Tragedia em pedrogão

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tragedia em pedrogão"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
120
Mensagens: 304
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Tragedia em pedrogão

Mensagem por 120 »

Um homem está desaparecido na sequência do naufrágio de um iate, hoje, a sete milhas a oeste da praia do Pedrogão, Leiria. Trata-se do proprietário da embarcação, registada na Figueira da Foz, disse fonte da autoridade marítima.

Os outros dois tripulantes, resgatados por uma embarcação que se encontrava na zona e posteriormente transportados para terra por meios da Marinha, foram assistidos, na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e encontram-se bem de saúde.

"O mais velho tem um historial de problemas cardíacos. Estão bem de saúde, não necessitaram de tratamento hospitalar", disse à agência Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Malaquias Domingues.

Os sobreviventes - também portugueses, um homem com cerca de 70 anos e outro na casa dos 55 - contaram que o iate de recreio, habitualmente utilizado na pesca lúdica, começou a meter água, pelas 15h00, hora a que foi registado o pedido de socorro, acrescentou.

"Foram buscar os coletes salva-vidas à cabina e saltaram para a água. O barco começou a afundar pela popa [a parte traseira] e desapareceu rapidamente", afirmou Malaquias Domingues.

Envolvidos nas buscas do tripulante desaparecido estão meios da Polícia Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, autoridade marítima da Nazaré e Figueira da Foz e um helicóptero da Marinha. ( in espresso) :chora: :chora:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por pedrolourenco79 »

Infelizmentes os acidentes acontecem até no mar... :chora: :chora:
joedevil
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2009 3:18 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por joedevil »

São acidentes, e pode acontecer a qualquer um. É preciso tomar as devidas precauções antes de sair.

Todo o cuidado é pouco, e nunca podemos dizer que não :nono: nos acontece.
Esperemos é que no final, a única coisa que se perca é a embarcação.
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por SANTOSSILVA »

Companheiros.............eu estava lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nem queiram saber como estou transtornado com esta tragédia;fui contactado segunda feira por um dos meus habituais companheiros de pesca a fim de irmos às pedras do Pedrrogão ontem,com a embarcação naufragada,propriedade de um amigo dele,já meu conhecido de vista;fomos apresentados terça à tarde,combinou-se a saída e ontem às 07.30 largámos da Fig.Foz rumo ao pesqueiro.
O desaparecido tinha muito pouca experiência de navegação e não tinha radar nemGPS,pelo navegou que comigo até ao pesqueiro,onde fundeámos lado a lado depois de fazermos a devida sondagem;com a calma que estava,as amarrações acabaram por cruzar e os barcos aproximaram-se tanto que fui "obrigado" a arriar cabo para me afastar,o que levou o Dr. a suspender e começar a viagem de regresso.
No entanto,eu já tinha verificado que o barco estava muito apoupado (o Dr. pesava 160 kg e o Bruno pesa 100...) e penso que meteu água a navegar porque ia muito enterrado de popa e continuou durante a pesca,até encher o porão,sem que se apercebessem disso,o que aconteceu pelas boeiras do convés.
Às 14.30 estava eu a comer uma bucha,logo depois deles terem suspendido,quando me apercebo que estava a deixar de ver o barco;pensei estar maluco ou com visões,quando um dos meus companheiros me grita que eles estavam a gritar (+/- a 1/2 milha) e que já não via o barco;só houve que cortar a amarra e navegar a toda a força até aos naufragos,que infelizmente eram só dois;o Dr. tinha ido buscar coletes à cabine e entretanto o barco afundou-se sem que conseguisse sair.
Estávamos em 70 metros...........
Paz à sua alma.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por pedrolourenco79 »

Caro santos silva
Pensei de imediato em si, tanto que se vir até lhe mandei uma Mp a saber se estava tudo bem consigo... èTriste que aconteçam acidentes destes ao usufruirmos desta nossa paixao....á familia os meus pesames e ao amigo um abraço de conforto :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por Ramiro »

Só ontem me apercebi de mais esta tragédia no mar, estava eu de madrugada a caminho de Peniche para uma pesquinha matinal a bordo do Escama (do meu amigalhaço Raimundo) quando ouvi a notícia pela rádio (continuação das buscas). Fiquei deveras surpreso dadas as condições de tempo e mar, e a única ideia que me assaltou foi um erro humano ou incêndio. Enfim... grandes azares.

Um abraço ao amigo Santos Silva, que não admira estar transtornado por viver esta situação traumatizante.

À família do desaparecido, as minhas condolências.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por Paulo »

Há coisas engraçadas, apesar do assunto não ter piada nenhuma.

Ando um bocado atarefado com trabalho e quando vi os primeiros posts, não me dei ao trabalho de comentar, pensei que era mais uma situação como tantas outras infelizmente "noticiadas" aqui no Sítio. Parece que já ando a ficar "vacinado" quase como quando estamos a ver as noticias das desgraças na TV, temos pena, mas parece que estão sempre longe.

Mas com o post do SantosSilva tudo mudou, não só pelo facto de termos um testemunho na 1ª pessoa, de alguém que realmente esteve lá. Mas também porque se trata de uma pessoa que conhecemos e com quem já privamos (pelo menos os frequentadores das mariscadas na Figueira) algumas vezes.

Resumindo, para mim caiu a névoa, aquela que provoca uma sensação (que todos devem perceber), uma sensação da desgraça distante, uma sensação de que apenas acontece aos outros.

Um abraço Santos Silva e obrigado por me fazer cair a névoa.

Condolências aos familiares. Penso que o corpo ainda não foi encontrado, situação que certamente ainda provoca um maior sofrimento.
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re: Tragedia em pedrogão

Mensagem por SANTOSSILVA »

Olá caros amigos:

É verdadeiramente traumatizante uma experiencia deste calibre,apesar de eu,toda a vida ligado à actividade marítima,já estar um pouco preparado pra situações destas, mas vividas à distancia.
Nem queria acreditar no que estava a ver,quando me apercebi que o barco estava a desaparecer.
E agora ainda vou estar à pega com as autoridades,pois não podia estar a mais de 6 milhas de terra e estava a 7.mas era impensável não dar a posição correcta do sinistro;enfim,é de aguentar....o pior foi do Dr. ter desaparecido,ele que tinha sido professor de natação.
Obrigado a todos pelas mensagens que me dirigiram.
Responder