Duvidas sobre fio de pesca surfcasting

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas sobre fio de pesca surfcasting"
na nova versão do site.

Miguel Pais
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Duvidas sobre fio de pesca surfcasting

Mensagem por Miguel Pais »

Boas pessoal,
Se alguem me puder ajudar, um primo de França deu me uma bobine de fio da Team Cormoura 0,35 16.300Kg 1000m, diz que é um fio muito bom. Eu uso um Flomax Power 0,35 18.100Kg, que gosto bastante. O meu dilema é que preciso de mudar os fios das bobines, mas não coheço o Cormoura. Por isso se alguem conhece pode me dizer se vale apena mudar ou compro antes o Flomax, que nunca tive problemas.
Alem de que ja me informei o Cormoura de 1000m custa cerca de 15€, e o Flomax de 300m custa 11.50€.
É que na carteira tambem é importante fazer contas, mas prefiro dar mais algum dinheiro para ter qualidade e claro confiança.
Se alguem me der outros conselhos tambem agradeço.
Atentamente Miguel Pais.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Duvidas sobre fio de pesca surfcasting

Mensagem por Ramiro »

Esses fios com um preço mais em conta e em bobines grandes muitas vezes desenrascam bem. Normalmente são fios com muita memória e quanto maior a espessura mais se nota. No entanto, e já que lhe foi oferecido, nada como experimentar num dos seus carretos. Se não gostar, então investe noutra linha.
Outra opção é como por vezes eu faço: se preciso de fazer enchimento de uma bobine mais funda, costumo bobinar com uns bons metros destas linhas mais baratas e só depois coloco a linha melhor a acabar o enchimento. Por exemplo, numa bobine que leve 300mts de 0,35mm, posso encher os primeiros 150mts de fio mais barato e o resto com o fio melhor (claro que os dois fios ficam unidos com nó de sangue). Assim, para dois carretos escuso de comprar duas bobines de fio bom.
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas, cá vai mais uma achega, esse Cormoura veio de França, é que essa marca é Portuguesa e é aqui do Porto.
Qt ao fio, eu já comprei há tempos uma bobine dessa marca, desse fio, para surfcasting, mas em 0,20, e nestas espessuras é que temos de ter algum cuidado a começar pelo receio de estar a fazer asneira. Se há outros fios melhores ou piores, há mas muito mais caros, no entanto se for para bobinar os carretos, acima de 0,30 já penso que não haverá muito a recear em termos de rotura, estamos já a falar de fios grossos, e tal como o Ramiro refere tb seria na memória do fio que eu deitava mais atenção. Uma linha madre com um fio com muita memória, se ganha folga com a pesca na água, o que nessas espessuras com a acção do mar e do vento é um abrir e fechar de olhos, começa a fazer tercinas e aí são outros trinta, se vem com um peixe :pay: :pay: vai ser um trinta e um.
Ah, outra sugestão, o semedão tb é muito bom :fixe: :fixe:
Para testar o fio em termos de memória, fazer umas tercinas e uns empachanços assim à mão, voltar a esticar, etc, e ver como fica.
Miguel Pais
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Mensagem por Miguel Pais »

Muito obrigado pelas ajudas e sugestoes,
Já fiz o teste de memoria ao fio Cormoura e sem duvida que apresenta alguma memoria, mas mesmo assim se puder vou esta semana a pesca, e vou exprimenta lo num dos carretos, e se não gostar muito ponho como enchimento.
Atentamente Miguel Pais.
Responder