cana+carreto (surfcasting e fundo)

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"cana+carreto (surfcasting e fundo)"
na nova versão do site.

mpi
Registado: terça ago 03, 2010 3:47 pm

cana+carreto (surfcasting e fundo)

Mensagem por mpi »

Boas,

li bastante no forum e ainda ando bastante confuso e precisava de um resumo com conselhos do que anda no mercado.
A pesca e para ser feita na zona Norte (Vila do conde,Povoa de Varzim, Esposende, Viana do castelo).

Sou iniciado na pesca e por agora estou virado para estes 2 tipos de pesca (fundo e surfcasting).

Conheço muito pouco sobre material e numa loja queriam vender-me um carreto VEGA 6500 ZEUS POR 45 EUROS e uma SHIMANO SCIMITAR DE 4,7 METROS que não me lembro do preço.

Sei que são pescas diferentes e portanto tenho de comprar material diferente.

Assim aceitava sugestões de cana+carreto para estes dois tipos de pesca sugestões.

Para surcasting pelo que percebi o shimano super ultrega 10000 é o aconselhável e para pesca ao fundo o carreto Daiwa OPUS BULL 4500 é bom tb.

O orçamento vai ate 400/500 euros para estes dois tipos de pesca e qt menos gastar melhor :P

cumps
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: cana+carreto (surfcasting e fundo)

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Com esse orçamento estás safo. Mas existe aqui uma dúvida tu falas em fundo e surfcasting... Tens noção que são a mesma coisa? A menos que quisesses dizer pesca de praia, associada hoje em dia ao surfcasting, e depois pesca em pontões, e altura, mais associada ao rockfishing.
Na 1ª aconcelho canas de 3 partes. Na segunda aconcelho canas de 3 partes se for para pesca forte, mas se for para estar num pontão a brincar as telescópicas chegam bem.
De salientar que as canas híbridas ou enxertadas, apenas te vão servir exclusivamento para praia, pois em altura, não são nada aconcelháveis.
Dentro do material deixo-te aqui alguns conjuntos interessantes-
Tica dreamcast 4,50 mt/ - Tica new dolphin c/ 2 ponteiras - Tica Asteria - Dragon cormoura - Cormoura Long Cast c/ 2 ponteiras - Banax Fujika c/ ponteiras- Todos andam entre os 125 euros e os 225. Carretes escolheria sim o super Ultegra, aliás comprava 2 e dava para as 2 canas, podendo jogar sempre entre os 2.
Estavas safo, com qualidade q.b.
Cana para pontão, claramente na altura para mim a Steel Power, toda em Fuji e é um maquinão, não tenham dúvidas, estão testadas por mim, até nas corvinas e são um canhão neste momento a preços muito bons. Mas tens muitas, neste contexto que te servem, se forem telescópicas então(fico à espera de perceber o que pretendes) mais em conta se arranja.Com cerca de 500 euros talvez se arranje 2 conjuntos sabendo claro escolher.
mpi

Mensagem por mpi »

Boas Filipe!

Realmente tens razão a pesca é para ser feita na praia (surfcasting) e em alguns pontões e molhes (rockfishing).

Queria gastar no máximo (ao todo) uns 500 euros para estes dois casos.

Portanto aconselhas para surfcasting uma destas com 1 ou 2 super Ultegra:
- Tica dreamcast 4,50 mt/
- Tica new dolphin c/ 2 ponteiras
- Tica Asteria - Dragon cormoura
- Cormoura Long Cast c/ 2 ponteiras
- Banax Fujika c/ ponteiras

Rockfishing:
aconselhas uma cana Steel Power com o mesmo carreto super Ultegra?

Ainda estou a pesquisar informações sobre esse material e principalmente preços

PS: Se calhar uma boa ideia era criar um tópico fixo com o que cada um usa para os seus tipos de pesca com preços.. e tb com as novas tendências e o que gostavam de ter se fossem comprar para substituir as canas que possuem. Para inexperientes como eu era logo um bom ponto de partida. Se ja houver algo parecido peço desculpa porque não vi

abraço e espero por mais opiniões :D
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Sabes esse é um tópico/forúm que seria complicado de criar pois ao se invocar marcas podemos criar confusões com outras pessoas que apareçam, além do material estar sempre a ser renovado. O que te aconcelho hoje daqui a uns anos estará desatualizado. O que se pode fazer é dentro de cada técnica deixar os tamahos standart e pouco mais, pois isso criará confusões. Uma coisa é eu dar uma opinião formada sobre material e citar marcas e modelos. Bem diferente é o site estabelecer isso como algo "seu", pois pode parecer que está a perder a transparência que na minha opinião tanto o carcteriza. :fixe: .

