Ai estou quem nem posso
Bem um dia memoravel em muitos aspectos, desde uma estreia em grande nos mares de sines (fechando assim o ciclo de saidas na costa alentejana
Desde já é de salutar o convivo que houve e o esforço para que todo corra da melhor forma possivel (atingido este ultimo),
foi bom rever alguns conhecidos e conhecer outros pescadores, foi igualmente bom saber que um dos meus pesqueiros favoritos continua a factorar mesmo que seja de terra (Brejao, ao rubro
Bem vamos ao que interessa:
Chegados ao Local do crime (porto) começa a azafama de descargar a tralha das pescas
No meu caso saiu me na rifa um barquinho 5* (Açor) com tudo arrumado dentro do barco seguimos destino em direçao ao pesqueiro.Ao longe as nuvens e uma neblina prometiam fazer das suas, coisa que para alem de uma neblina pasageira nao retirou o encanto a um belo dia verao.
Pesqueiro escolhido e toca de começar a ver o que por la se passa em baixo, sardinha fresquinha para baixo e esperar pelo toques, toques esses muito poucos mas os anzois iam aparecendo limpos sinal que havia azafama la por baixo.
Bem alguem pediu uma cavala para iscar
- eu queria é um parguinho,
Nao seja por causa disso sai um pargo para a mesa do canto, um parguete mais concretamente pois nao chegava ao kilo mas vinha todo irritado tal não foi a forma com que se manifestou na subida ate ao barco. Abertas as hostilidades as começou-se a esperar pelos irmaos mais velhos, tios, pais, avos do nosso amigo mas esses tardavam, e a ementa ia mudando de aspecto foi as iscadas de sardinha deixaram de ser tao apreciadas sendo trocadas pelas belas das cavalas sempre uteis .
Eis que o “mestre “ Carlos se lembrou bem vamos la por ordem nesta coisa de “chorar “ que afinal quem manda aqui sou, e vai dai ...num espaço de 10 minutos saiem 2 bicas ali pro canto.
So eu é que não apanho uma bica, nem um pargo
Bem com isto chega a hora de almoço dos nossos amigos e nos resolvemos -nos tornar solidarios por isso toca de puxar ca para fora uns panadinhos, uma chupeta e um presunto de atum acompanhados de 2 branquinhos frescos, ate o Carlos comeu ele que admitiu que nem habito seu almoçar.
Comidas e bebidos e já nem as bicas faltavam (café) começamos a ponderar mudar de pesqueiro enquanto isso eu saco mais um parguinho e ficou a decisao tomada iriamos ficar por ali poi já havia uns 5 pargos a bordo e 2 bicas e alguns carapaus.
Se a ementa de manha era a cavala de tarde foi o camarao dono e senhor e ainda assim fez mais capturas desta vez coube ao Paulo testar a sua habilidade com eles e ao qual não pude deixar de juntar-me mas desta vez calhou me um sargo bicudo mais uma estreia para mim.Enquanto isso o meu colega Francisco andava a lutar com uns carapaus e com uns polvos.
Eis que resolvo testar novamente os queixos de mais parguete fazendo a companhia aos anteriores e aos do Paulo. Ate ao fim da tarde mais nada de relevo saiu para alem de uns polvitos e de uns carapaus. Chegada a hora rumamos a terra com a sensaçao de um dia bem passado, ai chegados destriubui-se o peixe por todos e toca a despachar que o banho e a janta chama-nos .
Um dia a repetir-se
MAl eu tenha as fotos eu coloco