Há uma questão que já há algum tempo me venho a interrogar, qual o critério utilixado para reservar as barragens.
Na minha zona existem centenas de pequenas barragens reservadas, (aguas particulares, pesca proibida, etc...).
penso eu, na minha triste ignorancia, que uma barragem para sepoder reservar tem que existir, ou seja tem que existir um projecto sobre elas, provavel mente o dono terá que pagar alguma tarifa anual, e os serviços veterinarios ou agricolas te^m que dar o seu aválo, certo?
O que se verifica aqui é o seguinte : faz- se uma reserva de caça e por acrescimo coloca-se as respectivas placas em volta das barragens que se encontram nesse terreno, trancam-se a cadeado estradas publicas e militares que constam nas cartas topograficas para que ninguem por lá passe, isto é um nojo.
Ou então é um proprietário que tem mau feitio e fica preocupado com a areia que vem agarrada aos pneus do carro e depois ve-se um caso de uma barragem que conheço, há alguns anos o proprietário colocou lá umas placas de aguas particulares e passado alguns anos tinha lá uma possilga de carpas a morrer com falta de oxigenio (eram aos milhares) e nessa altura já não quis saber e foram morrendo umas atrás das outras até que viessem as primeiras chuvas .
Se houver alguem que conheça esta legislação diga qualquer coisa mas essencialmente pensem e comentem esta situação, ( se é que não foi já comentada), pois penso que isto está espalhado a nivel nacional.
por agora é só que já estou aficar nervoso.
1 abraço a todos
barragens / charcas reservadas
Re: barragens / charcas reservadas
Caro Montargil
Da Lei em questão não sou bom conhecedor...mas que as "águas particulares" viraram moda de á uma dezena de anos a esta parte isso não tenho qq dúvida. Dúvidas tenho sobre o que isso aproveita e a quem!? Certa vez, pescava eu numa barragem de rega (que por ser hábito não sabia estar recentemente "placada") quando fui imterpelado pela guarda florestal (há sempre uma primeira vez..e foi essa !!! curiosamente nas margens do Maranhão, ali ao lado, nunca tive o prazer de ser abordado... em anos de pesca
)... diga-se que as ameaças de apreensão e multas foram no mínimo exageradas e que só perante a argumentação do meu colega dessa manhã (Advogado ehehe), instigando o guarda a cumprir as ameaças e a arcar com as consequências de tamanha prepotência, podemos retirar em busca de outro pesqueiro. Penso que aqui a Lei, mais uma vez, favorece uns poucos em favor da maioria, sem qq contrapartida social ou ambiental(talvez € para os cofres do estado?).
PORTUGAL NO SEU MELHOR
Ab
Da Lei em questão não sou bom conhecedor...mas que as "águas particulares" viraram moda de á uma dezena de anos a esta parte isso não tenho qq dúvida. Dúvidas tenho sobre o que isso aproveita e a quem!? Certa vez, pescava eu numa barragem de rega (que por ser hábito não sabia estar recentemente "placada") quando fui imterpelado pela guarda florestal (há sempre uma primeira vez..e foi essa !!! curiosamente nas margens do Maranhão, ali ao lado, nunca tive o prazer de ser abordado... em anos de pesca
PORTUGAL NO SEU MELHOR
Ab
PORTUGAL NO SEU MELHORflex Escreveu:Caro Montargil
Da Lei em questão não sou bom conhecedor...mas que as "águas particulares" viraram moda de á uma dezena de anos a esta parte isso não tenho qq dúvida. Dúvidas tenho sobre o que isso aproveita e a quem!? Certa vez, pescava eu numa barragem de rega (que por ser hábito não sabia estar recentemente "placada") quando fui imterpelado pela guarda florestal (há sempre uma primeira vez..e foi essa !!! curiosamente nas margens do Maranhão, ali ao lado, nunca tive o prazer de ser abordado... em anos de pesca)... diga-se que as ameaças de apreensão e multas foram no mínimo exageradas e que só perante a argumentação do meu colega dessa manhã (Advogado ehehe), instigando o guarda a cumprir as ameaças e a arcar com as consequências de tamanha prepotência, podemos retirar em busca de outro pesqueiro. Penso que aqui a Lei, mais uma vez, favorece uns poucos em favor da maioria, sem qq contrapartida social ou ambiental(talvez € para os cofres do estado?).
Da vergonha e das barganhices da nossa lei, falando da lei da pesca que é de mil novecentos e carqueja, não tenho duvida.
Sou agente da lei (GNR) mas esse guardas florestais que aparecem nessas propriedades não são mais do que calhaus com olhos que fazem tudo o que os seus patrões mandam e nem sabem o que dizem nem o que fazem, são até capazes de ser violentos com palavras e actos. (capitalismo imperialista que reina hoje na caça e que cada vez mais se apodera da pesca).
Mas no que toca a essas barragens a maior parte delas nem exixtem nas plantas desses terrenos e foram os nossos avos que com pas e picaretas as construiram a troco de meia duzia de tostões e as que não estão nessas condições foram subsidiadas com os nossos impostos e dos nossos páis e agora estes donos dos subcidios impedem-nos de pescar mas permitem que espanhois venham colocar as suas gaiolas para apanhar os lagostins que tambem capturam os achigãs como brinde.
Não digo mais nada porque isto irrita-me no meu ser mais profundo.
-
rui valerio
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
Lembro-me de se falar que a proibição tinha a ver com a origem das águas que alimentavam as charcas/barragens, aliás em Fronteira, numa rixa com um proprietário, foram chamados os Guardas Florestias e foi-nos dada a razão... mas já lá vão uns anos, com mais tempo posso tentar ver a legislação ...
Mandei uma pm, montargil... depois responde!!
Abraço!
Mandei uma pm, montargil... depois responde!!
Abraço!
Ab
por min na boaflex Escreveu:Fronteira, Montargil...Maranhão, Ribeira de Seda, Cabeção....eh pá vocês estam é a deixar-me com um formigueiro nas mãos... saudades que tenho do Alto Alentejo ... vamos lá a ver é se um destes FDS se combina um "convívio" aí para essas bandas
![]()
![]()
Ab
-
rui valerio
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
Barragem do Caia.... Guadiana...... O campino.. Perto de fronteira havia a barragem do leão, para os lados de Nisa Havia uma com um parque de campismo...rica nuns hibridos de barbo/carpa ou uma coisa assim (barragem do poio se não estou em erro)..e charcas com fartura, carregadas de carpas e outras com achigãs.... claro que podemos marcar um fds, arranja-se uma dormida "patrocinada" em Portalegre, para uma brigada que se queira deslocar lá, claro que acampar tb tem a sua piadaflex Escreveu:Fronteira, Montargil...Maranhão, Ribeira de Seda, Cabeção....eh pá vocês estam é a deixar-me com um formigueiro nas mãos... saudades que tenho do Alto Alentejo ... vamos lá a ver é se um destes FDS se combina um "convívio" aí para essas bandas
![]()
![]()
Ab
Arranjem data, marquem no fórum certo... já sabem se puder contem comigo.