Do material aconcelhei-te coisas boas, que têm qualidade mas arranjam-se coisas mais baratas.
Uma alteração que faria dependendo do local e da altura, era lá está trocar um dos super ultegra por um rebocador caso necessitasses mesmo de algo extra forte.

A steel power é do melhor que está no mercado, para os preços e pelos componentes que traz, mas se preferires canas telescópicas mais baratas existem bastantes a preços interessantes e que fazem bem o papel.

A escolha de material deve ser criteriosa, e deve se adaptar a cada pessoa e tipo de pesca. Não existem materiais perfeitos, nem fórmulas perfeitas. O que é bom para mim pode ser péssimo para ti. :hummm: .

O importante é pesquisares e tirares as dúvidas que tenhas, mas o maior conselho que dou é não comprares porcaria, material da tanga, pois vais mais tarde gastar 2ª vez. De resto 500 euros dão a dividir por 4 para uma média de 125 euros, é tentar-se encontrar algo de qualidade, e escolher qual dos conjuntos queres apostar mais, de forma a nesse se gastar melhor.
Cumprimentos.
mpi

Mensagem por mpi »

Eu falava num tópico em que todos nos podíamos dizer que material usamos na nossa pesca e que material compravam se tivessem de trocar e porquê.

Imagina:

O que os nossos utilizadores do forum utilizam:

MPI (SURFCASTING)
- Cana Tica dreamcast 4,50 mt + shimano super ultrega 10000

FILIPEPC (SURFCASTING)
- CANA XPTO + CARRETO XPTE

...

ISTO para mim era logo um ponto de referencia para começar a ver material. Claro que cada um tem de ser responsável por quilo que compra e ter noção que temops gostos diferentes e portanto o que para um é bom para outro pode ser pessimo (embora neste caso normalmente e mais azelhice do que outra coisa) :D

Entre aquelas canas todas o que destacas de umas para as outras se souberes claro...eu vou procurar mas se estiveres dentro do assunto sempre e mais facil para mim.

