedores, etc uso o clinch melhorado:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... nch#p33847
Agora é treinar.
O primeiro deste tópico:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?t=184
Se não tens ninguém conhecido vais ter de fazer sozinho, várias vezes até os nós saírem bem.
Para anzóis de argola e outros acessórios podes usar o palomar:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... mar#p49208
Eu pessoalmente só uso nos anzóis.
Em chumbadas, destorcedores, etc uso o clinch melhorado:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... nch#p33847
Agora é treinar.