Tainhas em aguas interiores (Alentejo)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tainhas em aguas interiores (Alentejo)"
na nova versão do site.

Luis miguel Marques
Registado: domingo out 04, 2009 9:09 am

Tainhas em aguas interiores (Alentejo)

Mensagem por Luis miguel Marques »

Alguem pode dar umas dicas de como pescar tainhas em agua doce?
Carlos Baptista
Registado: terça nov 17, 2009 3:05 pm

Re: Tainhas em aguas interiores (Alentejo)

Mensagem por Carlos Baptista »

Companheiro
Não sou muito aficionado dessa pesca, mas o que vejo no Rio Douro, é pescarem com uma amostra de truta, á qual retiram a fateixa e nesse lugar colocam um pequeno tenso de uns 10 centimetros com um anzol, no qual iscam com um pedacinho de bicha do rio.
Há tambem quem as pesque con ameijo, mas eu nunca vi.
Estou tambem convicto se as tentar pescar da mesma forma como na Foz do Douro as pescamos, poderá ter algum exito, que é pescar com pedacinhos de sardinha, ´boia e engodar com engodo feito com sardinha.
Boa sorte

Carlos Baptista
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Para pescar as tainhas em água doce, com roubasienne eu fazia assim:

Sondava o pesqueiro, começava a pescar com o chumbo de toque apoiado no fundo, linhas finas ( dependendo da zona e das potenciais capturas), 0,14 e 0,12 no estralho, boias muito sensiveis (0,5g a 1 g), anzois nº16;nº18; nº20.

Muito engodo, eu usava um corado de vermelho, e pescava com asticot´s corados de vermelho também.

A cadência da engodagem era muito rápida, com umas bolinhas (tamanho de tengerinas) sempre a cair no pesqueiro, elas começavam a mexer a boia e o acto de ferragem teria sempre de ser rápido.

Com o passar do tempo, as tainhas começavam a subir na massa de água, apresentando-se num estrato mais acima, alterava a altura do estralho, pescando a meia água.

Ab
Biri
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Mensagem por Biri »

Boa tarde

A pesca à tainha foi uma das primeiras modalidades que pratiquei, ainda mal podia com uma cana de pesca já saía para pescar com a minha familia, pois moro muito perto do rio Tejo e o pessoal juntava-se para almoçar no campo e apanhar umas taínhas para o petisco à noite.

este tipo de pesca é mais eficiente quando está muito calor e sol. :join:
A modalidade era simples e continua a dar frutos, pelo menos por baixo do açude que fizeram à poucos anos em Abrantes, consiste numa cana e carrete que lancem bem, uma boia de pião, alguns chumbos (eu costumava utilizar uma chumbada de 15gr ou 20 gr) e uma amostra de colher com a fateixa, onde iscavamos com minhoca do mar (minhoca do lodo, muito vermelha e com muito sangue). Depois era só escolher um sítio onde o rio tivesse pouca corrente e que não fosse muito fundo e ir lançando e recolhendo de forma a pôr a amostra a trabalhar.

Na altura em que comeceei a pescar assim ainda se apanhavam algumas sabogas no Tejo e´esta modalidade também era boa para esta especie, às vezes era só a amostra bater na água que parecia que já lá estavam com a boca aberta para comer. Eu nessa altura mal podia com a cana e quando apanhava taínhas ainda as ia conseguindo tirar, mas quando eram sabogas tinha muito que suar :hellllp: e tirei algumas e bem grandes ou sozinho ou com ajuda.

espero que poste os resultados da pescaria
Responder