Desta vez a caminhada foi feita ao longo da praia (não deixa de ser longo o caminho) na companhia de outro pescador nosso conhecido, fomos trocando impressoes e pondo em dia a escrita e como estavam a correr a pescas. Sem dar por isso já estavamos no local marcado para por em pratica o aprendido anteriormente.
Voltamos ao mesmo esquema eu fui montando as canas, enquanto que o Frias tratou logo de uma ir ver como paravam as modas ali no pesqueiro.
La se montou as canas todas e comçou a espera, preparamos as coisas todas para fazer mais uma noite, enquanto que iamos dando um olho nas canas.
Um olhar mais atento e habituado do Frias detectou que andava la algo e so disse:
- Corre ta uma na cana da ponta
Cana a que eu prontamento corro, agarrando na cana estico a linha e começo a recolher, esquecendo me que por habito o Frias tem sempre os carretos abertos e la estive um bocado a patinar com o medo de perder o peixe não parei de recolher, mas a ondulaçao tinha mais força e puxava sempre a linha para o mar

Já eu pensava que ir ter uma noite daquelas em que elas não dao descanso, mas puro engano, elas andavam por la, mas ficar la é que não era com elas já os mestre se queixavam da sua falta de educaçao para com eles e a visita, mas definitivamente ela disseram a sair tinham de ser muito bem trabalhadinhas.

Enquanto o Frias se ia entretendo com elas ao mesmo tempo ia apontando baterias para alguma “tia” que podesse andar la mais fora. Mas nem essa cana acusava movimento pelo menos o desejado pois a unica coisa que la ia mesmo era uns safios pequenos mas com uma fome....

Entretanto eu descobri um ninho de sargos

- Bem querem ver que elas estao a chegar tarde e más horas!!??? diz o Frias

- Que cheguem, digo eu, desde que fiquem nos anzois!!!
Mas não foi só para ver estavamos atentos, entretanto a noite começa a pesar e a humidade que se fazia sentir levou a vestir um oleado, pese embora tivesse algum vento fraco, mas podia se dizer que a noite ate estava quente.
O Frias aproveita e vai reflectindo aos poucos, e como em Roma se romano eu tambem vou reflectindo aos poucos, nisto eis que um toque mais afoito chama atençao do Frias, levando a que ele se aproxima da cana e puxando mais um peixe.
- Epa como é que queres apanhar peixe a dormir !!! diz ele

- Epa eu vim para as bailas não foi para isso !!! digo eu

- Olha queres ver que não gostas de Robalos!!!! Tas Fino!!!!

- Gostar gosto mas ainda não tive liçoes para isso , digo eu a rir. Pensavas era outro (um que serviu de capa de revista a muito pouco tempo) igual. Causando uma risada .

Bem voltamos a por as canas em acçao mas a noite tava feita, saindo apenas mais uma tainha de kilo, não era o que procuravamos mas foi aquilo que o mar nos deu, esperemos por melhores davidas noutras noitas.
Pode ser que ate lá eu tenha liçoes para robalos.
È verdade com o nascer do dia saiu um pragado pequeno, do tamanho de uma mao, o qual foi devolvido apos uma vestoria ao seu estado, e para uma visualizaçao minha de um exemplar daqueles vivo, foi devolvido com a promessa de voltar mais tarde (com peso e tamanho)