Abraço
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Pois já percebi. Era giro, eu em tempos comecei a fazer algo do género, mas o pessoal não aderiu muito e torna-se chato fazê-lo sozinho.
Das canas existem muitas com qualidade. Se puderes comprar uma cana com 2 ponteiras, para quem começa é melhor. Ficas sempre com maior jogo de cintura, o que é positivo para ti, visto não teres muito material. Eu escolheria entre a fujika(só me chateia o contrapeso, que acho uma parvoíce não sair), e a new dolphin. São as mais caras(220) mas com as duas ponteiras, ficas com cana para pescas mais softs, e para o Inverno quando o Mar engrossar...
Subindo os valores já se encontram canas já com material fuji, e aí sim ficavas muito bem servido. Tens por exemplo a power aer, que talvez ronde os 270 a 300, não sei bem neste momento. A minha custou-me 270.
O problema das canas é sempre o mesmo, é sabermos depois cuidar bem delas, senão o investimento torna-se desnecessário, ou seja não te servirá de nada gastar se depois deixar o material sem ser cuidado. Parece-me claramente que este é um aspecto a que a quase totalidade dos pescadores não dá importância, e que é tão ou mais importante do que comprar material.
Eu tenho canas de 300 euros, com por exemplo 5 anos. Se me durarem 10 ou 15 anos, dividido por cada ano, a cana fica barata.
Se eu a deixar estragar, normalmente oxidar os passadores, e enferrujar, então o material fica caro. Aqui o factor dos componente terem qualidade representa um papel essencial, logo na minha opinião quando se pode deve se procurar material de qualidade. Tenho-me dado bem...
Tentando num instante te falar das canas todas, mas muito por alto...
Dragon cormoura: acção semi progressiva: Cana muito leve(496 gramas), e que para pescar na praia serve perfeitamente. Não tem a robustez de outras canas, mas é bem equilibrada para o efeito, e o preço a rondar os 130 euros, torna-a apetecível. A ponteira marca bem toques relativamente pequenos.
Cormoura Long Cast- É o topo de gama da marca, traz 2 ponteiras, contrapeso, e tem a tal ponteira marcadora dos sinais sensíveis e outra bem robusta. Devido ao contrapeso, já é mais pesadota(cerca de 650 gramas), e o preço deve rondar os 150 a 175.
Banax Fujika- Cana com um carbono espectacular, lindíssima, com a tal ponteira super sensível e outra muito ríjida. Tem para mim o problema do contrapeso estar embutido, e não sair, o que torna a casa pesada, mas em surfcasting, não é para mim o factor nº1 de desempate... Mas claro dava jeito que saísse. Cana para os 220 euros(já esteve a 180).
Tica New Dolphin- Bonita, leve, bem conseguida, não tenho ainda a cana testada com exemplares de relevo, para poder opinar com certeza, mas parece-me boa opção. Traz 2 ponteiras, e o preço deve rondar os 220 euros.
Tica Asteria. é a mais barata de todas(ronda os 100 euros), mas é bem aceitável. Acho-a equilibrada, segura, tem uma ponteira bem sensível, uma acção semi progressiva e trabalha bem o peixe. Os componentes não são de qualidade extra...
Tica Dreamcast- Cana muito sensível, tem uma ponteira assustadora, para quem não está habituado, pode meter medo. Era uma das topo da Tica, que ao terminar a gama, baixou os preços a pique, e claro tornou-a apetecível. é uma cana muito bonita, bem trabalhada, e que marca maravilhosamente os peixes.
Shimano power aero- Bonita, aliás linda, com um carbono espectacular, equilibrada, toda em fuji, 2 ponteiras, uma mais rija outra meio termo(nenhuma é hyper sensível).
Banax Steel Power- Pode parecer que sou vendedor marca, ou da cana, mas não sou. Acontece que tenho 2 canas destas e sou um aficcionado delas. São lindas, poderosas, com um carbono forte, é provavelmente a cana com melhor relação preço/qualidade que conheço(agora, pois baixou muito o preço). Compo,nentes fuji de qualidade, bico embutido mas que sai e enrosca, extremamete fina, e apesar de não ser uma cana sensível, marca os peixes de porte médio já muito bem. Dá para pesca fortes, tenho-a usado na corvina, e aguenta-se com classe. Deve se arranjar por 180 euros.

Existem canas fantáticas, todas em fuji e reconhecidas, mas o patamar sobe sempre para valores proibitivos.
Assim como existem canas baratas que podem fazer o serviço. Que ningúem pense que não pode tirar um bom exemplar por o material ser barato, isso não é bem assim, existem imensos factores que contam, e que até têm maior influência, agora que me parece que pode fazer a diferença, em termos de desempenho(lançamento), e durabilidade, isso sim.
Cumprimentos.
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

Boas, boa explicação do material Filipe gostei bastante, o que posso acrecentar ao que o Filipe disse é o seguinte, tenho ouvido umas coisas menos boas da fujka, a pouco tempo tive com a cormoura long distance e achei engraçada tb, duas ponterias uma com ação 100-200gr e outra 100-300gr boa pega em borracha passadores low rider mas n fuji, apesar de parecerem jeitosos, e o preço era de 150€ e ainda trazia com ela um carreto da marca kumyang(axo q é assim q se escreve :hummm: ), que ate era jeitoso com uma bobine porreira para lançamento.
Quanto a tica new doplhin partilho da mesma opinião do Filipe, tb fiquei com os olhos na cana, e a shimano power aero tb é como ele diz, tive com a de 3 ponteiras e é de facto um espetáculo.
A steel power foi a minha ultima aquesição(4.5m), tb já tinha pedido umas informações ao Filipe sobre ela porque pelos meus lados n se encontra, e mandei vir da net ficou por 145€, agora vamos a ver como se porta em pesca, á preimeira vista axei um blank muito fino no cabo e uma ponteira algo groosa, mas n me pareceu uma cana muito rija em que tenha dificuldade em ver os toque, o que é bom, e realmente é como Filipe diz esta cana so em material fuji deve andar perto de uns 100€ :hummm:
Espero ter ajudado.
Ab.
mpi

Mensagem por mpi »

FILIPEPC fantástica descrição :fixe:
dave_pescador obrigado tb pela tua ajuda :fixe:

Se mais alguém puder opinar...FORÇA :D

Vou ler com calma, ir a algumas lojas de pesca ver quanto me pedem pelo material e depois tomo a decisão.

abraço
Responder