duvida de carreto
-
marcapasso
- Registado: domingo out 05, 2008 2:02 am
duvida de carreto
na sei se sera aqui,se calhar era nos totos
mas ca vai,como as canas ke tinha eram antigas pareciam de fibra vidro
resolvi gastar uns eros e comprei uma hiro black beauty 4.50mt com 100-250 e um carreto hiro magna 10005,nao sem antes comprar uma na decatlhon bem mais barata 100-200 ke partiu ao 3 lance com 160 grs na foz do arelho,armado em toto
,agora a minha duvida é a seguinte,o carreto vem equipado com 3 bobines,so numa tenho fio,as outras tao novas,1 ano e tal,na ke tenho fio esta assim,0.30 monofilo com xicote 0.50 fluor de +-8mts,na sei se esta bom assim,agradeço opinioes e nas outras na sei como fazer,os pesqueiros por aqui(oeiras,cascais)sao mistos de areia e rocha,tenho lido ke o fio kanto + fino mais longe poderemos lançar,tb vo voltar a pescar pa zona oeste,com fundos kase identicos penso eu de ke
como poderei montar as 2 otras bobines para diversas condiçoes e como saber depois escolher kal delas optar na pesca
otra coisa nas bobines diz 0.33=500mts fio
agradeço desde ja a vossa ajuda e o esclarecimento [-o<
-
PedrasSalgadas
Re: duvida de carreto
Boas
Tb tenho esse carreto, que requer alguns cuidados com limpeza e lubrificação.
Se o carreto for para surfcasting/fundo, tal como o uso, a minha opção foi inicialmente um 0,30 com chicote, nas outras bobines, tenho um 0,22 a 0,25 para pescar apenas em fundos de areia e na terceira um 0,40, para os fundos mistos ou para pescar em molhes.
Para o enchimento das bobines que te faltam, e como no Hiro Magna as bobines têm todas a mesma capacidade, sugiro que bobines primeiro o fio mais fino e posteriormente o fio 0,40. Deste modo, primeiro bobinas por ex. 250 m de 0,22/0,25 e de seguida enches a bobine com um fio de enchimento. Qd estiver cheia, retiras e bobinas todo esse fio para a outra bobine, de modo a ficares com o fio mais fino por cima e com a bobine bem cheia. Acrescentas um chicote a gosto
e está pronta para pescar. Para encher com 0,40, é sempre a haviar.
500 mts de 0,33 é de facto muita fruta, compra um fio baratucho para enchimento, e depois um melhor para o serviço.
Ab e boas pescarias
Manel
Tb tenho esse carreto, que requer alguns cuidados com limpeza e lubrificação.
Se o carreto for para surfcasting/fundo, tal como o uso, a minha opção foi inicialmente um 0,30 com chicote, nas outras bobines, tenho um 0,22 a 0,25 para pescar apenas em fundos de areia e na terceira um 0,40, para os fundos mistos ou para pescar em molhes.
Para o enchimento das bobines que te faltam, e como no Hiro Magna as bobines têm todas a mesma capacidade, sugiro que bobines primeiro o fio mais fino e posteriormente o fio 0,40. Deste modo, primeiro bobinas por ex. 250 m de 0,22/0,25 e de seguida enches a bobine com um fio de enchimento. Qd estiver cheia, retiras e bobinas todo esse fio para a outra bobine, de modo a ficares com o fio mais fino por cima e com a bobine bem cheia. Acrescentas um chicote a gosto
500 mts de 0,33 é de facto muita fruta, compra um fio baratucho para enchimento, e depois um melhor para o serviço.
Ab e boas pescarias
Manel
atenção ao nó, deve estar bem feito, bem testado para nao partir em caso de prisao. nao está mal assim só acho que está um pouco curto, três vezes o tamanho da cana acho que é o idealmarcapasso Escreveu:...tenho fio esta assim,0.30 monofilo com xicote 0.50 fluor de +-8mts...
para isso nada melhor que conhecer bem os pesqueiros. se o pesqueiro estiver limpo de algas e limos e o spot qu pretendemos alcançar está longe, optamos por linha madre mais fina, se for ao contrario ou nao se conhecer o local, linha mais forte. eu optaria por, e já que tem 0.30 numa das bobines, meter 200m de 0.22 numa e 0.40 noutra e assim estava preparado para varias situações.marcapasso Escreveu:como poderei montar as 2 otras bobines para diversas condiçoes e como saber depois escolher kal delas optar na pesca[-o<
use linhas usadas ou velhas para encher carreto e depois coloque a linha nova de boa qualidade
isto é a minha opiniao, venham mais
eheheh nao tinha visto a resposta do Pedrasalgadas, basicamente é a mesma opiniao

-
karva
Viva,ó mais uma dica ao que foi dito. Para pescares na zona oeste é aconselhavel teres uma bobine com fio 0,40 mm é que a maior parte das vezes o mar está um bocado pró bruto ou com correntes fortes e tens quase sempre fundos mistos.
