Guerra Junqueiro, 1896.

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Guerra Junqueiro, 1896."
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Guerra Junqueiro, 1896.

Mensagem por Ramiro »

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora,
aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias,
sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice,
pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;
um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai;
um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom,
e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional,
reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula,
não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha,
sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima,
descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas,
capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação,
da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral,
escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo;
este criado de quarto do moderador; e este, finalmente,
tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da Política,
torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções,
incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos,
iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero,
e não se malgando e fundindo, apesar disso,
pela razão que alguém deu no parlamento,
de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."

Guerra Junqueiro, 1896.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Guerra Junqueiro, 1896.

Mensagem por aranha »

1896?!?!? de certesa??? parece estar actualizadissimo :grrr:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”

Eça de Queirós
:122:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Se esse escritor vivesse nos nossos dias, estaria mais actualizado do que nunca, contudo já ponho em causa, se conseguiria publicar o que escreveu em 1896, (talvez o rei da altura não tivesse conhecimento do escrito), pois agora isso quase de certeza era "censurado", desculpem não era o queria dizer, pois agora não existe censura.
Que mais há a dizer, apesar de muita escrita, quer escrita, quer falada, flar diariamente de casos, por exemplo: "Face oculta", no começo, mas já com suspeitas de arquivamentos de algumas escutas, "Freeport", para lá caminha, "Casa Pia", quem irá ser punido? "Os míudos", etc, etc, quem se mete com os ricos, ou com o poder politíco, o que vimos todos dias são as impunidades a que eles estão sujeitos e nós a pagarmos tudo isto.
Já me estava a esquecer que determinados indivíduos conseguem, mesmo sem qualquer telefonema aos amigos e conhecidos, no meio político, para estes fazerem a pressão necessária e talvez até mais...
Boa continuação.
leao marinho
Registado: quinta mai 07, 2009 1:49 pm

Mensagem por leao marinho »

Quem não tem mais que fazer ainda vai ligando a estes politicos, eu para eles :2dedos:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

leao marinho Escreveu:Quem não tem mais que fazer ainda vai ligando a estes politicos, eu para eles :2dedos:
Para eles pagas como eu.... eles querem lá saber se tu :2dedos: ou não, eles querem é estar lá... e muitas vezes a atitude de :2dedos: também é mante-los lá... não é facil... é preso por se ter cão e ... é preso por não se ter!

Por acaso esqueço-me deles quando pesco, por isso... VIVA A PESCA!
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
leao marinho Escreveu:Quem não tem mais que fazer ainda vai ligando a estes politicos, eu para eles :2dedos:
Passando a comentar, digo que tenho de me importar, pois se pago mais de IRS, não sou aumentado, cada vez vejo menos dinheiro na minha mão, etc, etc e quem faz as leis são os políticos, que se aumentam a eles próprios, tem mordomias várias e viagens sem fim, tenho que estar descontente.
rui valerio Escreveu:
Para eles pagas como eu.... eles querem lá saber se tu :2dedos: ou não, eles querem é estar lá... e muitas vezes a atitude de :2dedos: também é mante-los lá... não é facil... é preso por se ter cão e ... é preso por não se ter!

Por acaso esqueço-me deles quando pesco, por isso... VIVA A PESCA!

Caro Rui eu também tento esquercer, mas que é difícil, ai isso é, mas claro VIVA A PESCA.

Braga
Responder