chumbo temolino

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"chumbo temolino"
na nova versão do site.

glbarth
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

chumbo temolino

Mensagem por glbarth »

Pesquizando um pouco em vosso site e depois em outros sites Europeus, me deparei com o tal chumbo temolino. Uma das afirmações que encontrei é que o sitema é eficiente mas não é infalível! Enrosca tanto quanto um chumbo normal, mas tem muito mais facilidade de se desenroscar.
No Brasil não há nada parecido com isso, tanto que baseado em fotos, fiz pessoalmente 3 modelos com pesos diferentes, mas não tenho idéia de proporções pois não consegui melhores especificações.
Vejam a foto, comparada com uma caneta BIC, os pesos variam de 20 a 70 gramas.
O modelo mais grosso dentro de um balde de água, mostrou a mesma ação do boneco João bobo, tendia a ficar de pé :
11052010584.jpg
Perguntas:
1 - estas engenhocas realmente funcionam?
2 - os modelos que fiz estão mais ou menos de acordo com os modelos comercias?
3 - Alguma recomendação quanto ao uso ou a fabricação artesanal dos mesmos?
Abraço a todos... :fixe:
Última edição por Paulo em quinta mai 13, 2010 9:21 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar imagem no site
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: chumbo temolino

Mensagem por Paulo »

Veja a foto na e-zine nº 1 na página 65

http://www.pescador.com.pt/e-zine/

A principal vantagem a meu ver nem é tanto menos prisões mas graças ao efeito mola uma maio facilidade em libertar o chumbo. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Usei-o no fim de semana passado no tal Cemiterio de chumbadas, e fiquei com a sensaçao que a taxa de libertaçao das pedras é muito superior ás chumbadas tradicionais... Pena que o que eu tinha tinha apenas gramagem de 60 gr e fui obrigado a substituir o dito quando a aguagem aumentou... Convem de dizer que ao final de uma duzia de prisoes como é normal começa a ficar em pior estado a manga plastica e perde alguma eficiencia :fixe:
glbarth

Mensagem por glbarth »

paulo Escreveu:Veja a foto na e-zine nº 1 na página 65

http://www.pescador.com.pt/e-zine/

A principal vantagem a meu ver nem é tanto menos prisões mas graças ao efeito mola uma maio facilidade em libertar o chumbo. :fixe:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valeu Paulo deu inclusive para ter uma idéia de proporção comparando-o com o molinete. :)
glbarth

Mensagem por glbarth »

pedrolourenco79 Escreveu:Usei-o no fim de semana passado no tal Cemiterio de chumbadas, e fiquei com a sensaçao que a taxa de libertaçao das pedras é muito superior ás chumbadas tradicionais... Pena que o que eu tinha tinha apenas gramagem de 60 gr e fui obrigado a substituir o dito quando a aguagem aumentou... Convem de dizer que ao final de uma duzia de prisoes como é normal começa a ficar em pior estado a manga plastica e perde alguma eficiencia :fixe:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pedro, três perguntas:
1 - devido ao volume de ar que fica retida no tubo, o conjunto tende à ficar de pé trabalhando como um joão bobo, ou não tem nada à ver?
2 - Qual seria o comprimento total e a largura do temolino de 60 gramas que você usou no cemitério?
3 - Você tem alguma foto comparando com algum objeto conhecido, para eu ter idéia de proporção?
pedrolourenco79
Utilizador Regular

glbarth Escreveu:1 - devido ao volume de ar que fica retida no tubo, o conjunto tende à ficar de pé trabalhando como um joão bobo, ou não tem nada à ver?
2 - Qual seria o comprimento total e a largura do temolino de 60 gramas que você usou no cemitério?
3 - Você tem alguma foto comparando com algum objeto conhecido, para eu ter idéia de proporção?
Boas

1- Penso que nao pois onde pesco tem corrente logo a linha vai esticar e ficar em tensao. Assim penso que ele ficará fixo e nao a "bailar"
2- O comprimento deverá andar pelos 13/15cms e aproximadamente 1cm ou pouco mais de diametro.
3- Não tenho nenhuma foto nem tenho aqui nenhum onde me encontro mas amanha se tiver oportunidade a ver se me lembro de fotografar um com escala ao lado... :fixe:
glbarth

Mensagem por glbarth »

pedrolourenco79 Escreveu:
glbarth Escreveu:1 - devido ao volume de ar que fica retida no tubo, o conjunto tende à ficar de pé trabalhando como um joão bobo, ou não tem nada à ver?
Boas

1- Penso que nao pois onde pesco tem corrente logo a linha vai esticar e ficar em tensao. Assim penso que ele ficará fixo e nao a "bailar"
2- O comprimento deverá andar pelos 13/15cms e aproximadamente 1cm ou pouco mais de diametro.
3- Não tenho nenhuma foto nem tenho aqui nenhum onde me encontro mas amanha se tiver oportunidade a ver se me lembro de fotografar um com escala ao lado... :fixe:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oi novamente Pedro,
quando você vai pescar em lugares com muito enrosco, o termolino é sempre a sua primeira opção?
Ou tudo depende das condições do mar, se está puxando muito ou não!
Aguardo sua fotos. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular

Pois bem demorou mas cá vai a foto com a escala possivel.....
P5240438.JPG
Não é muito normal, usar este tipo de chumbo, pois até é dificil de ser comercializado por estes lados, no entanto de vez enquando faço experiencias como foi o caso deste dia a pescar em pedra muito brava....
Responder