Boas a todos.
Antes de mais, um abraço a todos os amantes deste desporto único.
Por ser a minha estreia, e enquanto "TÓTÓ", não sabia onde deveria colocar algumas questões que me inquietam. Espero não a estar a colocar em local desadequado deste Site.
Então, cá vai... Que regulem e legislem a pesca lúdica, tudo bem!
Mas, será que existirão fiscais em número suficiente? Durante 24h/dia? E quando o peixe "embucha" e não o conseguimos desferrar sem que morra, devolvemo-lo assim à água? E como actuarão os fiscais? Ou será que vai acontecer como as (inúmeras) redes que são colocadas em locais ilegais, com tamanhos ilegais, e fiscalização e controlo...nem vê-los.
Sem fiscalização, não adianta criar regras.
Obrigado ao(s) criador(es) do site. Há muito que a net e os "amigos da cana" precisavam dum "cantinho" assim.
Quicksilva
Fiscalização!...
Benvindo.
Pois, são pequenas dúvidas que ficam. No entanto a lei é explícita e o peixe sem tamanho deve ser devolvido, mesmo morto. Pelo menos é o que eu entendi. E como na natureza, nada se perde e tudo se transforma, decerto que esse peixe mesmo morto irá encher a barriga de alguém (outros peixes, camarões, polvos, pulgas, gaivotas, etc.).
Solução para isto? O que eu faço é pescar com anzóis e iscadas maiores. Raramente se ferram peixes pequenos, e quando ferram raramente embucham.
Mas isso sou eu, agora cada um faz o que achar melhor.
Cumprimentos.
Pois, são pequenas dúvidas que ficam. No entanto a lei é explícita e o peixe sem tamanho deve ser devolvido, mesmo morto. Pelo menos é o que eu entendi. E como na natureza, nada se perde e tudo se transforma, decerto que esse peixe mesmo morto irá encher a barriga de alguém (outros peixes, camarões, polvos, pulgas, gaivotas, etc.).
Solução para isto? O que eu faço é pescar com anzóis e iscadas maiores. Raramente se ferram peixes pequenos, e quando ferram raramente embucham.
Mas isso sou eu, agora cada um faz o que achar melhor.
Cumprimentos.
-
quicksilva
- Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm
Obrigado.
Obrigado Mestre Ramiro, pela opinião quanto à situação do peixe morto, "embuchado" pelo anzol. Confesso que consultei a lei na diagonal...
Quanto ao resto, partilho da sua solução uma vez que tenho tb esse hábito. Anzois maiores, menor probabilidade de apanhar peixe pequeno.
Espero que venha a haver alguma regulamentação no que toca ao tamanho de anzois, em função do tamanho mínimo e morfologia de cada espécie, em função da época de protecção de determinada espécie, e tb de acordo com a época, se incentive cada vez mais a prática do "catch and release" ou até restricção dos iscos a usar. Embora de prática menos directa e objectiva, creio serem medidas a considerar (entre outras), pois na guerra tudo vale.
Mas com o contributo de todos, acredito que o barco chega a bom porto...
Obrigado mais um a vez.
Quicksilva
Quanto ao resto, partilho da sua solução uma vez que tenho tb esse hábito. Anzois maiores, menor probabilidade de apanhar peixe pequeno.
Espero que venha a haver alguma regulamentação no que toca ao tamanho de anzois, em função do tamanho mínimo e morfologia de cada espécie, em função da época de protecção de determinada espécie, e tb de acordo com a época, se incentive cada vez mais a prática do "catch and release" ou até restricção dos iscos a usar. Embora de prática menos directa e objectiva, creio serem medidas a considerar (entre outras), pois na guerra tudo vale.
Mas com o contributo de todos, acredito que o barco chega a bom porto...
Obrigado mais um a vez.
Quicksilva