Ei Carapau !

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ei Carapau !"
na nova versão do site.

Gato

Ei Carapau !

Mensagem por Gato »

Hoje lá fomos dar mais uma curva aqui pelas redondezas, Lagoa e Caxias para ver se enganavamos uns peixinhos. O primeiro pesqueiro foi muito fraco,só peixe sem qualidade, tirando uma safia ou outra que ia aparecendo até que isquei com cavalinha e engato o maior Carapau-Xixarro que alguma vez tinha pescado. Com quase kg e 45 cm vai ser o petisco de hoje ao jantar... Só ainda não o sei como o vou cozinhar :join: :join:
Entretanto levantou-se nortada e nós siga levantar ferro e bazar pra outro pesqueiro. "Ah e tal vamos ao polvo dizia o Mário, apanhamos a reponta da maré e ainda safamos o dia com uns polvos. Lá fomos a levar porradona da nortada durante o trajecto mas chegando lá as condições tavam bem melhores. Eu como não ligo muito á apanha do polvo pus-me á pesca pois ali é zona de grandes peixes...e um deles veio bater á "minha porta" :122: :122: :122: perdi o peixe, por culpa do material claro... :grrr:
O pessoal da embarcada conhece bem as perolas furadas na vertical para a madre e na horizontal para os tensos. Confesso que nunca me inspirou grande confiança o tenso ficar travado apenas por um nó, mesmo sendo o nó de 8, bla bla bla e ainda com uma micromisanga entre o nó e a perola que faz de destorcedor. Perdi o peixe por ai, o nó ou partiu ou enfiou-se pela perola e bye bye tarolo. Nunca vou saber o que era, provavelmente um sargalhao pelas troçadas pesadas que dava ou mesmo uma dourada qui ça.. Mas o que eu sei é que nunca mais vou usar aquele tipo de montagens e desaconselho a toda a gente que o faça. Para os peixes pequenos funciona ,mas se vai lá um que faz muita força lá se vai a montagem, peixe, vai tudo... :grrr: :grrr:
Depois disso mais uns toques e ainda ferrei um sargo legitimo mas o outro é que era.... :chora: :chora:

Para a próxima há mais...
Anexos
Ei carapau ;)
Ei carapau ;)
Os melhores
Os melhores
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Ei Carapau !

Mensagem por pedrolourenco79 »

Gato o problema é o nó que estás a usar nao o material ou a montagem...
Pescam-se peixes de 10 kg com estas montagens e elas nao partem. Comigo nunca perdi um peixe por aí nestes anos de embarcada. pode partir o estralho mas por aí nao.
A perola que usaste junto ao nó podia nao ser justa o suficiente.
O nó de oito simple nao chega para fazer de batente na minha opiniao.
Faço um nó triplo ou de bola, ou entao 3 nós de oito.

alem disso estavamos mal se cada vez que perdesse-mos um peixe trocassemos todo o nosso material. Se cada vez que me parte um anzol trocar de marca, ja nao tinha marcas para pescar. Se cada vez que um fio me parte trocasse de fio idem idem.
Imagina que vais pescar com destorcedores... se o nó se partir ao unir na uniao com o destorcedor passas a pescar directo???? :fixe:

Se o nó tivesse bem feito e com a perola certa podes crer que partia primeiro no estralho e nao nesse nó :fixe:
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

De acordo com o Alvarinho

Por experimentar montagens com linhas finas em dias de pouco peixe já perdi peixe por rebentar a madre nós nós ou pelos tensos (de 0,22) cortados.

Eu faço nas madres como travamento e nos tensos um nó cego triplo (nó de perola). Temos de ter cuidado com os diametros dos furos dos Xbeds (perolas de furos cruzados). Os Xbeds e perolas da Stonfo além de baços (sem brilho) tem furos de diametro mais baixo que outros que também uso. Já não confio tanto nos XBeds da Hiro para linhas abaixo do 0,28/0,30 ( não estou a dizer mal deles) a não ser que faça o nó de perola com 4 voltas (nó cego 4 vezes) para ficar um nó mais volumoso.

Além disso quando faço montagens seguro a madre com a mão e o anzol do tenso com um alicate pontas chatas e puxo para testar o nó empate e se o nó de perola não passa pelo orificio do Xbeds..

Quem me dera ir no proximo sabado perder peixe por o nó falhar, rebentar, pelo peixe ter afiado os dentes, etc. mas tenho de ir trabalhar (também vai estra vento...)

Um abraço
Zé Costa
Gato

Mensagem por Gato »

Boas pessoal,

Agradeço as vossas dicas, são mais experientes do que eu em embarcadas e nas suas montagens mas mesmo assim não me convenço ... quase que aposto que com um destorcedor não perdia aquele peixe....As perolas são justas porque eu vejo-me negro pra enfiar a linha. A micro missanga ainda mais justa é e concerteza que fiz o teste em todos os estralhos para me certificar que o nó não passava. Claro que uma coisa é dar um puxão com as mãos outra coisa é um peixe a forçar durante bastante tempo...talvez devesse ter dado mais embraiagem....talvez..nem que ficasse lá 2h para tirar o peixe...talvez talvez,agora é tudo muito relativo...mas pessoalmente sinto que ali é um ponto fraco nessas montagens para embarcada quando se engata um peixe grande...e para me sentir mais seguro nas próximas vezes vou trocar as montagens...são gostos e experiências e cada um pesca como se sente melhor...é que custa tanto engatar um bom peixe que quando se engata e se perde por algumas falhas, algumas de material é de :122: :122: :122: :122:
Pedro, dizes que se tiram peixes de 10 kg com estas montagens,não dúvido. Se calhar sou eu que não as faço como devem ser mas é um feeling que já tinha e agora ainda mais que por ali foge muita coisa...

Abraços
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

Gato, se não gostas dos Xbeds experimenta as perolas com Pin da Hiro. Eu uso-os em alternativa aos Xbeds. São perolas com um furo para a madre e para o Tenso tem um pino com argola em metal e já podes fazer outro nó em que confies mais. Na madre podes em vez dos nós de oito ou de perola fazer um nó de travamento com outra linha e para garantir que não corre um pingo de supercola. Outra alternativa aos nós, e que também uso, são as practicas mangas metalicas que apertas com um alicate de pontas chatas, podem ser menos discretas mas ainda não consigo dizer que apanham menos peixe...
Anexos
empate.jpg
empate.jpg (5.49 KiB) Visto 862 vezes
Gato

Mensagem por Gato »

zedomorto Escreveu:experimenta as perolas com Pin da Hiro. Eu uso-os em alternativa aos Xbeds. São perolas com um furo para a madre e para o Tenso tem um pino com argola em metal e já podes fazer outro nó em que confies mais
Mas é que é já a seguir Zé :fixe:
zedomorto Escreveu: Na madre podes em vez dos nós de oito ou de perola fazer um nó de travamento com outra linha e para garantir que não corre um pingo de supercola.
Isso já faço assim mesmo,tal e qual :fixe:
120
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Mensagem por 120 »

apanham-se peixes de 10 kg e tambem de 20 :lol: :lol: :lol: :lol:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Belo Carapauuuuuuuuu, fazes 2 nós de oito depois da micromissanga, se conseguires arranjar umas da Badbass , essas são 5*. No entanto não vou aos 10 kg , mas com 2 kg aguenta, ou polvo com 4kg como tu viste :fixe:
Responder