Ameijoa

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ameijoa"
na nova versão do site.

Biofobico
Registado: quinta jul 27, 2006 10:43 am

Ameijoa

Mensagem por Biofobico »

Saudações....

Tenho uma dúvida que por certo me vão esclarecer. Amanhã vou usar pela 1ª vez ameijoa como isco. Sem mais ou menos como iscar e que se coloca um elástico para a "segurar". A minha dúvida prede-se com o tipo de anzol a utilizar. Já que a ameijoa é mole, queria saber se o anzol deve ter barbelas na haste ou não.

Antecipadamente agradeço.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Não vamos ser mais papistas que o papa.
Nada impede de usares esses anzóis, embora sejam mais indicados para iscar anelídeos (minhocas, casulo, etc.). Normalmente esse tipo de anzol tem a haste mais comprida e vai-te permitir uma isca maior. Mas às vezes o peixe "não cai" com iscadas grandes e só os conseguimos enganar com iscadas mais pequenas. Nesse caso, esse anzol vai-te dificultar a vida porque tens mais anzol para esconder.
Se vais pescar em surfcasting, a utilização do elástico para segurares a ameijoa é essencial, senão perdes tudo (ou quase) quando lançares. Se fôr à bóia ou em barco fundeado, não se utiliza o elástico e procura-se as partes mais duras da ameijoa para a segurar convenientemente.
As empresas de materiais de pesca cada vez mais vão elaborando materiais específicos, e alguns uns autênticos barretes que levam os pescadores a embarcar em compras desnecessárias. Querendo, temos à disposição no mercado anzóis especialmente dedicados a determinadas iscas, o que acho desnecessário. Talvez a competição profissional o justifique mas a pesca de lazer decerto que não.
Eu no meu caso, o anzol que considero universal para o surfcasting, é o formato Maruseigo da Asari com barbela na haste. Só no Verão com as Douradas (que por aqui só aparecem nos meses mais quentes) é que mudo para o formato Chinu da mesma marca, por ser um anzol mais resistente, esconde melhor a morte do mesmo e permite iscar bem qualquer isca, desde o Casulo ao Carangueijo. Tanto uns como os outros são anzóis de carbono. Finalmente, e depois deste testamento todo, quando isco com Sardinha ou Lula posso utilizar um anzol do tipo Aberdeen, que é mais aberto e "aconchega" melhor estas iscadas mais gordas.
Mas isto são as minhas escolhas, e o que é bom para mim, pode não ser bom para o vizinho do lado. :wink:
Biofobico
Registado: quinta jul 27, 2006 10:43 am

Mensagem por Biofobico »

Não é um testamento...é uma verdadeira aula. :lol:

Já agora não há por aí umas fotos das embalagens dos referidos anzóis para futura compra? Porque como sou novo nestas artes ainda não sou grande conhecedor de marcas e tipos de material. o elástico foi o amigo Abel policia que me aconselhou a usar porque irei fazer surfcasting. Vamos lá ver é se vou conseguir iscar convenientemente. :)

Mais uma vez obrigado.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Bem, como hoje não deu para ir à pesca, o atendimento por aqui está expedito! :wink:

Fica aqui uma foto dos tais anzóis. Muitos dos packs com anzóis trazem a denominação do formato... mas também há muitos que não. Conforme as marcas.
Tenho algures uma tabela com os formatos mais "populares" de anzóis. Se a encontrar, coloco-a num novo tópico.
Anexos
Anzóis Asari_1.jpg
Anzóis Asari_1.jpg (20.14 KiB) Visto 2161 vezes
Responder