Primeiras saidas de barco para o mar

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Primeiras saidas de barco para o mar"
na nova versão do site.

rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Primeiras saidas de barco para o mar

Mensagem por rui valerio »

Antes de mais boa tarde a todos os pescadores de site.

Sou Pescador há vários anos, em águas interiores, tendo inclusivé participado em vários campeonatos.
Depois de várias insistências, o meu amigo Zé lá me convenceu a embarcar e rumar ao mar.
Dia marcado, 4:30 da manhã ( depois das invariaveis insónias que sofro antes duma pescaria) a pé, carregar a mala termica com as sandes "levezinhas" e as coca-cola receitadas para os possiveis enjoos (primeira ida ao mar).
5:30 da manhã, nas bombas de gasolina encontro-me com o meu amigo Zé, bebemos o café da praxe, tomo o meu comprimidinho anti-enjoo e arrancamos em direção ao cais.
6:oo ( hora estipulada para embarcar) Encontramo-nos ao pé dos nossos parceiros de pescaria, embarcamos no "Sol Nascente" e rumamos para o mar.
Tantas duvidas.... tantos receios..... mas de peito feito ao vento lá segui, cada vez mais confiante, pois o Luis ( proprietário do barco) transmitia-me um á vontade próprio de quem sabe o que faz ... Lá fui metendo conversa para matar o tempo e o receio ehehehe.

Chegamos ao local, procedeu-se á sondagem ( comigo colado ao monitor a perguntar como uma criança na idade dos porquês e o Luis com a sua calma a explicar o que se passava), até que "largamos ferro".

O Zé lá montou o meu material (cedido gentilmente por ele) e pimba chumbada ao fundo, pelas informações que consegui recolher, estavamos na zona dos morraçais, a pescar a uma profundidade que rondava os 70 m.

Enganado pela vaga, penso que senti uma picada e ferro... recolho com a cana vergada, eufórico, a pensar: " que sorte logo um dos grandes"... mas caladinho, sem fazer grande alarido... puxo...puxo raios, aquilo nunca mais cá chegava acima, quando aparece o destrocedor, espero ver um grande peixe e, para grande desilusão vejo chumbo e os anzois com a isca intacta! ( pescador de água doce.... material mais fino = primeiro engano )

Ao meu lado sai uma faneca, peixe da sogra dizem os meus colegas, e eu a pensar "já ficava contente com um desses".

O Zé lá me dá umas dicas, acompanha a vaga, apalpa a pedra ... bah tudo escusado!!

de repente duas picadelas... ferro, primeiro peixe, um belo sargo, mas que belo sargo ( sinceramente, sabia lá o que era um sargo, mas foi o que me disseram)

A pescaria continuou, mais um sargos e umas fanecas.

Um peixe diferente, pergunto ao Luis: "este come-se?" raios rapaz, pescaste um Goraz, claro que se come....

mais uns sargos, umas choupas e até me esqueci de enjoar...

Regressamos a terra com o cair da tarde, costas doridas, braços cansados, estomago em forma e com a certeza que voltaria.. com um lanche reforçado e sem receio de enjoar..

E voltei, este sábado.... Galega com eles, e digo-vos deesta vez vieram uns kilos valentes de besugos, 7 sargos 2 pargos e as inevitaveis fanecas ( que me começam a lembrar as percas na barragem da Aguieira)

Ah.. o mar mais revolto, dei comigo com uma impressão no estômago, pensei :"lá vou eu enjoar", mas falso alarme, era só a fome que me estava a consumir

Mar revolto, mais receio no regresso mas o Luis, com a sua calma, lá conseguiu fazer com que a confiança se apoderasse de novo de mim.

Grande abraço ao Zé ( instigador para estas aventuras) aos Luis ( Um obrigado especial pelas aulas de pesca na segunda saida, onde se absteve de pescar para dar umas dicas aqui ao roockie, ao Pires... rapaz um dia destes vou pescar mais que tu e, a todos os excelentes companheiros de pesca que conheci nestes dois dias de intensa aventura.

Proximo passo, comprar material e acima de tudo, convencer a mulhar a amanhar o peixe, isto de pescar, transportar e amanhar... raios tem muito que se lhe diga!

Obrigado a todos espero continuar a sair, para esse mar meu grande desconhecido!!

edit - rectificação do texto inicial
Última edição por rui valerio em segunda mar 10, 2008 8:41 pm, editado 1 vez no total.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Primeiras saidas de barco para o mar

Mensagem por aranha »

bem vindo Rui Valério, espero que goste deste forum, obrigado pelo belo texto, até senti brisa do mar =D> =D> =D>
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Sim senhor, grande relato, e ainda bem que tiveste alguem a ajudar, o ZÉ (Ganda ZÉ)... 8)
E já agora qual foi a zona :?:
E ja agora mais pormenores :?:
E já agora as Fotos... :?:
karva

Mensagem por karva »

Viva bem vindo ao Sitio. Sim senhor bonito relato, parabéns pelas pescarias.

karva
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem-vindo espero que goste aqui do Site a parabéns pelas pescarias e pelo excelente texto.
rjsilverio
Registado: terça out 03, 2006 5:22 pm

Mensagem por rjsilverio »

Parabens =D> =D> =D> =D> belo relato e pescaria =D> =D> =D> isso agora quer é continuação tanto na pesca embarcada como aqui no site :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e para acompanhar o relato umas fotos :) :) :)
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Valério

Bem vindo ao Sítio, logo com um belo relato duma melhor pescaria. =D> =D> =D> =D>
Volte sempre, e relate. :mrgreen:

Ab
Manel
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Bem vindo á maior familia de pescadores de portugal e arredores.. Pelo que já deu para perceber, á mais um elemento pra já valiosa equipa de pesca embarcada da brigada do norte hihihi...
Comandante Jo, se foi prá Galega e prós morraceiros a saida foi com certeza aqui pela zona do porto ou povoa :wink: :wink: :wink:
Responder