Outra coisa o chicote talvez fosse mejhor ter uns 10 a 15 metros ( não é necessário ser de fluor carbono, sai caro). tens de fazer contas ao tamanho da cana, 4,5 metros mais o comprimento da montagem ( +/- 1,5 m) e o espaço da ponteira da cana até ao inicio da montagem, (+/- 1metro) tudo somado deve dar p'raí uns 8 metros . Ficas com o nó de ligação mesmo junto á asa de cesto do carreto, o que pode ser mau, deverás ter mais uns metros de fio do chicote enrolado na bobine para estares á vontade nos lançamentos, sem estares com medo que se possa partir.
Ab
Outra coisa o chicote talvez fosse mejhor ter uns 10 a 15 metros ( não é necessário ser de fluor carbono, sai caro). tens de fazer contas ao tamanho da cana, 4,5 metros mais o comprimento da montagem ( +/- 1,5 m) e o espaço da ponteira da cana até ao inicio da montagem, (+/- 1metro) tudo somado deve dar p'raí uns 8 metros . Ficas com o nó de ligação mesmo junto á asa de cesto do carreto, o que pode ser mau, deverás ter mais uns metros de fio do chicote enrolado na bobine para estares á vontade nos lançamentos, sem estares com medo que se possa partir.
Ab
Sim como o Paulo (Karva) disse, o chicote deve dar sempre umas voltas no carreto, para estarmos mais à vontade.
Quanto ao enchimento das bobines concordo com o que foi dito, chamo à atenção só para mais uma coisa. Com o chegar do Outono/Inverno normalmente não há necessidade de pescar tão longe aqui nas praias da zona (vão as Douradas, aparecem os Robalos), por isso bobines com 0,40 ou mesmo 0,45 podem passar ser as indicadas (com estas espessuras e se a linha for de qualidade já não precisas de chicote) mesmo na pesca na Praia.
Quanto ao enchimento das bobines concordo com o que foi dito, chamo à atenção só para mais uma coisa. Com o chegar do Outono/Inverno normalmente não há necessidade de pescar tão longe aqui nas praias da zona (vão as Douradas, aparecem os Robalos), por isso bobines com 0,40 ou mesmo 0,45 podem passar ser as indicadas (com estas espessuras e se a linha for de qualidade já não precisas de chicote) mesmo na pesca na Praia.
-
marcapasso
- Registado: domingo out 05, 2008 2:02 am
ok desde ja agradecido,realmente em relaçao ao nó ja tive problemas,uma destas ultimas vezes ke fui pescar entre cruz quebrada e caxias junto ao farol do alto da boa viagem uma vez prendeu e fico la tudo porque o fio partiu no nó de uniao de linhas
na sei se sera o nó adequado penso ke o nome é nó uni ke é assim +- vai em anexo ke so sei por assim
e ja agora tirei 3 sarguitos 1 bodiao ke devolvi tinham precisamente 15cms
mais uns mesitos e se calhar tao maioresitos
obrigado pelas dicas
- Anexos
-
- nó certo?
- Sem título.JPG (8.35 KiB) Visto 713 vezes
Esse nó serve perfeitamente (é o que utilizo).
Tens de dar mais umas voltas do que as três que estão no desenho, entre 5 a 10 conforme a espessura da linha, quanto mais fina mais voltas.
Tens de apertar com cuidado e de preferência humedecer a linha com saliva enquanto apertas.
Normalmente deixo mais voltas na parte da linha mais fina que na parte da linha mais grossa.
Convém que testes com uns toques, para ver se ficou bem feito.
Tens de dar mais umas voltas do que as três que estão no desenho, entre 5 a 10 conforme a espessura da linha, quanto mais fina mais voltas.
Tens de apertar com cuidado e de preferência humedecer a linha com saliva enquanto apertas.
Normalmente deixo mais voltas na parte da linha mais fina que na parte da linha mais grossa.
Convém que testes com uns toques, para ver se ficou bem feito.